Escuta Ativa, uma das estratégias de marketing empregadas em fast food

25/05/2022

Empreende Brazil 2022

Escuta Ativa, uma das estratégias de marketing empregadas em fast food

Uma das estratégias de marketing do McDonald’s, a maior cadeia de fast food do mundo, é a “escuta ativa”, utilizando ciência de dados e canais de comunicação com os clientes para mapear as suas expectativas com a marca e os produtos McDonald’s. “Ela é fundamental para criar soluções que atendam os desejos do consumidor e para encontrar a maneira ideal de nos comunicarmos com nosso público”, destaca o VP do McDonald’s, João Branco.

Um dos 10 melhores profissionais de Marketing do Brasil, segundo a Forbes, e considerado um dos executivos mais influentes do Brasil, ele destaca que a escuta ativa faz a rede criar conversas que sejam verdadeiras e estejam alinhadas com o perfil de seus clientes. “A campanha do McDelivery, por exemplo, lançada na pandemia, convidava nossos clientes a postarem nas mídias sociais seus melhores looks para receber o delivery da rede. Foi uma maneira divertida e atual de nos comunicarmos, mediante as mudanças de rotina do nosso cliente”, salienta João Branco, que mantém colunas em diversos portais, como o da Forbes, UOL e MIT Tech Review, onde seus textos são lidos por mais de 2 milhões de pessoas por mês.

Olhar primeiro “a pessoa”, depois o consumidor, foi um dos resultados da escuta ativa. Ouvir o cliente e, a partir desta escuta, desenvolver o passo a passo do planejamento. A resposta do brasileiro foi levada tão a sério que a marca humanizou ainda mais a sua comunicação e o próprio nome “Méqui” surgiu a partir de uma campanha de marketing que escutava ativamente o consumidor. “Investimos muito em pesquisa, ouvimos muito o cliente e analisamos as principais tendências para criar conversas que sejam genuínas e campanhas que apresentem com bom humor e de maneira lúdica as nossas mensagens”, ressalta Branco. “O Méqui é uma marca muito próxima de seus consumidores e a escuta ativa tem orientado as nossas decisões de campanhas, ações e o tom das conversas que vamos ter com nosso público interno e externo”, continua. “Entender as dores, preocupações e anseios do nosso público é algo primordial para orientar não só as estratégias de produto e comunicação, mas também a atuação da marca na sociedade”, finaliza.

Profissional de Marketing do Ano em 202, eleito pelo canal especializado Propmark, o VP do McDonald’s, João Branco, estará em Santa Catarina no Empreende Brazil Conference, no dia 28 de maio no Hard Rock Live Florianópolis. As inscrições e ingressos para o evento estão disponíveis no site oficial: https://empreendebrazil.com.br.

EMPREENDE BRAZIL CONFERENCE

Data: sábado, 28 de maio, a partir das 7h45
Onde: arena Hard Rock Live Florianópolis – Grande Florianópolis, São José
Inscrições: https://empreendebrazil.com.br/
Palestrantes: https://empreendebrazil.com.br/#palestrantes
Programação: https://empreendebrazil.com.br/programacao/

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