Sabe o que os assuntos mais comentados da internet têm em comum? Sempre que algo viraliza nas redes sociais, existe uma grande chance de ele ter surgido na televisão.
Isso porque o conteúdo da televisão não é um fim em si mesmo. Do telejornalismo, passando pelos esportes, até os reality shows, a TV também gera conteúdo para conversas em casa, na rua e, é claro, nas redes sociais.
Além disso, estamos falando da mídia mais popular no Brasil. Em 2021, de acordo com a Kantar IBOPE Media, quase 206 milhões de pessoas assistiram à TV linear no País.
Mas essa não é só uma vitrine para o conteúdo viral dentro dos programas. A audiência da televisão impulsiona o engajamento com as marcas anunciantes, trazendo excelentes resultados para a comunicação do negócio. Então, inspire-se com os dados a seguir!
3 exemplos de conteúdo viral da televisão
Há exemplos de sobra do impacto da televisão na internet. Até porque, quando há tanta gente assistindo aos mesmos conteúdos, tudo vira um evento. Por isso, vamos fazer aqui um recorte específico: conheça três vezes que a TV gerou conteúdo viral só no primeiro semestre de 2022.
1) Stranger Things com Running Up That Hill
Stranger Things é a série de língua inglesa mais assistida da Netflix. A quarta temporada, que estreou no dia 27 de maio, chegou ao topo dos programas mais assistidos na plataforma em 83 países.
Com tamanha audiência, é natural que a trama fosse amplamente discutida na internet. A surpresa foi tornar “Running Up That Hill”, música de Kate Bush que fez sucesso em 1985, em um hit maior ainda 37 anos depois do lançamento.
A canção apareceu no quarto episódio da temporada 4 de Stranger Things e virou a música mais tocada no mundo no Spotify. “Running Up That Hill” ainda alcançou o oitavo lugar nas paradas americanas, superando a 30ª posição a que chegou nos anos 1980.
Leia também: TV em dados: consumo de vídeo alcança 98% dos brasileiros
2) Tudo sobre Big Brother Brasil
É impossível falar de como a TV se conecta com a internet sem mencionar o Big Brother Brasil. Afinal, a edição do BBB 22 foi o programa de televisão mais assistido no Brasil no primeiro semestre, sendo acompanhado por mais de 155 milhões de pessoas.
O reality show foi tema constante nos assuntos mais comentados on-line durante toda a sua duração. O próprio Big Day, dia em que os participantes foram anunciados, já viralizou nas redes. Então, só na estreia do BBB 22 foram mais de 2 milhões de menções ao programa no Twitter e 1,8 milhão de buscas no Google, segundo a Buzzmonitor. Ao longo da temporada, a atração ainda gerou mais de 123,4 milhões de tuítes, revela o Buzzmonitor.
Considerando Twitter, Facebook e Instagram juntos, foram mais de 201 milhões de interações em conteúdos relacionados ao Big Brother Brasil em 2022. O dado é da Comscore.
Vale lembrar que o BBB foi o programa de televisão mais comentado em todo o mundo em 2021. Com isso, superou atrações populares de plataformas de vídeo como Netflix e Disney+. Inclusive, a TV aberta continua à frente dos serviços de streaming. A audiência de março de 2022 na NSC TV, por exemplo, foi 55% maior que a das plataformas somadas, segundo a análise da Kantar IBOPE Media na Grande Florianópolis.
Leia também: NSC TV amplia alcance com sinal ao vivo no Globoplay
3) Pantanal, Cavalo Preto e os memes
Se “Running Up That Hill” viralizou na internet 37 anos depois do seu lançamento por causa do conteúdo da televisão, a música “Cavalo Preto” explodiu 75 anos após ser lançada.
A gravação original foi feita pela dupla Palmeira e Luizinho e, na voz de Sérgio Reis, a canção fez parte da trilha de Pantanal no início dos anos 1990. Agora, no remake da novela, apareceu novamente e virou febre na era digital.
Depois da estreia da nova edição da trama, em fins de março, o número de ouvidas de “Cavalo Preto” cresceu 931% no Spotify e o de pesquisas no YouTube aumentou mais de 3.000% nos dois meses seguintes. Assim como no caso de Stranger Things, o conteúdo da televisão na Globo tem servido para a descoberta de velhos sucessos pelas novas gerações.
Mas esse não foi o único conteúdo viral da novela. Outros exemplos incluem a expressão “Tô com réiva”, usada pela protagonista Juma (Alanis Guillen), que já foi mencionada por quase 1 milhão de usuários no Twitter. Enquanto isso, no TikTok, a cena em que Maria Bruaca (Isabel Teixeira) refere-se à “fivela de respeito” de Alcides (Juliano Cazarré) teve 150 mil vídeos de reprodução.
Leia também: Intervalo comercial: como aumentar as vendas pela TV?
Televisão é conteúdo viral com impacto real
Tudo isso tem um resultado prático para as marcas que anunciam na televisão, como demonstram os cases de sucesso com a NSC TV. Seja no intervalo comercial, seja em ações de conteúdo patrocinado, a visibilidade do meio traz engajamento e retornos reais para os negócios.
Entre cases de sucesso em Santa Catarina, podemos destacar o da AHOY! Serviços Expressos. A empresa de tecnologia teve um crescimento de quase 800% em solicitações na plataforma no dia em que apareceu no programa Tech SC.
A Plagesso, por sua vez, teve um aumento de 30% na procura em sua região após anunciar na NSC TV. A Container Florianópolis conseguiu manter a empresa em um momento de crise graças à presença na televisão. A Trace Tec registrou uma alta de 15% nas vendas. Para completar, a Harmonize Home Decor percebeu que era só o comercial entrar no ar para a marca ganhar seguidores nas redes sociais.
Descubra mais dados e oportunidades de anunciar na televisão com o estudo TV Insights. Em 2022, ainda teremos estreias de novos programas, a cobertura das eleições e a Copa do Mundo, que vão atrair ainda mais atenção para o conteúdo televisivo e prometem viralizar na internet. Aproveite!