O Dia dos Pais de 2022 será comemorado em 14 de agosto e, neste ano, 76% dos brasileiros pretendem festejar a data. O dado é de uma pesquisa da Behup para o setor de Inteligência de Mercado da Globo, que também mostra um grande crescimento na intenção de presentear.
Em 2021, 58% do público no País tinha intenção de dar presentes no Dia dos Pais. Agora em 2022 esse número saltou para 88%, uma alta de 30 pontos percentuais.
A data, inclusive, vem ganhando importância ano a ano no calendário do varejo no Brasil. Pelo menos é o que aponta o Google Trends: a última celebração registrou o maior pico de buscas no Google dos últimos dez anos.
Considerando ainda a relevância do Dia dos Pais para as vendas no comércio, veja mais dados que revelam a expectativa do consumidor brasileiro para a ocasião. Leia até o final e descubra como aproveitar para vender mais neste período.
Brasileiro deve manter ou aumentar os gastos no Dia dos Pais 2022
O último Dia dos Pais registrou crescimento nas vendas tanto no varejo físico quanto digital.
De acordo com a Serasa Experian, o comércio físico teve alta de 6,2% nas vendas em 2021 frente ao ano anterior. No entanto, esse aumento veio após uma queda de 10,6% em 2020.
Já no varejo on-line, como aponta a Neotrust, os números têm representado um crescimento contínuo das vendas. De 2019 para 2020 o aumento foi de 95,4% no e-commerce, e de 2020 para 2021 cresceu mais 16%, chegando à marca de R$ 6,2 bilhões.
Isso nos leva à expectativa para o movimento no comércio em 2022. Além do maior número de interessados em comprar presentes para a data neste ano, a maioria dos brasileiros deve manter ou até mesmo aumentar o valor gasto nas compras.
Segundo a Behup:
- 57% dos consumidores vão manter o valor.
- 27% vão aumentar.
- 16%, apenas, devem diminuir.
Em valores concretos, estamos falando de um ticket médio de R$ 449, como foi nas vendas do e-commerce no último Dia dos Pais.
Um fato digno de nota nesse aspecto é que os homens gastam mais com presentes de Dia dos Pais: o ticket médio deles atingiu o valor de R$ 532 em 2021. Entretanto, as mulheres são o maior público da ocasião, sendo responsáveis por 51% do faturamento da data no último ano.
Essa diferença entre os gêneros aparece também no perfil dos consumidores que consideram o Dia dos Pais como uma das três datas de maior gasto no ano, conforme indica a Kantar IBOPE Media.
O público mais ligado no Dia dos Pais:
- É 57% feminino e 43% masculino.
- Está principalmente nas classes A/B (47%) e C (42%).
- Tem idade entre 25 e 44 anos (49%).
Ainda vale destacar que 28% dos interessados, ao escolher o presente, vão considerar os produtos que aparecem em comerciais de TV e 20% darão atenção à publicidade de sites e redes sociais.
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Presentes mais procurados para o Dia dos Pais
A pesquisa divulgada pelo setor de Inteligência de Mercado da Globo mostra que duas categorias subiram mais que as outras na intenção de compra deste ano. Refeições especiais e produtos de cuidados pessoais cresceram quatro pontos percentuais na procura em relação a 2021.
O interesse por voltar a se reunir no Dia dos Pais, celebrando o evento com um almoço ou jantar especial, representa o cenário no Brasil após a vacinação contra a Covid-19. Os brasileiros se sentem seguros novamente para comemorar esses momentos juntos.
Já a busca por produtos de cuidados pessoais está em linha com a transformação no mercado de beleza, que passou a abranger melhor a vaidade e a preocupação com a saúde masculina.
Intenção de compra para o Dia dos Pais 2022:
- Roupas: 38%
- Perfumes: 23%
- Calçados: 19%
- Almoço/jantar: 15%
- Acessórios: 14%
- Produtos de cuidados pessoais: 13%
- Eletrônicos: 9%
- Bebidas: 9%
Mas não serão apenas os respectivos pais que ganharão presentes. Parceiros, sogros e avôs são outros grupos que fazem parte da comemoração. Então, é importante para o comércio diversificar o mix de produtos nessa data para alcançar os diferentes perfis relacionados a ela.
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Ainda dá tempo de anunciar e vender mais
Outra informação interessante sobre o Dia dos Pais em 2022 é que 34% do público deixará para comprar o presente há cerca de 15 dias do evento. Um grupo ainda maior, de 36%, comprará na própria semana da data.
Isso quer dizer que ainda há tempo de anunciar as promoções do seu comércio e atrair o público para aumentar as vendas. Inclusive, baixando a pesquisa completa, você percebe que os veículos da NSC em Santa Catarina têm grande afinidade com o consumidor interessado no Dia dos Pais.
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