O Dia das Crianças é motivo de alegria em casa para a maioria das famílias brasileiras. Mas ele é celebrado não só pelos pequenos que receberão presentes na data. Com uma movimentação estimada em mais de R$ 10 bilhões, segundo a CNDL e o SPC Brasil, o 12 de outubro vira uma festa também no varejo do Brasil.
Em 2022, os brasileiros estão ainda mais animados com relação ao Dia das Crianças. Se no ano passado 57% comemoraram a ocasião e 70% presentearam, agora 76% pretendem comemorar e 81% devem comprar presentes.
Isso é o que revela a pesquisa “Dia das Crianças”, da Behup para o setor de Inteligência de Mercado da Globo. Veja a seguir mais números sobre a data em 2022 e como preparar seu negócio para ser um sucesso nas vendas.
Quem ganha presente no 12 de outubro?
A Behup informa que cada consumidor deve presentear duas crianças, em média, no próximo 12 de outubro. No entanto, os mais novos não serão os únicos presenteados na ocasião. Como demonstram os dados, 17% do público acima de 18 anos ganhou presente nos últimos anos ou até se autopresenteou.
A diferença, é claro, está no tipo de presente. Os brinquedos dão lugar a smartphones e itens de perfumaria. Por exemplo, entre os indivíduos acima de 18 anos que ganharam algo de Dia das Crianças nos últimos anos, 26% apontam terem recebido celular e 19% perfumes ou cosméticos.
Outros presentes são atemporais, como roupas, calçados e doces e chocolates. Mas não podemos nos esquecer de que o tempo junto é o item mais valioso que se pode oferecer na data. Nesse sentido, os planos das famílias brasileiras para o 12 de outubro incluem:
- Ir a um parque de diversões: 32%
- Fazer uma refeição especial em casa: 23%
- Levar as crianças a uma loja de brinquedos: 21%
- Fazer um piquenique: 20%
- Ir a um restaurante: 18%
Em seguida, aparecem programas como assistir a algum conteúdo em streaming ou na televisão.
Considerando que a prioridade dos brasileiros é por atividades fora de casa, pode ser uma boa ideia oferecer atrações especiais no PDV que façam a festa entre os pequenos e grandes. Ou, ainda, associar a marca a algum evento infantil nesse período. Ao propiciar um momento de diversão para a família, seu negócio pode impulsionar as vendas no Dia das Crianças.
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A jornada de compra no Dia das Crianças
Para quem ainda precisa preparar sua estratégia para vender mais na data, a boa notícia é que boa parte do público deixará para comprar presentes mais perto do dia 12 de outubro.
Como destaca a Behup, 39% dos consumidores irão às compras na semana da data, enquanto 7% o farão no próprio Dia das Crianças. É quase metade do público.
As lojas físicas ainda são as preferidas dos brasileiros para isso, mas os canais on-line aparecem logo atrás.
Onde o brasileiro pretende comprar presentes do Dia das Crianças:
- Lojas físicas especializadas: 33%
- Marketplaces: 32%
- Loja física de comércio local: 31%
- Site das lojas: 30%
- Lojas de departamentos: 29%
- Sites estrangeiros: 26%
- Aplicativo da loja: 24%
- Redes sociais: 12%
Além disso, é cada vez mais comum o hábito de escolher o presente em um canal e finalizar a compra em outro, refletindo um comportamento omnichannel. Por exemplo, 64% dos consumidores gostam da opção de comprar pela internet e retirar na loja, enquanto 76% apreciam a possibilidade de comprar na loja e receber em casa se o produto estiver indisponível no PDV físico.
Ainda que os brasileiros deixem para decidir de última hora, 90% dos interessados em comprar presentes no Dia das Crianças farão uma busca prévia. Preço desponta como um dos fatores mais importantes na decisão em 50% das respostas, com uma intenção de gasto médio de R$ 165, embora atributos como variedade de itens (36%), formas de pagamento (32%), prazo de entrega (30%) e confiança na loja (26%) pesem bastante na escolha e possam aumentar o valor do ticket de venda.
Aqui, a dica é focar nessas características ao fazer sua estratégia de comunicação. Assim sua loja alcança os interesses do consumidor.
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Televisão ajuda na escolha dos presentes do Dia das Crianças
Para se conectar com o público até o 12 de outubro e destacar os diferenciais do seu negócio, a pesquisa ressalta a importância da televisão na sua publicidade.
Os dados mostram que:
- 72% dos consumidores gostam de relaxar vendo TV.
- 66% pensam que marcas mais conhecidas são melhores.
- 36% dizem que a publicidade influencia as decisões de compra.
- 35% buscam os produtos anunciados na TV enquanto assistem.
Mais ainda, 59% afirmam que as crianças costumam escolher o presente de acordo com o que elas veem na televisão.
Então, na hora de escolher a emissora para anunciar em Santa Catarina, a NSC TV é o lugar certo. Os números divulgados indicam que 78% do público interessado em comprar presentes do Dia das Crianças consome conteúdos da Globo e suas afiliadas, como a NSC TV.
Baixe agora a pesquisa de Dia das Crianças e conheça melhor o perfil desse consumidor, o que ele pretende comprar e como prefere pagar. Aproveite também para já simular sua campanha de divulgação com a NSC para aumentar suas vendas.