O Carnaval é uma celebração popular que surgiu durante a Idade Média, na Europa, a partir de elementos ainda mais antigos. No Brasil, as primeiras brincadeiras carnavalescas foram trazidas pelos portugueses e a prática se estabeleceu entre os anos de 1700 e 1800. Então, a festa cresceu, tomou caminhos próprios e hoje é a maior do calendário brasileiro, contribuindo para formar a cultura e a identidade nacional.
Mas o Carnaval é muito mais que uma festa. É uma excelente oportunidade para aumentar as vendas e impulsionar seu negócio.
Só nas atividades relacionadas ao turismo no Carnaval, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta uma movimentação de R$ 8,18 bilhões em 2023. O valor já se aproxima do último evento pré-pandemia, quando atingiu a marca de R$ 8,47 bilhões.
Além disso, empresas dos mais diversos segmentos podem se beneficiar do período. Veja as dicas a seguir para saber como isso é possível.
Expectativa para o movimento das vendas no Carnaval
A tradicional terça-feira de Carnaval em 2023 acontece no dia 21 de fevereiro. Entretanto, os preparativos já estão a todo vapor, inclusive nos negócios.
O setor de alimentação deve ser o maior beneficiado com o Carnaval, com uma receita estimada em R$ 3,63 bilhões neste ano, segundo os dados da CNC. Isso coincide com os dados da Opinion Box no relatório Carnaval 2023. Nele, bebida (66%) e comida (61%) aparecem como os gastos mais comuns previstos pelos brasileiros que pretendem curtir a festa.
Transporte de passageiros, hospedagens, lazer e cultura também são áreas diretamente impactadas.
No entanto, o comércio também está otimista. Entidades locais do varejo apostam no aumento das vendas e os empresários mostram confiança em bons resultados.
Nesse sentido, a Opinion Box ainda destaca os itens que o consumidor deve comprar no período, além de alimentos e bebidas para a celebração em casa. Por exemplo, roupas novas, acessórios, fantasias e produtos de maquiagem estão na lista de desejos do público.
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Como aumentar as vendas no varejo?
Naturalmente, alguns segmentos são mais beneficiados pelo movimento do Carnaval que outros. Esse aspecto cíclico do comércio está presente também em outras datas comerciais no Brasil.
Mas isso não quer dizer que, de um modo ou de outro, cada negócio possa aproveitar o embalo para atrair o público, mesmo que não esteja diretamente relacionado às festividades.
Como destaca a Opinion Box, 46% dos entrevistados pretendem aproveitar o feriado para descansar. Além disso, em 2023, até os foliões devem encurtar as viagens de Carnaval por causa do orçamento mais apertado, passando mais tempo em casa. Assim, surgem novas necessidades de consumo para esse perfil de indivíduos.
Então, o caminho para aumentar as vendas no Carnaval é criar o contexto certo para seu público-alvo. Como o seu produto ou serviço pode ajudar o consumidor a aproveitar melhor este momento? Que ofertas podem ser interessantes para ele? Quais combinações de itens facilitam a vida do folião ou de quem vai descansar?
Planejamento e criatividade podem fazer toda a diferença no seu faturamento. E isso não se limita ao período até a terça-feira dia 21. A volta do Carnaval impulsiona as compras de quem acredita que o ano só começa a partir da Quarta-Feira de Cinzas, quem precisa se recuperar da festa, quem deseja cuidar melhor de si, entre outros perfis de público.
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Marcas investem em ações no Carnaval
O período de Carnaval ainda pode ser aproveitado para o fortalecimento da marca.
De um lado, temos milhões de pessoas nas ruas, expostas a ações de marketing, merchandising, mídia externa e outros aproveitamentos publicitários. Enquanto isso, em casa, o consumidor passa mais tempo consumindo conteúdo na frente da televisão, na rádio e na internet. Inclusive, um terço do público assistiu a programas de TV relacionados à cobertura do Carnaval em 2022, segundo a Kantar IBOPE Media.
Portanto, é importante ter uma estratégia de marketing para posicionar a marca dentro do Carnaval. Em Santa Catarina, a NSC traz uma excelente oportunidade nesse sentido: o projeto Sacode.
Agora em 2023, a NSC celebra a volta do Carnaval de Florianópolis com uma cobertura multimídia e ações de live marketing que levarão as marcas para a rua, junto a milhares de pessoas em uma das festas mais movimentadas do Brasil. Com esse mesmo projeto, a empresa líder em comunicação no Estado une as duas formas de impactar o público neste período, com o contato direto e por meio do conteúdo.
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