A relação entre consumidores e marcas, além de seu aspecto comercial, é baseada na confiança. Não à toa, o público tem pesquisado cada vez mais durante a jornada de compra para ter maior segurança na hora de comprar.
Então, para conquistar essa confiança, é preciso ter uma comunicação confiável. Mas um aspecto por vezes ignorado na estratégia de marketing é que a mídia de veiculação da mensagem é tão importante quanto a mensagem em si.
Pensando nisso, destacamos a seguir alguns dados que mostram o grau de confiança na mídia dos brasileiros, em diferentes meios, e o que isso significa para as marcas. Acompanhe!
Pesquisa mostra a confiança na mídia pelos brasileiros
De acordo com o relatório Digital 2023: Brazil, de We Are Social e Meltwater, o Brasil tem 181,8 milhões de usuários de internet e 152,4 milhões de pessoas conectadas nas redes sociais. Nesse contexto, os brasileiros passam entre 11 horas e 17 horas por semana em plataformas como Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, entre outras.
Não surpreende, portanto, que o consumidor brasileiro utilize as redes sociais em grande medida para se manter informado. Mas aí surge uma notável diferença entre a intensidade de consumo de informações e a confiança na mídia em que elas estão.
Uma pesquisa recente da Opinion Box ilustra bem essa questão. Embora as redes sociais sejam uma fonte mais frequente de informação, as mídias tradicionais como os portais de notícias on-line e a televisão foram consideradas mais confiáveis pelos internautas no País.
Meios mais utilizados para se informar, em resposta múltipla:
- Redes sociais: 78%
- Televisão: 65%
- Portais de notícias on-line: 53%
No entanto, vale destacar que a pesquisa diz respeito apenas à população digital no Brasil, que corresponde a cerca de 80% dos brasileiros. Isso explica o fato de as redes sociais aparecerem à frente da televisão, a mídia mais consumida no País.
Já em relação ao meio mais confiável, em resposta única, aparecem:
- Portais de notícias on-line: 24%
- Televisão: 23%
- Redes sociais: 16%
Os resultados da Opinion Box estão em sintonia com os dados da agência Latam Intersect PR sobre o mesmo tema. Em consulta aos brasileiros, eles apontaram as redes sociais, a televisão e os portais de notícias como as mídias mais utilizadas para se manterem informados, nesta ordem.
Por outro lado, sites de notícias, jornais impressos, televisão e rádio aparecem todos à frente das redes sociais na avaliação de confiabilidade. Mais ainda, a maioria do público (67%) recorre a portais como o NSC Total para verificar a veracidade do que lê nas redes.
Leia também: Liderança do NSC Total traz retorno na publicidade digital
A importância da confiança na mídia para a publicidade
A confiança do consumidor é o primeiro passo para desbloquear o interesse, a procura e, então, a compra.
A partir desse entendimento, os resultados das pesquisas sobre confiança na mídia devem ligar o alerta em empresas que dependem exclusivamente de anúncios nas redes sociais. Inclusive, no cenário de incerteza econômica que atravessamos, uma grande tendência de mídia tem sido a procura intensa pelas mídias digitais para gerar resultados imediatos às marcas. Mas divulgar só nas redes pode comprometer o retorno no longo prazo.
Diversos estudos mostram como as mídias de confiança também estão associadas à melhor percepção da marca, ao aumento da lembrança pelo público e ao maior alcance das campanhas. Isso acontece porque a confiança no meio de divulgação é captada pela publicidade e, consequentemente, as marcas ali presentes também são percebidas como confiáveis.
As marcas brasileiras ainda devem aproveitar o fato de que a confiança em empresas jornalísticas é maior no Brasil que na média mundial, segundo um relatório do Reuters Institute.
É como diz o ditado: o meio é a mensagem. Nesse caso, a escolha do mix de mídia na estratégia de comunicação da marca impacta diretamente na percepção da mensagem.
Leia também: Dados mostram o papel da publicidade na vida do brasileiro
Como aumentar a confiança na comunicação da marca em Santa Catarina?
A NSC ajuda sua marca a anunciar na televisão, na rádio, em portais de notícia e outras mídias respeitadas pelo público catarinense. Mais ainda, a NSC tem veículos líderes de audiência em Santa Catarina, conciliando a maior visibilidade com a credibilidade para o seu negócio.
Mas mesmo nas redes sociais é possível ter maior confiança na comunicação da marca. O segredo é aproveitar os influenciadores e o engajamento nas redes da NSC.
Sua empresa pode divulgar produtos ou serviços por meio de posts fixos, dark posts, conteúdos patrocinados, conteúdos no IGTV e transmissões ao vivo com a chancela de veículos premiados e admirados em Santa Catarina.
Quer saber mais sobre essa oportunidade? Então baixe o guia One Stop Shop da NSC ou fale com nossos consultores pelo (48) 99157-1346 ou pelo e-mail anuncie@nsc.com.br.