7 ferramentas de inteligência artificial para marketing

24/03/2023

Marketing

7 ferramentas de inteligência artificial para marketing

Os brasileiros adoram praticidade. Segundo uma pesquisa da Kantar IBOPE Media, 87% dos entrevistados afirmam gostar de produtos que facilitem o dia a dia.

Isso explica o crescimento da adoção digital no Brasil, incluindo ferramentas de inteligência artificial (IA) que simplificam a rotina de tantas formas. Por exemplo, um estudo feito pela Ilumeo Data Science Company mostra que o uso diário de assistentes virtuais por voz em smartphones cresceu de 18% dos usuários em 2020 para 25% em 2022.

Então, por que não utilizar ferramentas de inteligência artificial no marketing? Elas trouxeram vantagens para a gestão do setor e proporcionaram uma revolução na publicidade, mas é na inteligência de dados que elas se destacam.

Conheça a seguir alguns exemplos de inteligência artificial para usar no marketing da sua empresa!

Dicas de ferramentas de inteligência artificial para marketing

Na gestão do marketing da empresa

Uma gestão moderna deve ser baseada em três pilares: automação, inteligência de dados e otimização constante. Nesses três aspectos a inteligência artificial já demonstra todo seu valor em ferramentas como um CRM e um ERP. Por sinal, você sabe o que são elas?

O CRM vem de Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente. É um software para administrar as relações com clientes ou potenciais compradores. Essa ferramenta permite armazenar informações desse público e dos contatos que foram feitos com cada indivíduo, identificar novas oportunidades de venda, gerenciar campanhas de comunicação e muito mais em um só lugar.

Então, com o uso da inteligência artificial tudo fica ainda melhor. Ela traz o poder de automatizar tarefas, como enviar sequências de e-mails para a qualificação de leads a partir de ações predeterminadas, sem você precisar enviar cada mensagem manualmente. Além disso, a IA reúne automaticamente diversos dados para auxiliar na tomada de decisão em seu negócio, exibindo-os em painéis de fácil leitura.

Já ERP significa Enterprise Resource Planning. Em português: sistema integrado de gestão empresarial.

O que o CRM fornece de inteligência de dados para o marketing, o ERP oferece a respeito de toda a empresa. Isso porque o objetivo dessa ferramenta é integrar as mais diversas áreas — produção, compras, financeiro, recursos humanos, estoque, vendas etc. — e trazer uma visão completa da organização para os gestores.

Mais ainda, um ERP com inteligência artificial pode automatizar processos entre diferentes setores, otimizando o trabalho das equipes.

Leia também: Automação de marketing: por que ainda é um desafio?

Um ERP costuma vir com um módulo de inteligência de negócio com muitos dados. (Foto via Freepik)

No contato com o cliente

Não é só dos produtos que os brasileiros esperam conveniência. Eles querem que o próprio contato com as marcas seja fácil, mas é impossível atender em grande escala e com a rapidez que o consumidor espera sem o apoio da tecnologia.

Aí entram os chatbots, os famosos robôs que conversam. Essas ferramentas de inteligência artificial são capazes de interpretar a escrita e até a fala para executar funções pré-programadas.

De acordo com uma pesquisa da Zendesk, 71% das pessoas acreditam que os chatbots ajudam a obter respostas mais rápidas no suporte ao cliente. Mas eles também podem ser usados para personalizar a jornada de compra, assessorando o usuário a escolher o melhor produto ou serviço.

Na criação de textos

Uma das ferramentas de inteligência artificial que está entre as maiores tendências para 2023 é o ChatGPT. Basicamente, você pede para ele criar textos com diferentes níveis de especificidade.

Em sua função mais simples, é possível fazer uma pergunta ao ChatGPT e ele trará uma resposta. No entanto, ele é mais bem utilizado a partir de comandos específicos. Por exemplo, peça para ele criar uma lista com dez títulos de e-mail interessantes sobre determinado assunto que sua empresa precise divulgar. Assim, você tem dez ideias para escolher.

Outra ferramenta que economiza tempo no dia a dia é o Fireflies. Ele é um assistente de reuniões que ajuda a gravar, transcrever falas e analisar a conversa. Para registrar um briefing a partir de uma chamada de vídeo ou preparar o texto de uma entrevista, então essa é uma boa solução.

Para ficar ainda melhor, o Fireflies pode ser integrado com outras tecnologias. Por exemplo, em uma reunião com cliente, o assistente registra todas as atividades no CRM. Ou crie tarefas diretamente em softwares como Trello e Asana a partir de comandos de voz durante a gravação.

Leia também: O que é ChatGPT e como usar a ferramenta no marketing?

Ilustrações criadas com a ferramenta de inteligência artificial DALL-E 2.

Na produção de imagens

Precisa transformar sua ideia em imagem e não tem o menor talento com ilustração ou edição digital? Então o DALL-E 2 é a ferramenta de inteligência artificial certa para você.

O DALL-E 2 faz para as imagens o que o ChatGPT faz para o texto. Inclusive, as duas soluções foram desenvolvidas pela mesma empresa, a OpenAI. Isso quer dizer que é possível criar ilustrações a partir de comandos específicos.

Por exemplo, as três imagens que usamos acima foram criadas com o mesmo comando: “imagem colorida de uma pessoa descansando enquanto a inteligência artificial trabalha por ela em um computador”.

Na estratégia de mídia

Quer economizar tempo na estratégia de mídia e ainda aumentar a eficiência das suas campanhas de comunicação? Esta é a hora de experimentar as vantagens do Simulador de Campanha da NSC.

Ele oferece sugestões otimizadas de mídia para divulgar sua marca nos veículos da NSC, que impactam milhões de consumidores em Santa Catarina na internet e fora dela, por televisão e rádio.

Essa ferramenta gratuita funciona a partir do que você pretende fazer com sua campanha. Aí entram informações como o objetivo da divulgação, o público-alvo que deseja alcançar, o período de veiculação e o orçamento disponível para isso. Em seguida, o sistema inteligente da NSC procura na base de dados todas as possibilidades para encaixar seu investimento dentro dos parâmetros selecionados. O resultado é um caminho para você conseguir o que pretendia.

Para completar, o Simulador de Campanha também possibilita fazer seus anúncios para televisão, rádio e digital dentro da ferramenta. Economize tempo, poupe recursos e otimize sua estratégia de mídia em um só lugar.

Gostou dessa dica? Faça uma simulação e veja na prática.

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