Ainda não sabe o que é PLR no marketing digital? Não se preocupe, vamos mostrar de uma forma simples como isso funciona e como pode ajudar seu negócio.
Você provavelmente já entendeu a importância de criar conteúdo de valor para captação de leads. No entanto, também deve ter percebido o desafio que é produzir conteúdo. Aí entra a praticidade dos produtos PLR: eles oferecem economia de tempo e de recursos na produção, permitindo que sua empresa foque na divulgação para atrair potenciais compradores.
Como veremos a seguir, o conceito de PLR está diretamente relacionado ao que é infoproduto. Falaremos sobre isso e explicaremos como essa estratégia de marketing digital pode ajudar empresas a vender mais, com destaque para as agências de comunicação. Acompanhe!
O que é PLR no marketing digital?
A sigla PLR, no contexto do marketing, vem de Private Label Rights (Direitos de Marca Própria, em português). O termo refere-se a produtos cuja licença de propriedade intelectual pode ser vendida. Quem compra esses produtos pode então modificá-los e revendê-los.
É importante frisar que falamos de PLR no marketing digital, porque a sigla também pode significar Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Nesse sentido, trata-se de uma forma de remuneração adotada por algumas empresas, em que o pagamento aos funcionários é feito com base no desempenho das organizações. Mas não é disso que viemos falar aqui.
O PLR no marketing não é exclusivo ao meio digital. Por exemplo, imagine que uma indústria de vestuário produza as mesmas linhas de roupas para diferentes marcas, apenas com ligeiras adaptações para cada uma, como incluir uma etiqueta própria. Isso é o conceito de PLR aplicado a um produto físico.
Entretanto, é na internet que o PLR vem se popularizando, na forma de infoprodutos. Como o próprio nome dá a entender, um infoproduto é um produto digital de caráter informativo.
Alguns exemplos de infoproduto são:
- artigos;
- banners;
- infográficos;
- cursos on-line;
- revistas corporativas;
- aplicativos e softwares;
- livros digitais (e-books);
- audiolivros (audiobooks);
- seminários on-line (webinars);
- páginas de captura de leads (landing pages).
Como infoprodutos, todos esses formatos também podem ser vendidos e distribuídos segundo o conceito de PLR. Então, quando você adquire os direitos de marca própria, está comprando um produto já pronto para revendê-lo ou redistribuí-lo para seu público-alvo com a sua marca, sem necessidade de realizar a produção do zero.
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Vantagens do PLR no marketing digital para empresas
Comprar um infoproduto de PLR traz duas economias: de tempo e de dinheiro. De tempo, porque o único trabalho será o de adaptá-lo para sua marca. E de dinheiro, pois exige menos profissionais envolvidos na produção de conteúdo.
Isso pode ser especialmente útil para startups que começam com poucos recursos e uma equipe pequena, muitas vezes contando apenas com o empreendedor ou a empreendedora.
Então, imagine que você precise produzir vários materiais ricos, como e-books e infográficos, mas não tem um time de marketing nem orçamento para contratar freelancers de redação, revisão, edição e design. Nesse caso, o PRL no marketing digital permite encontrar materiais prontos que podem ser utilizados no funil de vendas para gerar leads para seu negócio.
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Vender infoprodutos pode gerar novos negócios para agências digitais
O PLR no marketing digital proporciona outras vantagens para quem produz infoprodutos. A criação desses materiais traz uma fonte de renda extra ou até um novo modelo de negócio para os profissionais com expertise no ramo. E as agências que reúnem diversas habilidades em um só lugar podem lucrar com isso.
Por exemplo, em vez de criar e-books para cada cliente conforme as demandas aparecem, uma agência de marketing digital produziria um conteúdo útil para todo um segmento. A partir disso, venderia o mesmo material para várias empresas. Existem até marketplaces para vender infoprodutos de PLR.
O segredo para ter sucesso nessa estratégia é criar conteúdos relevantes que os negócios possam utilizar como oferta para atrair leads. Assim, a própria agência ainda divulgará o trabalho dela por meio dos materiais produzidos.
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Cuidados com Direitos de Marca Própria (Private Label Rights)
No entanto, se você está em uma empresa que pretende comprar infoprodutos, vale ter alguns cuidados ao lidar com os Direitos de Marca Própria.
Atenda às necessidades do seu público-alvo
A praticidade vem em segundo plano na escolha do PLR no marketing digital. O que um material precisa realmente ter é utilidade para o público da sua marca. Se o conteúdo não satisfizer uma necessidade ou interesse nem posicionar a marca como autoridade na solução, é melhor produzir outro do zero.
Evite abordagens genéricas ou usadas pela concorrência
Para vender ao maior número de empresas, há o risco de um produto PLR trazer informações básicas demais ou genéricas. Isso não é conteúdo de valor e deve ser evitado.
Outro ponto de atenção é pesquisar se as marcas concorrentes na mesma região usam o infoproduto desejado. Além disso, evite formatos de conteúdo para SEO, como artigos de blog. O algoritmo do Google entenderá seu texto como cópia, dificultando um bom ranqueamento nas buscas.
Personalize o infoproduto
O PLR no marketing digital é uma forma de facilitar o posicionamento da marca para os negócios que tenham dificuldade de produzir conteúdo. Mas, para alcançar esse objetivo, é preciso ter sua marca em evidência.
Melhor ainda é adaptar o material e inserir informações exclusivas. Por exemplo, em uma revista ou e-book é possível fazer uma introdução com as palavras do CEO, mencionar os canais de contato e acrescentar seções falando das soluções da marca.
Consulte as permissões do PLR
Como regra geral, o PLR no marketing digital permite modificar, distribuir e vender produtos de terceiros a partir da aquisição da licença de propriedade intelectual. Mas é importante consultar se não há detalhes ou restrições no acordo que afetem sua estratégia.
Verifique as avaliações do produtor
Quando sua marca adquire um produto PLR, ele se torna responsabilidade dela. Então, avalie bem o conteúdo, a qualidade da produção e a procedência do material para evitar problemas, como o risco de compartilhar textos plagiados.
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