Você já deve ter passado diversas vezes por esta situação: depois de pesquisar por um produto na internet ou visitar o site de uma marca, começam a aparecer anúncios relacionados nas redes sociais.
Essa é uma estratégia de marketing chamada retargeting, ou remarketing. Ela procura direcionar a comunicação para os consumidores que já tiveram contato prévio com a marca. As principais razões para se fazer isso incluem gerar vendas, aumentar o reconhecimento da marca e reter clientes, segundo a SharpSpring Ads.
Aqui vamos demonstrar por que uma estratégia de retargeting também é importante para sua empresa e como é possível implementá-la. Acompanhe!
O que é retargeting?
Retargeting, ou remarketing, é uma estratégia de marketing que consiste em direcionar os anúncios da marca para indivíduos que já tiveram contato com ela. Por exemplo, isso pode acontecer depois de uma interação via rede social, uma visita ao site ou o preenchimento de um cadastro.
Essa é uma prática muito comum no meio digital, pois na internet é mais fácil acompanhar as ações do consumidor por meio de cookies, pixels e listas. Mas desde a época do marketing por correspondência já é possível encontrar exemplos de retargeting, quando empresas enviavam folhetos e cupons promocionais para os endereços de clientes cadastrados.
Para quem direcionar uma campanha de retargeting?
- Indivíduos que interagiram com a marca nas redes sociais, mas não a seguiram nem compraram.
- Indivíduos que visitaram o site ou e-commerce da marca, sem qualquer outra ação.
- Indivíduos que ainda precisam passar por um fluxo de nutrição para qualificação de leads.
- Indivíduos que colocaram produtos no carrinho de compra e depois o abandonaram.
- Indivíduos que já compraram com a marca há algum tempo.
Essa função de engajar antigos clientes é especialmente interessante para os negócios. Como apontam os dados da agência Experience Matters, um cliente fiel tem sete vezes mais chances de experimentar uma nova oferta do que um cliente não fiel.
É por isso que recomendamos ter uma estratégia de marketing para quem já conhece a marca. Esse público exige menos recursos da comunicação e tende a gerar mais retorno nas vendas.
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Como funciona uma estratégia de retargeting?
Antes da internet, a forma como as marcas sabiam do interesse do consumidor era por meio do fornecimento de algo dado de contato. No meio digital isso ainda é bastante comum, pela captura de leads via landing pages e formulários.
Nesse ambiente virtual surgiram também outras maneiras de acompanhar o indivíduo. Uma delas foram os cookies, que se tornaram mais difíceis de utilizar com novas políticas de privacidade on-line e o iminente fim dos cookies de terceiros.
Talvez um método ainda mais recorrente de direcionar anúncios de retargeting seja por meio de um tracking pixel. Em português: pixel de rastreamento ou pixel espião.
Um tracking pixel é uma imagem de resolução 1×1 pixel, imperceptível para o usuário, que acompanha um anúncio, o corpo de um e-mail ou uma página de um site. Assim, a empresa pode saber quando o conteúdo foi visualizado e acompanhar o consumidor em outros canais.
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Vantagens do remarketing para sua marca
De acordo com a SharpSpring Ads, 77% dos profissionais de marketing utilizam uma estratégia de remarketing como parte de seus anúncios no Facebook e Instagram. Enquanto isso, no Google, 69% também a adotam.
Mas quais são as vantagens do remarketing?
- Uma estratégia de retargeting tem ótimo desempenho: 90% dos profissionais de marketing revelam à Keap que anúncios do tipo têm desempenho igual ou melhor que os demais.
- Aumenta as conversões: para a Kwanzoo, visitantes que vieram de anúncios de retargeting têm 70% mais chances de gerar uma conversão no site.
- Impulsiona a lembrança da marca e as vendas: o remarketing aumenta a exposição da marca justamente entre aqueles consumidores com maior probabilidade de comprar dela.
- Qualifica leads: enviar novos conteúdos para os leads ajuda a encaminhá-los ao longo do funil de vendas até a decisão de compra.
- Recupera carrinhos abandonados no e-commerce: segundo a Opinion Box, 69% dos consumidores on-line consideram provável voltar ao carrinho depois de receber um cupom com desconto por e-mail e 48% fariam isso após ver anúncios de tais produtos.
Para otimizar sua estratégia de retargeting, foque nos indivíduos que tiveram um interesse mais avançado na marca. Por exemplo, alguém que clicou em um link de uma postagem está mais perto de comprar que um usuário que apenas curtiu. Assim como uma pessoa que viu o preço de um produto ou serviço está mais interessada em relação a outra que não passou da página inicial de um site.
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Dicas de ferramentas para uma estratégia de retargeting
Agora que você conhece melhor o que é retargeting e as vantagens dessa prática, que tal ficar por dentro das ferramentas mais utilizadas?
Começando pela Meta (Facebook e Instagram) e pelo LinkedIn, ambas as plataformas têm opções de segmentar seus anúncios para pessoas que já engajaram com sua marca. Basta selecionar o público-alvo da campanha entre quem já interagiu com a conta recentemente.
Depois, também é possível fazer remarketing em anúncios no Google.
Ou então recorra a ferramentas específicas para essa finalidade. Entre elas, podemos citar a SharpSpring Ads, a Criterio e a AdRoll.
Para completar, se você deseja vender mais em Santa Catarina, a NSC pode ajudar. Uma das opções de segmentação nos veículos digitais da NSC é o retargeting. Saiba mais sobre essa possibilidade baixando o mídia kit do NSC Total.