Publicidade em áudio: conheça as opções de como fazer

30/05/2023

Comunicação

Publicidade em áudio: conheça as opções de como fazer

Quando o assunto é formatos de mídia para anunciar, o vídeo costuma ter bastante destaque. No Brasil, por exemplo, ele concentra metade do investimento publicitário, de acordo com os dados do Cenp–Meios no ano de 2022.

Entretanto, se você deseja ampliar os resultados da comunicação da sua marca, a publicidade em áudio também reserva ótimas oportunidades. Esse é um meio tão popular quanto diverso e, a seguir, vamos mostrar quatro opções para incluir na sua estratégia de marketing.

Fique por dentro!

Por que fazer publicidade em áudio?

Para as marcas que precisam ter um grande alcance de público mas estão com um orçamento apertado, a publicidade em áudio oferece um excelente custo-benefício nesse sentido.

Podemos começar citando o consumo de podcasts no Brasil, por exemplo. São mais de 30 milhões de ouvintes do formato no País, segundo um estudo da plataforma CupomValido.com.br.

Se olharmos para a transmissão de áudio na internet como um todo, 73% dos internautas brasileiros são ouvintes on-line. Considerando que o País tem 181,8 milhões de pessoas conectadas, como aponta o relatório Digital Brazil: 2023, o áudio digital então é bastante presente no consumo de mídia dos brasileiros.

Mas, acima disso, ainda temos a rádio. De acordo com a Kantar IBOPE Media, 83% da população em 13 regiões metropolitanas analisadas no Brasil ouvem esse meio. E, como vimos com o exemplo das emissoras da NSC, ele é capaz de alcançar consumidores de variadas classes sociecônomicas, de diferentes faixas etárias e com interesses diversos.

Para completar, os cases de sucesso com a NSC mostram o que mais importa para os anunciantes: a públicidade em áudio dá resultados muito positivos.

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A publicidade em áudio acompanha o público ao longo do dia. (Foto via Freepik)

4 opções para fazer publicidade em áudio

Então, quer incluir o áudio no seu planejamento de mídia? Aqui vão quatro possibilidades para turbinar a comunicação da marca.

Podcasts

Os podcasts são uma boa opção de publicidade em áudio não só pelo amplo alcance, mas pela capacidade de manter um público fiel e engajado. Segundo a pesquisa “A New Era of Influence”, de Vox Media e Magna, os apresentadores de podcasts já influenciam mais as ações dos ouvintes que os criadores de conteúdo nas redes sociais e as celebridades.

O Brasil ainda é o segundo maior produtor de podcasts no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, conforme revela o Listen Notes. Isso quer dizer que há uma abundância de programas disponíveis para fazer uma segmentação precisa da audiência.

Plataformas de streaming de áudio

Para a ABMI, o Brasil tem 64 milhões de ouvintes mensais nas plataformas de áudio.

Aqui no País, um estudo do Spotify revela que o próprio serviço tem o maior alcance semanal entre os ouvintes brasileiros conectados com idades de 15 anos a 65 anos. O Deezer vem em segundo lugar no âmbito nacional.

Embora o Spotify não divulgue o número de usuários no Brasil, sabemos que o Deezer tem mais de 37 milhões de contas brasileiras.

Além dessas duas plataformas, ainda temos o crescimento do YouTube Music, o Amazon Music, o Apple Music, o SoundCloud, os agregadores de podcasts e diversas outras ferramentas que permitem impactar o consumidor tanto pelo áudio quanto visualmente.

Leia também: Entenda por que adicionar rádio à sua estratégia digital

Assistentes de voz

As Alexas, as Siris e os Googles estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros. Por aqui, o número de indivíduos que usam smart speakers todos os dias cresceu de 18% em 2020 para 25% em 2022, como aponta a Ilumeo.

A empresa também apresenta alguns dos principais usos para os assistentes de voz:

Isso torna essencial não somente ter uma presença de marca nessa opção de publicidade em áudio, como elaborar uma estratégia específica de SEO para pesquisa por voz.

Rádio

É claro que não podemos falar de publicidade em áudio sem mencionar a rádio. 

Nesse sentido, uma das grandes vantagens do meio é acompanhar o consumidor mesmo quando ele não está diante de alguma tela ou dispositivo conectado. Como destaca a Kantar IBOPE Media, os brasileiros passam 3 horas e 58 minutos ouvindo rádio por dia, em média. Ela segue os ouvintes nas tarefas de casa, no carro e outros deslocamentos, nos estudos e no trabalho.

Outro ponto positivo da rádio é a diversidade de formatos à disposição dos anunciantes. Há oportunidades em comerciais gravados, vinhetas, inserções ao vivo, conteúdo patrocinado, merchandising, divulgação nas redes sociais e até eventos.

Quer saber mais sobre as oportunidades de anunciar na rádio? Então baixe os kits de mídia das emissoras da NSC e acerte na sua estratégia de públicidade em áudio.

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