Viajar é ótimo para quem visita. Mas, no caso catarinense, o turismo talvez seja ainda melhor para quem fica, já que os recursos movimentados pelas atividades turísticas impulsionam diversos segmentos da economia e geram investimentos no Estado.
Nesse sentido, o setor de turismo em Santa Catarina tem apresentado números bastante positivos em 2023. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE, o volume de atividades turísticas no Estado registra um crescimento acumulado de 11,6% entre janeiro e abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Mais ainda, os resultados de 2023 têm sido melhores que os de 2019, comprovando a recuperação da pandemia que afetou drasticamente o setor.
Acompanhe os dados e as novidades do turismo em Santa Catarina com o Negócios SC.
Arrecadação do turismo de Santa Catarina supera pré-pandemia
O sistema de inteligência turística da Secretaria de Estado do Turismo (Santur) informa que 1.312.196 turistas desembarcaram em Santa Catarina entre janeiro e março de 2023. Esse número é ligeiramente maior que os 1.302.446 recebidos no mesmo intervalo de 2022.
Mas é na arrecadação que o turismo de Santa Catarina vem realmente se superando. Nos primeiros quatro meses deste ano, o setor arrecadou mais de R$ 146 milhões apenas em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), valor esse que é ainda maior se considerarmos o acréscimo do Imposto Sobre Serviços (ISS).
Como comparação, a arrecadação em 2019 foi de R$ 77,6 milhões no primeiro quadrimestre daquele ano.
Vale lembrar que o valor arrecadado com o ICMS é destinado aos moradores de Santa Catarina por meio de serviços essenciais. Investimentos em educação, saúde e segurança nos municípios, por exemplo, são possíveis graças ao imposto.
Outro aspecto em que o setor de turismo catarinense vem se destacando é na abertura de empresas turísticas. De acordo com a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), foram abertos 9 mil negócios do ramo no primeiro trimestre de 2023. No mesmo intervalo de 2019, foram apenas 6 mil.
Leia também: Descubra todo o poder da publicidade em Santa Catarina
Santa Catarina é palco de grandes eventos de turismo
O turismo de Santa Catarina tem se movimentado e não se trata apenas dos turistas que passam pelas cidades catarinenses.
Em maio, o Estado ganhou uma nova região turística, o Alto Uruguai Catarinense, oficializada no Mapa do Turismo Brasileiro 2023. Isso ajudará no planejamento de ações para a região, na captação de recursos e no desenvolvimento do turismo local.
Santa Catarina também vem sediando importantes eventos para atrair a atenção do mercado nacional e internacional para as atrações estaduais. A Conferência Latino-Americana Green Destinations, por exemplo, foi realizada em Bombinhas e reuniu profissionais de Peru, México, Bolívia, Colômbia, Chile, Uruguai, Alemanha e Holanda. Já Balneário Camboriú foi sede da Convenção de Vendas da CVC, a maior operadora de viagens do Brasil.
Ainda em Balneário Camboriú aconteceu o BNT Mercosul 2023, um dos principais eventos do calendário turístico do País. Operadores de turismo de todas as partes do Brasil puderam conhecer melhor o setor de turismo em Santa Catarina e ver de perto as belezas do litoral catarinense.
Falando em litoral, vem do mar outra movimentação importante para o desenvolvimento turístico local. A próxima temporada de cruzeiros terá um número de escalas 76,5% maior, chegando a 133 no período 2023-2024. Balneário Camboriú e Itajaí serão especialmente beneficiadas por esse aumento.
Leia também: Turistas avaliam cidades do litoral catarinense no verão
Turismo de Santa Catarina ganha roteiro “Caminhos da Neve”
Além do litoral, a região serrana procura se desenvolver com a criação dos “Caminhos da Neve”. O roteiro turístico que passa por Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi sancionado em lei e abre caminho para receber apoio direto de programas federais para a regionalização turística, como informa a Agência Senado.
Em terras catarinenses, o roteiro “Caminhos da Neve” abrange os municípios de Anitápolis, Alfredo Wagner, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lages, Painel, Rancho Queimado, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema. No Rio Grande do Sul, outros dez municípios estão incluídos, tendo como ligação a rodovia BR-438.
A neve, obviamente, é um dos principais atrativos da região. Mas o potencial turístico local envolve também o turismo ecológico, de aventura, gastronômico e cultural. Só a Festa do Pinhão de Lages atrai uma média de 20 mil visitantes por dia e pode movimentar R$ 30 milhões na economia local.
Para dar ainda mais destaque às atrações da serra catarinense, a NSC TV exibirá a partir de 24 de junho o Conexão Inverno. A produção percorrerá, ao longo de quatro sábados, a região mais fria do Estado para celebrar as riquezas locais, como a gastronomia, a cultura e a natureza.
Leia também: Força da economia criativa impulsiona Santa Catarina
Joinville busca ser destino turístico inteligente
Outro polo catarinense que deseja fomentar o setor turístico está no Norte do Estado. Joinville acaba de ser escolhida pelo Ministério do Turismo entre as dez cidades que farão parte da Estratégia Nacional DTI Brasil em 2023.
A sigla DTI significa “destinos turísticos inteligentes” e o objetivo do MTur é fazer um diagnóstico para elaborar uma estratégia destinada ao desenvolvimento do turismo local, incluindo a capacitação dos gestores do setor. Também em Santa Catarina, Florianópolis já fez parte do lançamento do projeto-piloto no ano passado.
— Através desse edital, desse movimento proporcionado pelo Ministério do Turismo, Joinville tem a expectativa de se transformar em um destino turístico inteligente. E o que isso quer dizer? Quer dizer que a gente vai poder oferecer aos nossos visitantes experiências de turismo inovadoras e sustentáveis — explica ao Bom dia Santa Catarina Francine Olsen, diretora-executiva da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville.
Descubra agora como atrair mais visitantes para sua atração com a ajuda da NSC. Aproveite os recursos do Simulador de Campanha para planejar sua comunicação de sucesso.