O Dia dos Pais em 2023 será celebrado em 13 de agosto, quando cai o segundo domingo do mês. Para as marcas que desejam vender mais nessa data, é preciso entrar em cena o quanto antes, especialmente no caso do e-commerce.
Como revela uma pesquisa proprietária da Globo, há boas razões para ter otimismo em relação às vendas no Dia dos Pais deste ano. Oito em cada dez entrevistados afirmam que essa sempre será uma ocasião importante para a família. Inclusive, 55% dos brasileiros pretendem comemorar o evento em 2023, enquanto outros 20% ainda não se decidiram.
É nessas brechas de indecisão que sua empresa pode fazer toda a diferença. Isso vale também para a hora de escolher o canal de compra e até o presente perfeito para o pai.
Veja mais dados sobre a data e descubra como anunciar na televisão impulsiona as vendas no Dia dos Pais.
Indícios de boas vendas no Dia dos Pais 2023
No ano passado, o comércio brasileiro teve o melhor Dia dos Pais desde 2011 em termos de crescimento anual. De acordo com a Serasa Experian, em 2022 houve uma alta de 7% nas vendas em comparação com 2021.
Agora, para o Dia dos Pais 2023, a expectativa é igualmente positiva. Como indicativo disso, o consumidor catarinense tem batido diversos recordes de gastos nas datas comemorativas deste ano.
A última data mais agitada para o comércio catarinense foi o Dia dos Namorados e, segundo uma pesquisa da Fecomércio SC, o valor do ticket médio teve um aumento nominal de 23,5% frente a 2022. Antes disso, no Dia das Mães e na Páscoa, a Fecomércio SC já havia registrado faturamentos 8,9% e 14,2% superiores, respectivamente, ao desempenho do ano anterior.
Portanto, há um cenário bastante favorável para as vendas no Dia dos Pais 2023. Mas os lojistas precisam confirmar essa expectativa com estratégias eficientes e uma publicidade diferenciada para atrair o consumidor.
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Presentes mais desejados para o Dia dos Pais
A pesquisa da Globo revela que 50% dos brasileiros devem entregar presentes de Dia dos Pais em 2023. Inclusive, muitas pessoas vão presentear mais de uma pessoa. Esse é o caso, por exemplo, das mulheres que presenteiam os próprios pais e também os pais de seus filhos.
De um lado, roupas são os itens mais procurados por quem vai dar presente. De outro, os pais têm desejos diferentes em mente.
Intenção de compra no Dia dos Pais:
- Roupas: 35%
- Perfumes: 24%
- Calçados: 17%
- Almoço/jantar: 14%
- Cuidados pessoais: 12%
A principal diferença é que os pais demonstram interesses bem mais tecnológicos. Essa é uma constante que vai desde os pais de crianças até os pais de adultos.
Presentes que os pais querem ganhar:
- Perfumes: 20%
- Roupas: 19%
- Smartphone: 16%
- Calçados: 11%
- Eletrônicos: 9%
O que os lojistas podem fazer é mostrar para o consumidor como outras possibilidades cabem no orçamento do presente de Dia dos Pais, aumentando as chances de sucesso na entrega.
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Lojas físicas são preferidas para compra do presente de Dia dos Pais
Sete em cada dez entrevistados na pesquisa têm a intenção de garantir as compras em lojas físicas. As maiores razões para isso incluem:
- 32% gostam de sair da loja com o presente em mãos;
- 28% gostam de ver o produto fisicamente;
- 26% compram na loja física por costume;
- 23% buscam maior facilidade de troca do presente.
Por outro lado, os principais motivos de quem compra pela internet são os melhores preços (fator mencionado por 50% desse público) e a maior variedade de produtos no e-commerce (40%).
Dependendo do perfil de consumidor que sua empresa deseja atrair, será preciso antecipar a campanha de vendas no Dia dos Pais. Isso porque o comprador on-line já sabe que precisará comprar o presente com antecedência para tê-lo a tempo do 13 de agosto.
Como aponta a Globo, 47% dos que vão comprar na loja física deixarão para visitar o comércio na semana do Dia dos Pais. No e-commerce, esse movimento ocorrerá bem antes: 41% dos consumidores virtuais comprarão com 15 dias de antecipação, enquanto outros 32% irão às compras com cerca de um mês de antecedência.
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TV ajuda a aumentar as vendas no Dia dos Pais
Quer destacar a comunicação da marca nesta época do ano? A pesquisa da Globo ainda traz dados importantes que mostram o resultado de anunciar na televisão.
Em um estudo de caso com uma empresa do varejo que anunciou na Globo, da qual a NSC TV é afiliada em Santa Catarina, comparou-se um período com campanha e outro sem ela. Durante a campanha no ar, o número de visitas à loja aumentou 9,1% e as vendas subiram 11,6%.
Além disso, o impacto da TV continuou a ser percebido no número de visitantes e nas vendas mesmo após o fim da campanha.
Quer saber como a NSC TV pode ajudar nas suas vendas de Dia dos Pais? Fale com nossos consultores pelo WhatsApp (48) 99157-1346 ou pelo e-mail anuncie@nsc.com.br para tirar suas dúvidas. Ou, então, descubra outras soluções sob medida para sua marca usando o Simulador de Campanha.