CPM, CPC e CPA: o que significa cada custo de marketing?

06/07/2023

Marketing

CPM, CPC e CPA: o que significa cada custo de marketing?

Hoje, é impossível aumentar a eficiência do marketing sem acompanhar algumas métricas importantes, como CPM, CPC e CPA. Mais do que meras siglas, elas servem de base para a elaboração de estratégias, assim como na análise de resultados.

Não à toa, sempre que você pesquisar ideias de palavras-chave para criar conteúdos e anúncios, ou configurar uma promoção no Instagram e Facebook, verá indicadores como CPM, CPC e CPA. Resumidamente, eles se referem a diferentes objetivos de marketing e seus respectivos custos.

Você tem alguma dúvida sobre o significado desses termos? Saiba adiante o que é cada um deles e como calcular CPM, CPC e CPA. Esse cálculo é fundamental para avaliar o retorno do investimento na comunicação da marca.

A importância de conhecer CPM, CPC e CPA no marketing

A publicidade digital mudou a relação das marcas com a comunicação. A partir da popularização de plataformas como Google Ads e Facebook Ads, além da mídia programática, qualquer pessoa pode anunciar por conta própria.

No entanto, essa autonomia trouxe a necessidade de adquirir novos conhecimentos sobre marketing digital. Para fazer um anúncio de palavra-chave no Google ou impulsionar uma publicação nas redes sociais, de repente foi preciso conhecer todo um novo vocabulário de marketing.

Embora alguns desses conceitos sejam de fácil entendimento, como público-alvo e impressões, o assunto fica um pouco mais complicado quando chegamos a siglas como CPM, CPC e CPA.

Mas não pense que são apenas jargões da área. Saber o custo de cada mídia e de cada anúncio é muito importante para elaborar a melhor estratégia para seu negócio, especialmente se está com o orçamento limitado.

O cálculo de CPM, CPC e CPA ainda evita equívocos comuns na hora de anunciar. Por exemplo, ao competir por uma palavra-chave com alto volume de buscas, porém com um custo individual muito alto. Situações como essa podem fazer seu orçamento de marketing acabar muito antes do previsto.

Leia também: Publicidade digital: conheça todas as opções com a NSC

Conheça o significado das métricas de marketing para otimizar sua estratégia. (Foto via Freepik)

O que significa CPM, CPC e CPA no marketing?

Afinal, o que é CPM, CPC e CPA? Elas são métricas de marketing, ou seja, medidas quantificáveis usadas para avaliar o resultado de uma ação.

Nesse caso, permitem conhecer o custo para alcançar determinado objetivo ou etapa dentro de uma estratégia. E colocamos CPM, CPC e CPA assim, nessa ordem, porque são consequência uma da outra.

Para saber mais, acompanhe a explicação!

O que é CPM?

O CPM significa custo por mil impressões. Ou seja, é o valor gasto pelo anunciante para que determinado anúncio seja exibido mil vezes.

Aí está um detalhe importante sobre a definição de CPM. Mil impressões não quer dizer mil pessoas. Um consumidor pode ver o anúncio repetidas vezes, contribuindo para o número de impressões totais.

A métrica do custo por mil impressões não requer ação específica do indivíduo. Basta que ele tenha contato com a peça do anunciante. Portanto, o CPM é mais barato que o CPC e o CPA, sobre os quais falaremos em seguida.

Contudo, alguns fatores podem afetar o valor do CPM. Mídias e veículos de maior credibilidade ou com maior afinidade de público agregam maior valor à mensagem da marca, o que pode levar a um CPM ligeiramente maior.

Como calcular o CPM?

A fórmula para o cálculo do CPM considera o custo de veiculação do anúncio pelo número de visualizações.

 

CPM = custo / (total de visualizações / 1.000)

 

Por exemplo:

O anúncio teve custo de R$ 50,00 e foi exibido para 30.000 pessoas. Logo:

CPM = R$ 50 / (30.000 / 1.000)

CPM = R$ 50 / 30

CPM = R$ 1,67

Quanto maior o veículo e menos específica for a segmentação, mais rápido o anúncio chegará a mil impressões.

O que é CPC?

O CPC significa custo por clique. Como o próprio nome indica, é uma métrica do marketing digital, enquanto o CPM e o CPA servem também para a publicidade off-line.

Nesse caso, o CPC reflete uma ação concreta do consumidor, que teve interesse o suficiente para clicar no anúncio. Então, a partir do custo total de veiculação e do número de cliques, pode-se chegar ao resultado do CPC.

Existem formas de reduzir esse custo. Marcas fortes e reconhecidas pelo público, além de conteúdos e anúncios envolventes, despertam uma maior atenção dos consumidores.

Como calcular o CPC?

Assim como o cálculo do CPM, calcular o CPC exige uma fórmula bastante simples.

 

CPC = custo / total de cliques

 

Por exemplo:

O anúncio teve custo de R$ 50,00 e 10 pessoas clicaram nele. Portanto:

CPC = R$ 50 / 10

CPC = R$ 5

Se você conhece sua taxa média de cliques, pode calcular o investimento necessário a partir do número de cliques que espera ou precisa ter para a estratégia de marketing funcionar.

Leia também: KPIs e OKRs: como definir e acompanhar indicadores de sucesso

O que é CPA?

O CPA significa custo por aquisição. Ele representa o gasto envolvido em determinada conversão do usuário: baixar um material, preencher um cadastro, comprar um produto ou serviço etc.

A diferença entre o CPC e o CPA é que o custo por aquisição está mais ao fundo do funil de vendas. O fato de alguém clicar no seu link não quer dizer que essa pessoa tem interesse de comprar da sua empresa. Já uma conversão é um indício muito mais forte de proximidade.

O valor do CPA é, naturalmente, maior que o do CPM e do CPC porque exige mais do indivíduo. Mas é uma métrica importantíssima quando a meta da campanha é vender ou, pelo menos, gerar leads.

Por outro lado, se o objetivo é aumentar o reconhecimento da marca, calcular o CPA pode não fazer sentido nesse contexto.

Como calcular o CPA?

A fórmula para o cálculo do custo por aquisição também é fácil e requer apenas dois dados.

 

CPA = custo / total de aquisições ou conversões

 

Por exemplo:

O anúncio teve custo de R$ 50,00 para ser impulsionado na rede social. Então, ele recebeu 10 cliques, mas apenas 2 pessoas compraram o produto ofertado. Ou seja:

CPC = R$ 50 / 2

CPC = R$ 25

O ideal é manter o CPC o mais baixo possível para sua marca. Se ele for mais caro que sua margem de lucro, isso terá um impacto negativo nas finanças do seu negócio.

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