Se você planeja impulsionar sua estratégia de vídeo marketing com anúncios nas televisão, saiba que existem duas formas de analisar a audiência da TV: pontos e share.
A Kantar IBOPE Media é a referência no Brasil e em mais de 60 mercados internacionais na medição desses dados. É por isso que os pontos de audiência também são chamados de pontos de IBOPE, ou rating, no idioma inglês.
Esse valor nos permite calcular quantos telespectadores ou domicílios estão ligados em determinado programa. Por exemplo, na Grande Florianópolis, cada ponto da Kantar IBOPE Media representa um universo de 4.155 domicílios ou 10.769 indivíduos em 2023. Esse valor é ajustado anualmente para melhor representar o público.
O outro dado que você deve analisar ao anunciar na TV é o share de audiência. Já sabe o que isso significa? Veja a explicação a seguir e conheça cinco oportunidades em relação ao share da NSC TV em Santa Catarina.
O que é share de televisão e por que importa ao anunciar na TV?
Você provavelmente já ouviu falar de termos de marketing como “share of market” ou “share of mind”. Nesses casos, eles dizem respeito a percentuais de quanto uma marca domina um mercado ou a lembrança do público.
O share de audiência tem um significado semelhante. Ele se refere à participação de uma emissora no total de televisores ligados em determinado horário do dia.
Por exemplo, de acordo com a Kantar IBOPE Media, a cada 100 televisores ligados nas cinco principais emissoras de TV aberta na Grande Florianópolis, 67 deles transmitem a programação da NSC TV. Então, o share da afiliada Globo na região é de 67%.
Esse dado é importante porque oferece um contexto melhor sobre a audiência na televisão. Os pontos de IBOPE, sozinhos, não indicam se a marca está falando com o maior público possível.
Além disso, ele permite encontrar boas oportunidades para anunciar na TV que cabem no seu orçamento. Naturalmente, quanto maior o rating, maior será o investimento necessário para estar presente na televisão. Entretanto, o share revela outros horários em que é possível impactar um grande público nesse meio.
Leia também: NSC é líder de audiência e relevância em Santa Catarina
5 destaques da NSC para anunciar na TV em Santa Catarina
Todo mundo sabe que a NSC TV é líder de audiência em Santa Catarina, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Tanto que, em junho de 2023, 45 dos programas mais vistos na TV aberta no Estado foram da afiliada Globo.
Além disso, já é bem sabido que programas como o Jornal Nacional e a novela das nove dominam a transmissão em seus respectivos horários. Enquanto Terra e Paixão teve 71,2% do share em junho, o noticiário registrou 76,1% de participação.
Mas a programação da NSC TV ainda reserva outros “horários nobres” para anunciar na TV. Descubra quais são!
Horário nobre na madrugada
Já pensou em anunciar na televisão durante a madrugada? Aí pode estar uma boa oportunidade para a estratégia da sua marca, já que o horário atrai muitos telespectadores.
Só o Jornal da Globo, exibido a partir da meia-noite, tem mais de 36,6 mil espectadores. Outros programas nesse período do dia ainda têm um share de audiência bastante acima da média de 67% da NSC TV.
- Conversa com Bial tem share de 74,9%.
- Comédia na Madruga tem share de 79,8%.
- Hora Um tem share de 87,7%.
Divulgue sua marca no café da manhã
No raiar do dia, os catarinenses buscam informação de qualidade na tela da NSC TV. Afinal, a televisão é um dos meios de maior confiança do público e a NSC é referência no jornalismo de Santa Catarina.
- Bom Dia Santa Catarina tem share de 82,1%.
- Bom Dia Brasil tem share de 72,1%.
Oportunidade para anunciar na TV à tarde
O começo da tarde também reserva ótimas oportunidades para a publicidade em Santa Catarina. Nesse horário, o domínio da NSC TV permanece na transição do jornalismo para o entretenimento vespertino.
A atração mais conhecida é o Jornal do Almoço, que registrou em junho a melhor audiência de 2023. Foram 14,1 pontos no mês, um crescimento de 23% desde o início do ano. Entretanto, há outras opções para anunciar na televisão logo em seguida.
- Jornal Hoje tem share de 75,5%.
- Mulheres de Areia tem share de 78,2%.
Leia também: Descubra 3 vantagens de anunciar na TV com o Vídeo Express
Sábado à noite
Durante o final de semana, os catarinenses aproveitam para descansar em frente à televisão. E, mais uma vez, quem marca presença na vida do público é a NSC TV.
O sábado à noite, por exemplo, é um momento em que a maioria absoluta dos televisores no Estado estão sintonizados com a emissora líder, entre os telejornais e as telenovelas.
- Novela I tem share de 70,3%.
- NSC Notícias tem share de 73,5%.
- Novela II tem share de 73,8%.
- Jornal Nacional tem share de 79,8%.
- Novela III tem share de 81,7%.
Domingo de manhã é na NSC TV
Cerca de oito em cada dez televisores ligados na TV aberta nesse horário estão sintonizados na NSC TV.
A programação de domingo de manhã é variada, permitindo a segmentação para diferentes perfis de público, como os apaixonados por tecnologia e empreendedorismo no Tech SC.
- Nossa Santa Catarina tem share de 79,9%.
- Tech SC tem share de 82,1%.
- Pequenas Empresas Grandes Negócios tem share de 79,9%.
- Globo Rural tem share de 81%.
- Auto Esporte tem share de 76,1%.
Para conhecer ainda mais oportunidades de anunciar na NSC TV, baixe o mídia kit.
Fontes:
Kantar IBOPE Media – Grande Florianópolis – Jun/23 | Total Domicílios | Seg a Dom | Shr% – Considerando todas as 5 principais emissoras de TV aberta.
Kantar IBOPE Media – Grande Florianópolis – Jun/23 | Total Domicílios | Seg a Dom – 7h-24h | Rat% domiciliar | Base TLE.
Kantar IBOPE Media – Instar Analytics – Audiência Jun/23.