Veja como fazer um roteiro de propaganda para TV ou internet

20/09/2023

Comunicação

Veja como fazer um roteiro de propaganda para TV ou internet

Nove em cada dez profissionais de marketing têm uma estratégia de marketing de vídeo nos respectivos negócios, de acordo com a Wyzowl. Mas, entre aqueles que ainda não começaram a produzir vídeos, uma das principais razões mencionadas é não saber por onde começar.

Na produção audiovisual, tudo começa com um bom roteiro. Ele reúne o texto que será narrado, as palavras que aparecerão em tela e as orientações para a trilha sonora e a apresentação visual.

Se você nunca fez um roteiro de propaganda para TV ou internet, adiante aprenderá como fazê-lo. Siga as dicas do Negócios SC para aperfeiçoar a estratégia de vídeo!

Passo a passo para fazer um roteiro de propaganda

Criar um roteiro de propaganda — ou de vídeo, em geral — é uma tarefa relativamente simples. Você só precisa de um editor de textos e, quando quiser elaborar algo mais refinado para aprovação, um software de apresentação como o Microsoft PowerPoint ou o LibreOffice Impress.

Então, passará pelas seguintes etapas:

  1. Briefing
  2. Referências
  3. Roteiro em si
  4. Storyboard

Os maiores desafios, na verdade, estão em fazer a mensagem caber dentro do tempo exigido e transmiti-la de uma forma criativa.

Um roteiro de propaganda para TV geralmente tem 15 ou 30 segundos, mas a duração pode variar conforme a mídia contratada. Na internet, o tempo também é variável, embora mais flexível. Ainda assim, são preferíveis os vídeos curtos tanto nas redes sociais quanto em sites e aplicativos diversos.

Veja os detalhes de cada uma dessas etapas a seguir!

Leia também: Marketing de vídeo: saiba como começar a criar com a NSC

Ao criar um roteiro para comercial, evite textos longos. (Foto via Freepik)

1. Desenvolver o briefing do vídeo

A menos que você seja a única pessoa responsável pela criação e pela aprovação do roteiro de propaganda, é melhor fazer o briefing do vídeo antes. Essa é a forma mais segura de garantir que o texto entregue a mensagem esperada, alinhar a equipe e evitar retrabalhos durante a produção.

Algumas informações essenciais que o briefing deve conter são:

2. Pesquisar referências dentro e fora do segmento

Em seguida, recomendamos fazer uma pesquisa de referências em vídeo por duas razões. A primeira delas é dar uma melhor ideia de como você espera o resultado final, seja em termos de estética, seja na apresentação da mensagem.

O segundo motivo é evitar que seu roteiro de propaganda fique muito parecido com os comerciais dos seus concorrentes. Dentro de um mesmo segmento, a comunicação costuma assemelhar-se, mas é preciso ser criativo para prender a atenção do público.

3. Fazer o texto do roteiro de propaganda

Chegou o momento de escrever o texto do roteiro. Nesta fase, você pode focar apenas na narração em off (fora da imagem) e/ou nas falas declamadas pelos atores ou personagens em cena.

Algumas dicas nessa tarefa incluem:

Essas dicas para fazer o roteiro de propaganda são parte do método ABCD, que pode ajudar a destravar ideias na hora da escrita.

4. Montar o storyboard do vídeo

Com o texto pronto, é hora de acrescentar outros elementos e estruturar o roteiro em um storyboard. Ou seja, faça um esboço sequencial do vídeo.

No storyboard são descritos todos os componentes visuais e auditivos da propaganda. Portanto, anote cena a cena:

Você pode montar o storyboard como uma apresentação, separando cada cena, ou como uma tabela, dividindo todas as informações em duas colunas: áudio e imagens. Inclusive, pode incluir as referências visuais que pesquisou anteriormente.

Leia também: Vídeo marketing: por que incluir a TV na sua estratégia?

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