O marketing é uma área sempre em evolução. Ao mesmo tempo que o comportamento do consumidor e o cenário econômico vão se transformando, surgem novas tecnologias e oportunidades para as marcas aproveitarem.
Então, qual é o caminho para o marketing de sucesso? Aqui no Negócios SC, acreditamos que não é preciso reinventar a roda a todo instante. Na verdade, o básico bem feito já é um bom passo adiante.
É por isso que diversificamos os temas que trazemos para você. Falamos tanto de como a inteligência artificial pode ajudar nas vendas quanto da importância de saber montar um briefing. É preciso acompanhar as tendências, claro, mas sem esquecer os fundamentos que compõem todo o trabalho de marketing.
Esse é o pensamento por trás do nosso guia O Caminho do Marketing de Sucesso, disponível para baixar aqui no portal. Veja a seguir o que ele oferece para você!
Como abordar os principais desafios do marketing atual?
As ações de marketing devem ser construídas ao longo do tempo sobre pilares sólidos. Sem essa base, os investimentos no setor dificilmente trarão o retorno esperado.
Veja, por exemplo, as três principais prioridades de marketing apontadas pelos profissionais da área na 8ª edição do relatório State of Marketing, da Salesforce.
Prioridades dos profissionais de marketing neste momento:
- Aprimorar o uso de ferramentas e tecnologias.
- Experimentar novas táticas e estratégias de marketing.
- Modernizar ferramentas e tecnologias.
No entanto, como investir em novas estratégias ou atualizar as ferramentas de marketing sem um orçamento definido e disponível para isso?
De acordo com uma pesquisa da consultoria Falconi, 90% das empresas no Brasil sequer têm uma estratégia de longo prazo bem definida. Isso leva a investimentos irregulares e dispersos no decorrer dos anos.
Ou, então, como escolher em quais das redes sociais emergentes sua marca estará presente sem antes conhecer o público-alvo?
Isso não quer dizer que as prioridades dos profissionais estejam erradas nem que as marcas não devam experimentar novas plataformas. Mas as respostas para os principais desafios do marketing atual, na verdade, começam com um bom planejamento.
Leia também: O que é plano de marketing e como fazer o do seu negócio?
Lições fundamentais para um marketing de sucesso
O guia Caminho do Marketing de Sucesso, elaborado pelo Negócios SC, procura resgatar essa base sólida que leva a resultados melhores e mais consistentes.
Nele, trazemos cinco lições fundamentais para perguntas que devem estar na mente de todo profissional de marketing, gestor ou empreendedor. Você encontrará respostas sobre:
- Como identificar seu cliente ideal?
- Como aumentar o lucro nas vendas?
- Quanto investir no marketing da sua empresa?
- Qual é a melhor estratégia de mídia para a publicidade?
- E qual é o segredo para aumentar o retorno do investimento?
Cada lição, ou capítulo, é um passo a mais no caminho do marketing de sucesso. Para facilitar essa jornada, trazemos exemplos, pesquisas, dados, metodologias e modelos para aplicar na sua empresa.
Por exemplo, na parte sobre o orçamento de marketing, você não verá somente por que é preciso definir um valor antecipadamente. Mostramos também referências do mercado de quanto as empresas B2C e B2B investem nessa área.
O guia é um material gratuito para ajudar negócios de quaisquer tamanhos e segmentos a tornarem-se futuros cases de sucesso. Seja uma pequena marca local, seja uma gigante do mercado com presença estadual ou nacional, esse conteúdo é fundamental para alcançar os objetivos de marketing.
Baixe o Caminho do Marketing de Sucesso se deseja:
- otimizar sua comunicação;
- atrair clientes;
- vender mais;
- ou vencer a concorrência.
Esse material ainda serve como um resumo das melhores práticas e estratégias de marketing que ensinamos ao longo de cinco anos aqui no blog do Negócios SC.
Leia também: Conteúdos e cursos de marketing para aprender de graça
O que mais você vai ver no Caminho do Marketing de Sucesso?
Essa não será apenas mais uma leitura no seu dia a dia. Queremos que você realmente leve as lições do guia para sua rotina de trabalho.
Por isso, preparamos um teste para ver se sua empresa está pronta para o sucesso. São dez questões relacionadas ao conteúdo do material para você entender quais aspectos ainda precisa desenvolver. Será que consegue completar os dez pontos do quiz?
Baixe agora o Caminho do Marketing de Sucesso e descubra!