Descubra 4 tendências do Google para a Black Friday 2023

03/10/2023

VAREJO

Descubra 4 tendências do Google para a Black Friday 2023

Boas notícias para quem espera vender mais na Black Friday 2023! Um estudo do Google mostrou recentemente que as buscas relacionadas ao evento comercial cresceram 24% neste ano frente a 2022. Dois em cada três consumidores brasileiros pretendem comprar nesta temporada de promoções que culminará no dia 24 de novembro.

Esse número é próximo do encontrado no Panorama do Consumo 2º Semestre 2023, realizado pela Globo. Nele, 62% dos indivíduos das classes A e B afirmam ter interesse de comprar nesta Black Friday.

Enquanto isso, uma pesquisa da MField aponta que a população interessada em aproveitar o evento quase dobrou entre um ano e outro.

Então, quer se preparar melhor para a Black Friday 2023? Veja a seguir quatro tendências do Google para a data, resultado de uma pesquisa em parceria com a Offerwise que entrevistou mais de 1.800 internautas brasileiros das classes A, B e C.

Jornada de compra na Black Friday 2023

Em 2023, a Black Friday tem data marcada para o dia 24 de novembro. Mas, como já aprendemos em outros anos, o consumidor começa a pesquisar por ofertas com muita antecedência.

Como destaca a pesquisa da Globo nesse sentido, 26% do público brasileiro começa a procura três meses antes da Black Friday.

Já os dados do Google trazem mais detalhes sobre essa jornada de compra antecipada. Eles mostram que diferentes categorias, conforme a faixa de preço dos produtos, podem influenciar bastante o cronograma do público.

Em uma ponta, 62% dos consumidores que desejam um televisor buscam com um mês ou mais de antecedência. Na outra, apenas 33% fazem isso no segmento de alimentos. Mais ainda, 25% deixam para ver os itens no próprio dia da Black Friday.

Isso permite ao Google separar a busca em três pilares:

No foco em casa, além dos televisores, temos eletrodomésticos, celulares, móveis e outros objetos de alto valor. Em uso pessoal, incluem-se aí roupas, acessórios, calçados, livros, beleza e perfumaria, entre outros itens. Já no foco para o dia a dia estão alimentos, bebidas, produtos para pet e compras para bebês.

Ou seja, cada produto tem uma jornada de compra específica. As marcas precisam entender que, dependendo da complexidade da decisão envolvida, elas devem começar suas campanhas diretas mais cedo ou mais próximo da Black Friday. Mas a estratégia deve sempre estar pronta alguns meses antes.

Observando o gráfico das categorias, fica claro como o preço pode influenciar a jornada de compra.

Leia também: Dicas para aumentar as vendas na Black Friday 2023

Gráfico do Google mostra comportamento do consumidor em diferentes categorias. (Via B9)

Intenção de compra nesta Black Friday

Outro aspecto relevante do estudo do Google apresenta os itens mais desejados para a Black Friday 2023. Neste ano, diversos produtos deram um salto na intenção de compra do consumidor brasileiro.

O melhor exemplo disso está na categoria de beleza e perfumaria. De 2022 para cá, houve um crescimento de 18 pontos percentuais na busca do público. Nesta Black Friday, 41% dos entrevistados pretendem comprar algo do gênero.

Todos os principais itens tiveram crescimento em 2023. O top 10 ficou da seguinte maneira.

Produtos com maior intenção de compra na Black Friday 2023:

  1. Roupas e acessórios: 46% (+7%)
  2. Beleza e perfumaria: 41% (+18%)
  3. Calçados: 38% (+5%)
  4. Eletrodomésticos: 35% (+10%)
  5. Celulares: 35% (+1%)
  6. Eletroportáteis: 32% (+9%)
  7. Roupas e calçados esportivos: 31% (+7%)
  8. Computadores, tablets e periféricos: 26% (+3%)
  9. Móveis: 24% (+5%)
  10. TV: 23% (+4%)

Alimentos e decoração ainda aparecem colados com televisores, apresentando o mesmo resultado de 23% na intenção de compra em 2023.

Leia também: Vendas no e-commerce: quais são as perspectivas do varejo?

Preço é o fator mais determinante para o consumidor

A terceira tendência do Google indica os fatores que fazem a diferença na escolha do consumidor por lojistas e produtos.

O preço, como sempre, aparece como o quesito número um para decidir a compra. Ele foi apontado em primeiro lugar por 24% dos entrevistados e aparece entre as top 3 prioridades de 48% do público.

Em seguida, a qualidade dos produtos registrou um aumento considerável desde 2022 e agora aparece como o segundo fator mais determinante. No estudo do Google, 37% das respostas a incluíram como importante.

A confiabilidade da loja, site ou aplicativo é outro ponto crucial para aumentar as vendas na Black Friday 2023. Isso porque 27% dos indivíduos baseiam a decisão de compra nessa questão.

Tanto a qualidade do produto quanto a confiabilidade subiram na lista de preferências do consumidor neste ano. Então, não perca de vista essa tendência na sua estratégia de comunicação e vendas.

Leia também: Compra intencional: a jornada de compra na era digital

Dispare nas buscas da Black Friday com frete grátis

O quarto fator mais determinante para a decisão de compra, segundo o Google, é o custo do frete. Mas isso não é novidade no e-commerce, por que seria uma tendência da Black Friday 2023?

A novidade é que o Google vai reforçar os resultados de produtos com frete grátis nas buscas on-line.

Na página do Google Shopping, os lojistas brasileiros em breve poderão utilizar o recurso Anotações de Frete, informando o valor, o tempo de entrega e o custo de devolução. Essa funcionalidade já está disponível em outros países e, conforme indica a gigante de tecnologia, o número de consumidores interessados nas ofertas com essa informação pode aumentar 10%.

Assim, quando uma pessoa pesquisar por um produto no Google, ela verá logo de cara um dos fatores mais relevantes para a decisão de compra, na forma de uma etiqueta. Para os lojistas, esses dados poderão ser gerenciados pelo Google Merchant Center.

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