Dados atualizados sobre o consumo de rádio no Brasil em 2023

16/10/2023

Comunicação

Dados atualizados sobre o consumo de rádio no Brasil em 2023

Dados da Nielsen mostram que há uma grande desconexão entre o investimento publicitário em rádio e o consumo do meio pela população. No caso, a rádio é bastante subestimada pelas marcas, sendo muito mais presente na vida do consumidor do que se imagina.

Podemos usar como prova disso os números atualizados da Kantar IBOPE Media sobre o consumo de rádio no Brasil. O estudo Inside Audio 2023 revela, por exemplo, que 80% dos brasileiros nas 13 regiões metropolitanas analisadas ouvem o meio. Mais ainda, os ouvintes passam, em média, 3 horas e 55 minutos diariamente em sintonia com as emissoras preferidas por eles.

Ao todo, nove em cada dez pessoas no País consomem algum formato de áudio, incluindo serviços de streaming, podcasts, entre outros.

Para ter um melhor entendimento sobre o consumo de rádio no Brasil em 2023, acompanhe os destaques do Negócios SC a partir do estudo da Kantar IBOPE Media

Consumo de rádio no dia a dia dos brasileiros

O Inside Audio 2023 deixa claro como a rádio é capaz de fazer companhia para os ouvintes da manhã até a noite. Inclusive, 57% dos entrevistados afirmam que estão ouvindo o meio com maior ou a mesma frequência na comparação com os últimos seis meses.

Um dos grandes atrativos da rádio é a agilidade com que ela oferece informação ao público, mas sem perder a credibilidade. Como apontam os dados recém-divulgados, 83% dos ouvintes consideram que essa mídia apresenta notícias de forma rápida, enquanto 64% confiam no radiojornalismo.

Entre as quase quatro horas de consumo de rádio por dia, as emissoras conectam-se com diferentes momentos da rotina dos brasileiros. Para completar, a rádio on-line ampliou ainda mais essa conexão, como veremos adiante.

Onde os brasileiros ouvem rádio?

O resultado desse consumo de rádio extrapola os 100% porque os ouvintes sintonizam-se em mais de um contexto ao longo do dia. Isso fica evidente ao analisarmos a jornada do público com o meio: o consumo permanece uniforme desde a manhã até o anoitecer.

Leia também: O que vale mais na rádio: alcance ou ouvintes por minuto?

Rádio on-line mudou a forma como o público ouve músicas e notícias. (Foto via Freepik)

Internet traz novas possibilidades para o consumo de rádio

A rádio continua presente nos hábitos dos brasileiros porque ela está em constante adaptação.

Nesse sentido, 76% dos ouvintes percebem que o meio tem se modernizado em conteúdos e formatos. Além disso, 38% do público sintonizado diz que a possibilidade de escutar a rádio on-line mudou a forma de ouvi-la.

A programação na internet já alcança 12% dos indivíduos nas 13 regiões brasileiras pesquisadas pela Kantar IBOPE Media, incluindo a Grande Florianópolis. O tempo médio de consumo de rádio on-line é de 2 horas e 45 minutos por dia.

O fato mais curioso a respeito é que o YouTube tornou-se a principal plataforma para os brasileiros ouvirem rádio na internet. Quatro em cada dez entrevistados — e que aproveitam a rádio on-line — consomem o meio desse modo. É por isso que a Atlântida, antenada com essa tendência, vem ampliando a presença digital com a transmissão ao vivo na rede de vídeos.

Consumo de rádio on-line por dispositivos:

Dessa forma, o meio vai se transformando e abrindo fronteiras além do áudio tradicional. Até mesmo a TV conectada tem um papel nessa transformação, já que pode ser usada para exibir as transmissões da rádio.

Leia também: Entenda por que adicionar rádio à sua estratégia digital

Oportunidades para anunciar na rádio com a NSC

As grandes marcas já compreenderam a importância de anunciar na rádio. Tanto que, entre os 100 maiores anunciantes no Brasil, 99% investiram nesse meio durante o primeiro semestre de 2023, segundo a Kantar IBOPE Media.

No período, houve um aumento de 7% no número de inserções publicitárias na rádio, em comparação com o mesmo intervalo de 2022.

Mas esse não é somente um meio popular. Ele também é efetivo para a comunicação das marcas. Uma prova disso é que 53% dos ouvintes prestam atenção nos anúncios em áudio. E os cases de sucesso com as emissoras da NSC mostram que o crescimento do fluxo de clientes ou das vendas pode estar bem próximo do seu negócio.

A Atlântida, a Itapema, a CBN Floripa e a CBN Joinville falam com milhares de catarinenses todos os meses e a cada minuto, alcançando diferentes regiões de Santa Catarina, variadas faixas etárias e perfis de consumidor.

Outra vantagem de anunciar na rádio com a NSC é a praticidade, mesmo para as marcas que nunca divulgaram nesse meio. Você pode dar início à produção do anúncio pelo Simulador de Campanha, incluindo o texto que deseja comunicar, e contar com um serviço profissional.

Quer ver como é fácil? Faça uma simulação, descubra a emissora mais adequada para sua estratégia ou acrescente as mídias individualmente à sua campanha e selecione a opção “produzir pela plataforma”. Em caso de dúvida, é só falar com nossa equipe pelo chat.

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