No primeiro semestre de 2023, o mercado publicitário movimentou R$ 9,14 bilhões apenas em mídia e abrangendo um universo restrito de 319 agências de publicidade, de acordo com o Cenp-Meios. Esse valor é 10,25% superior ao registrado no mesmo período de 2022, quando a análise abrangeu 309 agências, e maior que a inflação acumulada no ano.
Já a Kantar IBOPE Media traz o montante de R$ 74 bilhões em investimentos em mídia no ano passado, considerando o volume de inserções no mercado. Isso porque, no País todo, existem mais de 23 mil agências, segundo o Mapa de Empresas.
Mas a publicidade tem um impacto muito maior na economia do Brasil além da compra de mídia. Ela também impulsiona o mercado de trabalho, o audiovisual, as gráficas, os eventos e diversas áreas relacionadas.
Entenda melhor a importância das agências de publicidade para o País com os dados que separamos neste artigo.
As agências de publicidade e a geração de emprego
Quando falamos do retorno da publicidade, costumamos fazer essa análise sob a perspectiva da marca.
Por exemplo, o relatório Profit Ability, elaborado por Ebiquity e Gain Theory, aponta que o ROI médio é de £1.73 para cada £1 investido (o estudo foi feito no Reino Unido), analisando-se de três a seis meses após a veiculação inicial dos anúncios. Enquanto isso, em períodos acima de três anos, o retorno médio é de £3.24 para cada £1 investido.
Isso, com certeza, é bom para os negócios que têm um orçamento destinado à comunicação da marca. Eles vendem mais, produzem mais e ampliam a operação, aquecendo o mercado.
Por outro lado, as agências de publicidade têm um impacto muito mais nítido na economia do Brasil. Afinal, o segmento emprega milhares de brasileiros diretamente e indiretamente.
O mercado publicitário brasileiro superou a marca de 150 mil empregos diretos em setembro de 2023. Até o terceiro trimestre do ano, foram gerados mais de 10 mil novos postos de trabalho na área, de acordo com os dados do Novo Caged.
Além disso, temos um número ainda maior de empregos indiretos sendo criados. Podemos citar nesse sentido:
- as atividades de prestação de serviços de informação: 133.387 profissionais;
- as atividades de rádio e de televisão: 75.155 profissionais;
- a edição e a edição integrada à impressão: 56.230 profissionais;
- as atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão: 27.277 profissionais;
- as pesquisas de mercado e de opinião pública: 8.798 profissionais;
- as atividades de produção de fotografias: 6.559 profissionais.
Ou seja, essas categorias, somadas aos empregos diretos da publicidade, empregam mais de 457 mil brasileiros. Isso que estamos incluindo na lista apenas as vagas com carteira assinada, conforme o registro no Novo Caged. Se considerarmos todos os microempreendedores individuais que prestam atividades publicitárias, seja de forma direta, seja indireta, o impacto no mercado de trabalho é muito maior.
Leia também: Veja o efeito de cortar o investimento em publicidade na TV
O impacto das agências de publicidade na economia do Brasil
Um estudo de 2021 chamado “O valor da publicidade no Brasil”, produzido pela Deloitte para o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), traz mais dados relevantes sobre o tema.
De acordo com a pesquisa realizada pela Deloitte, cada R$ 1 investido na compra de espaços publicitários gera R$ 8,54 para a economia brasileira. Isso acontece de duas maneiras: criando valor para as marcas anunciantes e, então, para a sociedade como um todo.
No primeiro caso, o impacto da publicidade para os negócios envolve:
- a construção de valor de marca;
- o aumento de receita;
- e a sustentação da estratégia corporativa.
Depois, ainda temos os efeitos mais amplos da publicidade na economia do Brasil:
- o fomento à competitividade;
- o estímulo ao consumo;
- a disseminação de informação e influência;
- o apoio à cultura, ao entretenimento e aos esportes.
Vale destacar nesse último ponto que a atividade publicitária dá suporte à cultura por meio do marketing cultural, aos esportes pelo marketing esportivo, além de incentivar o mercado de eventos e lazer. Todo esse incentivo, em troca, fortalece as marcas apoiadoras.
— A publicidade não beneficia apenas os anunciantes e veículos, ela traz enormes benefícios econômicos para o PIB brasileiro, cria empregos, dissemina a informação. É a indústria que impulsiona as outras indústrias — disse à época o então presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), Mario D’Andrea, em entrevista ao portal Uol.
Essa é mais uma forma de explicar o papel da publicidade na vida do brasileiro. Ela informa, gera interesse, propõe debates sociais, entretém e ainda traz todo esse impacto econômico junto.
Saiba agora como a NSC ajuda as agências de publicidade a otimizar o planejamento de mídia dos clientes experimentando o Simulador de Campanha. É gratuito, rápido e prático de usar, aproveite!