Entenda por que sua marca precisa anunciar na rádio

25/04/2019

Comunicação

Entenda por que sua marca precisa anunciar na rádio

Chegou a hora de definir os meios de comunicação para sua campanha?

Com informações concretas, vamos desmistificar algumas questões sobre o meio rádio e apresentar três bons motivos por que é eficaz anunciar nele. Ao fim, você perceberá que esta não é só uma mídia essencial para uma estratégia de campanha, mas também para a estratégia de comunicação em longo prazo da empresa.

Leia também: Como e por que fazer spots de rádio (com dicas)

A verdade sobre a audiência da rádio

Para se ter uma ideia da relevância da rádio como meio de comunicação de massa, trazemos alguns dados da pesquisa Kantar IBOPE Media — Book de Rádios 2018.

O primeiro mito a ser batido é esse de que “ninguém ouve rádio”. Segundo a pesquisa, 86% dos brasileiros a ouvem de tempos em tempos, enquanto 62% ouvem todos os dias. São três em cada cinco pessoas ouvindo rádio diariamente.

O segundo ponto é que o brasileiro passa mais tempo com a rádio do que nas redes sociais. São 4 horas e 40 minutos em média por dia nas estações, contra 3 horas e 39 minutos diários nas redes — dado este da GlobalWebIndex.

Ainda vale destacar a diversidade da audiência. Diferentemente da impressão de que a rádio tem uma única faixa etária de público, de maior idade, a Kantar IBOPE Media mostra o contrário. Há quantidades consideráveis de ouvintes diários em cada idade, como os 60% dos brasileiros entre 20 e 34 anos que ouvem rádio todos os dias.

Então, como tudo isso se traduz em resultados positivos para os anunciantes?

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3 motivos para anunciar na rádio

Vimos até aqui como a rádio é presente na vida do público. Agora abordaremos por que este é um meio eficaz para as empresas anunciarem.

1. Tem excelente custo-benefício

Toda divulgação demanda um investimento, mesmo que implícito. Alguns meios de comunicação, no entanto, necessitam de investimentos menores que outros. Esse é o caso da rádio.

A começar pela produção do spot comercial, que pode ser feita com recursos mais enxutos que uma campanha de TV, por exemplo. Além disso, o próprio espaço de veiculação do anúncio é muito mais acessível em termos financeiros. Considerando o alcance de emissoras como as da NSC, que somam mais de 373 mil ouvintes por mês apenas em Florianópolis, é possível ter uma enorme abrangência com um investimento que cabe no orçamento.

A rádio ainda traz um excelente custo-benefício para a construção da imagem de marca na mente do público, com redução de custos, e é o meio de maior credibilidade do público, segundo uma pesquisa da XP Investimentos.

2. É possível ter uma frequência de veiculação muito maior

Com um menor custo individual por veiculação, torna-se mais fácil aumentar a presença da sua marca no ar. Essa frequência pode ser tanto em termos de intensidade, concentrando diversos anúncios em determinado período promocional, quanto de alcance, investindo em diferentes rádios que atinjam seu público-alvo, ou ainda de constância, tendo uma estratégia de comunicação de longo prazo.

O ideal é mesclar essas diferentes abordagens conforme os objetivos de marketing. A constância é sempre essencial, com uma frequência recomendada por especialistas em torno de três impressões semanais por pessoa, ao longo de meses e meses. Já em períodos de alta do comércio, lançamentos de produtos, promoções da marca ou comunicações institucionais vale investir em maiores intensidade e alcance para melhorar seus resultados.

3. Permite uma precisa segmentação do público

É claro, essa frequência maior de anúncios não seria eficaz para os anunciantes se a veiculação não fosse inteligente. Como empresa, você precisa ter certeza de que não só está anunciando no meio certo e na frequência necessária, mas também para o público definido no plano de marketing.

As emissoras de rádio estão cada vez mais precisas nesse sentido. Além da segmentação geográfica pelo alcance do sinal, diferentes veículos em uma mesma região podem fornecer dados específicos da audiência para ajudar na elaboração da sua estratégia. Por exemplo, as rádios Atlântida, Itapema e CBN Diário, da NSC Comunicação, têm perfis próprios de público e permitem customizar suas campanhas conforme a necessidade.

Encontre a rádio ideal para sua marca

A NSC Comunicação tem as rádios de maior audiência em Santa Catarina, com milhares de ouvintes e conteúdos para variados públicos.

Essa experiência de mercado e a proximidade com nossos ouvintes representa muito mais segurança e otimização do investimento para os anunciantes. Além disso, oferecemos uma perfeita integração com canais digitais para a realização de campanhas on e off de impacto, como fez a Barbearia Casanova e tantos outros parceiros de sucesso da NSC.

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