Quanto sua empresa deve investir em marketing? Fazer um orçamento equilibrado não é tarefa fácil e disso depende não só a saúde financeira do seu negócio, como também sua capacidade de alcançar as metas.
Já mostramos que é possível basear esse orçamento de marketing em alguns fatores, como:
- Orçamento total da empresa;
- Receita;
- Margem de lucro;
- Lei de Nielsen;
- E parâmetros de mercado.
Trabalhar com essas porcentagens e valores relativos traz a vantagem de poderem ser adequados a diferentes realidades de negócios. Mas a verdade é que esse investimento envolve gastos reais e o empreendedor precisa conhecer os números de fato.
Se por um lado esse conhecimento permite escolher melhor cada investimento conforme o porte da empresa, por outro ajuda a descobrir que algumas estratégias, como a de mídias essenciais, estão mais ao alcance do que se imagina. Isso é o que veremos a seguir.
Leia também: Como fazer um orçamento de vendas, marketing e comunicação
Quanto investir em ferramentas digitais
Quanto investir em Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads
Parte do seu investimento digital deve ser em buscas patrocinadas e redes sociais, enquanto outra deve ser em mídias essenciais, que mostraremos adiante. Com relação ao primeiro caso, vamos ver individualmente Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.
Google Ads: não há um valor mínimo para investir em anúncios no Google. Sua empresa pode até começar com uma quantia irrisória, como 5 reais por dia. Mas quanto maior o investimento, mais dados você tem sobre suas campanhas para otimizá-las e ter melhores retornos. O que se recomenda é um investimento entre R$ 500 e R$ 1.000 para pequenos negócios para a geração de impressões que tragam o mínimo de acessos necessários.
Para empresas com bom faturamento recorrente, pode-se estabelecer uma porcentagem deste para aplicar em anúncios digitais, chegando até a casa dos 10%.
Facebook Ads: é possível obter resultados com 10 reais por dia, porém, assim como o Google Ads, um maior investimento se traduz em mais cliques. Empresas de pequeno porte podem começar com esses R$ 300 mensais em Facebook Ads e chegar a uma quantia mais razoável de R$ 600 ou mais por mês.
Uma ressalva: se os seus competidores investem muito ou se sua empresa precisa de resultados mais expressivos, deverá fazer um esforço maior.
Instagram Ads: pequenos negócios podem seguir o mesmo princípio de Facebook Ads, investindo entre R$ 300 e R$ 600 por mês no Instagram.
Somando, um investimento a partir de R$ 1.100 mensais em Google Ads e nas redes sociais mais populares é um bom começo para quem está começando.
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Quanto investir em marketing de influência
Uma boa tática para sua comunicação é investir em influenciadores. Como já comentamos em outro artigo, o marketing de influência é ótimo para fortalecer o posicionamento da marca.
O quanto será investido depende da estratégia, do acordo e do influenciador em si. Quanto maior o alcance e engajamento da base dessa pessoa, mais recursos serão necessários pela sua empresa.
De um modo geral, podemos separar as faixas de preço por nível de influência, usando como referência o Instagram:
Microinfluenciadores (1.000 seguidores): média de R$ 1.000 por pacote de postagens.
Influenciadores médios (até 50.000 seguidores): média de R$ 945 por postagem.
Grandes influenciadores e celebridades (acima de 50.000 seguidores): R$ 20.000 por postagem.
O ideal é mesclar a estratégia entre micros, médios e grandes influenciadores para melhor distribuição dos seus recursos e alcance a diferentes públicos. Mas se a sua empresa tem recursos mais limitados, comece com os microinfluenciadores da sua região ou do segmento em que atua.
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Quanto investir em mídias essenciais
Chegamos então às mídias de massa, ou mídias essenciais para seu negócio. Elas permitem alcançar públicos tão expressivos quanto segmentados e ainda contam com a credibilidade dos veículos para agregar valor à mensagem da sua marca.
Trazemos aqui como exemplo para seu orçamento de marketing os valores dos veículos NSC, distribuídos em pacotes do mais econômico ao mais avançado. E o melhor de tudo é que você pode escolher como investir de acordo com seus recursos, adquirindo o combo completo ou meios individuais para divulgação.
Júlia Munareto, executiva de Negócios e Soluções da NSC Comunicação, explica essa vantagem:
“Existem pacotes de mídia de todos os valores. Com nossos produtos digitais, por exemplo, temos pacotes em NSC Total, DC.com, Versar, G1, Gshow… todos bastante acessíveis e de amplo alcance: são mais de 93 milhões de visualizações de páginas por mês em nossos portais. É muita audiência.”
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Cenários de investimento na NSC
Para mostrar essa versatilidade dos pacotes NSC para diferentes portes de negócio, elaboramos quatro cenários de investimento. O perfil de público foi mantido constante, para melhor comparação, e variamos o tempo de veiculação da campanha entre 15 e 30 dias, revelando como esse período maior se traduz em mais inserções na programação e mais impressões no digital.
Os veículos também foram mantidos constantes (NSC TV, G1 no digital, Atlântida SC na rádio e DC no jornal), apenas propomos nos pacotes 3 e 4 formatos de anúncio de maior impacto para acompanhar a estratégia da campanha.
Então, temos na primeira coluna o meio para anunciar. Na segunda, a entrega, com os veículos, formatos de anúncio, quantidade de inserções e respectivos impactos ou impressões que podem ser gerados. Na última coluna estão os valores por meio, de acordo com a entrega proposta.
O investimento pode assim ser feito individualmente por meio, ou somando os quatro meios de cada pacote. Por exemplo, um anunciante pode investir apenas em digital no pacote 1, por R$ 14.000,00. Ou anunciar em TV, digital, rádio e jornal por 15 dias, com um alcance imensamente maior, por R$ 62.647,20.
Confira em detalhes!
Pacote 1
Duração: 15 dias. Público: M/F, classes ABCDE, 18+. Região: toda SC.
Meio: | Entrega: | Valor Negociado: |
TV | 5 inserções / 1,8 milhão de impactos / NSC TV | R$ 22.382,00 |
Digital | 1 milhão de impressões / G1 | R$ 14.000,00 |
Rádio | 48 inserções de 30s / Atlântida SC | R$ 15.475,20 |
Jornal | 4 inserções de rodapé alto / DC | R$ 10.790,00 |
Pacote 2
Duração: 30 dias. Público: M/F, classes ABCDE, 18+. Região: toda SC.
Meio: | Entrega: | Valor Negociado: |
TV | 15 inserções / 8 milhões de impactos / NSC TV | R$ 111.105,00 |
Digital | 3,4 milhões de impressões | R$ 47.600,00 |
Rádio | 80 inserções de 30s / Atlântida SC | R$ 25.792,00 |
Jornal | 8 inserções de rodapé alto / DC | R$ 21.580,00 |
Pacote 3
Duração: 15 dias. Público: M/F, classes ABCDE, 18+. Região: toda SC.
Meio: | Entrega: | Valor Negociado: |
TV | 8 inserções / 3,7 milhões de impactos / NSC TV | R$ 42.509,00 |
Digital | 1,6 milhão de impressões / G1 | R$ 21.000,00 |
Rádio | 48 inserções de 30s / Atlântida SC | R$ 15.475,20 |
Jornal | 2 inserções de ½ pág. / DC | R$ 69.884,00 |
Pacote 4
Duração: 30 dias. Público: M/F, classes ABCDE, 18+. Região: toda SC.
Meio: | Entrega: | Valor Negociado: |
TV | 28 inserções / 15 milhões de impactos / NSC TV | R$ 253.213,00 |
Digital | 3,4 milhões de impressões | R$ 47.600,00 |
Rádio | 112 inserções de 30s / Atlântida SC | R$ 36.108,80 |
Jornal | 4 inserções de ½ pág. / DC | R$ 139.769,00 |
Estes são cenários gerais, com inserções em programas variados durante a grade de horários na TV e rádio, e diferentes seções em jornal e digital. Sua empresa pode ter o máximo de aproveitamento ao selecionar os meios, veículos e opções de mídia mais adequadas à sua estratégia. Descubra como fazer isso a seguir.
Conheça o simulador de campanhas da NSC
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Primeiro, você define o objetivo da sua comunicação. Em seguida, estabelece o público-alvo da campanha, entre diversas opções de perfis. Por fim, limita o orçamento disponível para veiculação.
No final, recebe uma sugestão de estratégia customizada às suas necessidades. Quer ver como é prático? Faça uma simulação agora mesmo.