Marca de sorvetes investiu em rádio e TV e contou com inteligência artificial para mensurar o alcance e impulsionar o crescimento de vendas
O investimento em campanhas publicitárias sempre esteve no planejamento estratégico da Paviloche, empresa de Joinville (SC) com mais de 20 anos de mercado. No entanto, mensurar o retorno dessa publicidade era um dos principais desafios da marca, que tem hoje mais de 100 produtos no portfólio, como açaí e creme de avelã.
Foi então que a marca fechou, por meio da NSC Comunicação, uma parceria com a Gofind, startup catarinense que oferece um localizador de produtos. Por meio de inteligência artificial, o localizador mostra aos consumidores onde encontrar o item que procura em comércios próximos e também onde estiver disponível. Em três meses, as buscas pelos produtos da marca cresceram 400%.
A Paviloche, que sempre investiu em Rádio e TV, percebeu que existia a necessidade de auditar, de maneira mais assertiva, o impacto dessas campanhas para, a partir desta análise, desenhar a melhor estratégia para impulsionar as vendas.
Com o auxílio da startup, integramos a tecnologia do localizador de produtos às ações veiculadas na Rádio e TV, tendo um retorno mais preciso da audiência e de como o consumidor foi impactado nesses canais — avalia Douglas Pavinato, CEO da Paviloche.
A marca aliou a tecnologia ao impacto das mídias essenciais para auxiliar as pessoas impactadas a localizarem os locais em que há disponibilidade do produto.
Nosso objetivo com a Paviloche foi melhorar a experiência dos clientes, fazendo com que fossem direcionados para a loja certa, de acordo com a sua localização, evitando, desta forma, uma possível ruptura – momento que o cliente chega ao ponto de venda e não encontra determinado item, o que gera um enorme prejuízo à marca — explica Felipe Samy, diretor de marketing da Gofind.
A NSC está sempre em busca de novas soluções de comunicação para os clientes. Neste caso,
além de melhorar a experiência do consumidor, entregamos uma outra forma de mensuração de mídia – explica o Diretor-geral de Mercado, Adriano Araldi.
— Ao mesmo tempo em que auxiliamos a mensurar e analisar o alcance de quantas pessoas foram motivadas a adquirir o produto, conseguimos comparar a efetividade dessas ações. Este é o principal benefício do uso da plataforma — acrescenta Samy.
Parceira da Gofind desde o lançamento do portal de Negócios SC, a NSC Comunicação é uma empresa formada pelos veículos NSC TV – afiliada Globo –, Diário Catarinense, A Notícia, Jornal de Santa Catarina, Hora de SC e rádios CBN Diário, Atlântida e Itapema, além do portal NSC Total. O grupo oferece às empresas interessadas em investir no mercado catarinense soluções para otimizar suas campanhas em diferentes plataformas.
Sobre a Gofind
Fundada em 2015, a Gofind tem como objetivo se tornar o principal localizador de produtos em lojas físicas do Brasil. Com mais de 600 empresas integradas, a empresa ajuda as marcas a utilizarem seus próprios canais de marketing para atingirem o seu consumidor e, consequentemente, garantirem vendas. Entre os clientes que já utilizam a ferramenta, estão: Nestlé, Açaí Frooty, Copra, Jasmine, Casa di Conti e Unilever.