Como aumentar o engajamento com a marca? Essa é uma das perguntas essenciais do marketing — e não falamos apenas das redes sociais.
Um público engajado vai muito além das curtidas. Ele atua como embaixador, defensor e divulgador da marca.
Para conquistar esse tipo de relação que se reflete em maior fidelidade, fortalecimento da empresa e crescimento nas vendas, você precisa entender a fórmula 3C de engajamento: conhecimento, conexão e compartilhamento. Veja como ela funciona a seguir.
3C: como aumentar o engajamento?
Conhecimento
Logicamente, para que as pessoas interajam com a comunicação da marca, é preciso que elas a conheçam. Mas nem toda forma de descoberta tem o mesmo peso para aumentar o engajamento do público.
Sua empresa tem um arsenal de recursos à disposição para estimular essa descoberta. Ter uma estratégia de conteúdo digital, com distribuição em diferentes meios, é um dos mais importantes.
Quando o conteúdo é produzido com otimização para mecanismos de busca, esse conhecimento é ainda mais positivo. Isso porque o consumidor descobrirá a marca em um momento de interesse espontâneo, ou até mesmo de necessidade. Os resultados disso são:
- Maior percepção de valor na comunicação da marca, o que pode levar a mais curtidas, comentários e outras interações.
- A continuidade da relação levará a aumentar o engajamento do público com os produtos ou serviços da empresa.
O marketing digital ainda tem as redes sociais como facilitadora desse conhecimento. Especialmente quando aliada ao marketing de influência, uma estratégia nas redes tem grande potencial de impulsionar o alcance da marca. E se você aproveitar a força dos vídeos na internet, irá mais longe.
Mas um dos principais fatores a levar em conta não é o simples fato da descoberta, e sim como e onde ela ocorre. Quando comparamos o contato do público com a comunicação das marcas nas redes sociais e em uma mídia essencial, como a televisão, a capacidade de reconhecimento e de lembrança é maior na TV.
As mídias essenciais oferecem muito mais que alcance, elas têm mais credibilidade e retêm uma maior atenção das pessoas. Isso é fundamental para aumentar o engajamento do público na continuidade do relacionamento.
Veja a força da NSC em cada região de Santa Catarina.
Conexão
O que acontece a partir do momento em que o consumidor entra em contato com sua comunicação? Por que ele fará qualquer ação, como curtir suas postagens ou seguir seu newsletter?
A resposta mais teórica para isso está na identificação. Você precisa saber muito bem quem é o público-alvo com que se comunicará e qual é a persona da marca. A partir disso será possível trazer as informações mais relevantes para sua audiência e imprimir o tom da comunicação mais efetivo para aumentar o engajamento.
Também é importante lembrar que a comunicação não sobrevive apenas de campanhas comerciais. O consumidor não compartilha anúncios por si só, ele repassa histórias que o emocionaram, informações que o surpreenderam, conteúdos divertidos ou úteis para os conhecidos dele.
É preciso ir além dos anúncios comerciais e usar diferentes recursos para construir uma identidade de marca forte, que fomente essa conexão mais profunda. Você pode fazer isso com ações de:
- marketing de diferenciação;
- marketing social;
- marketing de experiência;
- entre outros tipos de marketing.
Crie campanhas com conceitos fortes, histórias marcantes e muita criatividade para engajar o público. Uma boa proporção é dedicar 60% das campanhas a fortalecer a marca e 40% em vendas.
Sob uma perspectiva mais prática, sorteios e concursos ocasionais ajudam a movimentar as interações, principalmente on-line. No dia a dia, invista também em conteúdos interativos para aumentar o engajamento.
É claro, nem todas as interações são necessariamente positivas. Deve-se estar preparado para lidar com as reclamações que surgirem e evitar que todo o trabalho de conexão seja perdido com uma crise de imagem.
Aprenda como lidar com reclamações de clientes on-line.
Compartilhamento
Muito mais que um compartilhamento de um post, aqui nos referimos ao consumidor atuar como propagador da marca. Ele pode elogiar os serviços da empresa nas redes sociais, recomendá-la a um conhecido em conversa privada, fazer uma avaliação positiva no e-commerce, entre tantas formas de se tornar um compartilhador.
Isso ocorre em uma etapa posterior da jornada do consumidor, quando muitas empresas acreditam que não é mais necessário investir no engajamento desse público já convertido. É o que separa as marcas comuns das top of mind: as mais reconhecidas continuam próximas dos seus clientes e os transformam em embaixadores delas.
Para chegar a esse nível, primeiro você precisa de um excelente pós-venda, seja no sucesso do cliente, seja no SAC. Sem oferecer uma boa experiência ao público não será possível conquistar esse tipo de lealdade.
O segundo passo é a área de marketing entender que precisa trazer o consumidor para dentro da comunicação. Abrir à participação do público, criar conteúdos em parceria, mostrar cases de sucesso e ser interativo nas redes sociais são ótimas formas de ganhar a amizade da sua audiência.
Assim, sua comunicação não só será reconhecida, como despertará o desejo de as pessoas interagirem com ela.
Confira o que é reconhecimento de marca e como mensurar seu sucesso.
Encontre os veículos certos para aumentar o engajamento
Agora que você conhece os 3C para aumentar o engajamento (conhecimento, conexão e compartilhamento), é hora de tornar sua marca mais conhecida. Seja qual for seu público-alvo em Santa Catarina, a NSC tem uma solução para sua comunicação.
Faça o teste para ver como é fácil encontrar os veículos certos para sua estratégia. Em nossa ferramenta exclusiva, é só definir a segmentação, estabelecer o objetivo da campanha e limitar o orçamento para receber uma recomendação ideal para seu negócio. Aproveite o Simulador de Campanhas.