3 ideias para aumentar as vendas na Páscoa

31/03/2020

Marketing

3 ideias para aumentar as vendas na Páscoa

A Páscoa em 2020 será no dia 12 de abril, considerada a segunda data mais importante do calendário comercial brasileiro, só atrás do Natal. Ela representa uma enorme oportunidade para aumentar as vendas e tem um faturamento projetado de R$ 2,4 bilhões para as marcas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Descubra, então, quais são os dados para sua empresa ficar atenta e como interpretá-los para aumentar as vendas na Páscoa.

Leia também: Como preparar o PDV e criar uma estratégia de comunicação para Páscoa

Otimismo para a Páscoa 2020

Dados de 2019 da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, estimam que a Páscoa leve mais de 113 milhões de brasileiros às compras nessa época.

Neste ano, a expectativa do mercado é de um crescimento de 5% a 10%, mesmo com a alta de 2% no preço dos ovos de chocolate, acompanhando a alta do dólar que influencia alguns insumos da indústria.

Marcas como Cacau Show, Lacta e Nestlé têm apostado na diversificação de produtos para atingir diferentes públicos e também estão otimistas para a Páscoa 2020. Ao mesmo tempo, cresce o espaço para produtos artesanais, novas opções, como os ovos para comer de colher, e chocolates veganos e sem lactose.

Um dos fatores que contribuem para esse otimismo é o fato de que essa data especial cai na primeira quinzena do mês, o que favorece o consumo, diferentemente do que foi no ano anterior. Então, saiba como aproveitar essa oportunidade para aumentar as vendas na Páscoa 2020.

Esta Páscoa promete vir recheada de sucesso para os negócios. (Fonte via Freepik)

Ideias para aumentar as vendas na Páscoa

1. Antecipe a busca por informações

Já em 2019, conforme os dados de CNDL e SPC Brasil, 86% dos consumidores pretendiam fazer pesquisa de preços antes de comprar presentes de Páscoa. Isso lhes possibilitava uma economia de até 95% em um mesmo produto.

No entanto, é preciso considerar aí duas questões importantes.

Primeiro, preço pode ser justificado entre produtos diferentes. A mesma fonte acima ainda revela que os fatores que mais pesam na escolha dos presentes são:

Perceba como a qualidade do produto tem um peso muito parecido ao do preço na hora da compra. Quase uma em cada três pessoas também considera a capacidade da marca de ir além dos produtos-padrão da data e atender a interesses específicos.

O segundo ponto, totalmente inesperado pelo mercado, será o impacto do coronavírus nessa busca pelo melhor custo-benefício. Embora o consumidor prefira fazer as compras de Páscoa no PDV, é natural esperar um comportamento um pouco diferente na pesquisa prévia: menos “bater perna” e mais consultas on-line, indo à loja diretamente para comprar.

Essa é uma oportunidade de sua marca se antecipar, entregar as informações para o consumidor onde ele está e aumentar as vendas na Páscoa.

Para isso, as mídias essenciais, como a televisão, a rádio e o jornal, são fundamentais para divulgar os diferenciais dos seus produtos ao maior número possível de pessoas. Quanto mais clara for essa comunicação da marca e quanto mais impressões ela causar, maiores as chances de o público pensar nela na hora da compra.

Graças a campanhas nessas mídias, empresas anunciantes na NSC conseguiram, inclusive, aumentar as buscas on-line por palavras-chave relacionadas a elas, desde “basquete” até “carne suína”. Imagine o que sua marca pode conseguir anunciando na empresa líder de comunicação em Santa Catarina!

Investir em conteúdos patrocinados nos grandes jornais do Estado, informando sobre seus diferenciais, é outra excelente forma de atrair o interesse dos consumidores para sua marca.

Leia também: Saiba como ter seu conteúdo digital na NSC

2. Foco no público feminino e na autoindulgência

Uma informação importante sobre o público consumidor na Páscoa diz respeito ao gênero dessas pessoas: entre os brasileiros interessados em fazer compra nessa data especial, 76,4% são mulheres. Esse percentual é ainda maior do que o papel delas como responsáveis pelas decisões de compra em 61% dos lares, de acordo com uma pesquisa da agência J. Walter Thompson.

É interessante, portanto, ter uma mensagem de Páscoa que ressoe com esse público e segmentar a comunicação nesse sentido. A escolha dos veículos ideias para sua campanha de Páscoa pode fazer uma enorme diferença nos seus resultados de vendas.

Outro fato a notar sobre o público feminino é que quase um terço das mulheres (31,8%) pretendem comprar presentes para si próprias. Isso permite abrir o leque de produtos e serviços a oferecer na Páscoa, pensando em quais outros mimos elas podem se dar nessa época.

Case de sucesso: Propaganda na TV aumenta 40% no fluxo de clientes

3. Venda seu peixe (seja ele qual for)

Entramos aí na terceira dica para aumentar as vendas na Páscoa: é possível faturar com a data mesmo não vendendo chocolate.

Dados do Google indicam que 85% dos brasileiros celebram a Páscoa. É preciso lembrar, então, tudo que gira em torno dessa celebração.

Primeiro, há a quaresma que muda a alimentação no País e impulsiona o consumo de peixes. Para o setor de vinhos, o período da Páscoa é a terceira melhor época do ano, representando 20% das vendas. A venda de azeite também cresce, só para citar alguns casos.

Entrando no clima, outros setores têm procurado abordagens próprias para aumentar as vendas. Como é um momento de reunir a família e os amigos, a oferta de produtos para casa com a temática de Páscoa tem sido cada vez mais difundida, por exemplo.

Restaurantes e hotéis também procuram oferecer experiências diferenciadas para quem deseja aproveitar esse momento especial.

A lista de exemplos é longa, mas a lição é a mesma: seja qual for o seu negócio, com uma boa estratégia de comunicação é possível atrair o público e vender mais. Saiba tudo sobre como aproveitar as datas comerciais com nosso e-book Calendário de Vendas 2020. Confira as dicas especiais nele e aproveite todas as oportunidades!

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