Como planejar o Dia das Mães em tempos de coronavírus?

09/04/2020

Vendas

Como planejar o Dia das Mães em tempos de coronavírus?

O Dia das Mães de 2020 acontecerá em 10 de maio e será diferente de tudo que já vimos em termos de calendário comercial. O cenário atual demanda uma alta capacidade de adaptação das equipes de marketing para tornar as marcas relevantes nesta data e, por outro lado, evitar campanhas descontextualizadas com a nossa realidade.

Confira a seguir cinco pontos para considerar na sua estratégia para o Dia das Mães em tempos de coronavírus.

Dia das Mães à distância

O distanciamento social será, talvez, o maior impacto do novo coronavírus no Dia das Mães em 2020. No Reino Unido, por exemplo, onde a data foi comemorada no dia 22 de março, houve inclusive campanhas reforçando a necessidade de filhos e filhas preservarem o distanciamento seguro com relação às mães em grupo de risco.

No Brasil, considerando apenas as mulheres acima de 60 anos, são 16,9 milhões delas no País, segundo a PNAD Contínua do IBGE. Calcule-se aí uma razoável população de mães com filhos vivendo separados entre elas.

Muitas famílias terão de lidar com esse desafio de comemorar o Dia das Mães à distância e com respeito às orientações sobre contato pessoal. Então, as campanhas de marketing que funcionavam até ano passado precisam ser recontextualizadas. Que tipo de mensagem sua marca transmitirá para famílias que não poderão se abraçar?

É preciso ter muito cuidado na escolha das imagens e das palavras que serão usadas nesta campanha de Dia das Mães. Repense a data como um todo para criar algo em sintonia com o momento atual, mostrando como sua marca pode ajudar a amenizar este período difícil.

Leia também: Como pensar suas campanhas durante o coronavírus?

Antecipação é essencial

Assim como em qualquer campanha, planejamento e antecipação são fundamentais para o sucesso das ações de marketing. Mas gostaríamos de acrescentar dois motivos extras para antecipar sua campanha de Dia das Mães em tempos de coronavírus.

Primeiro, garantir que sua empresa tenha o estoque de produtos necessários. Como diversos países ao redor do mundo estão parando suas produções e mesmo o comércio brasileiro está limitado, conseguir os itens desejados para venda pode levar certo tempo. Pode ser preciso, inclusive, buscar alternativas de fornecedores e de produtos.

O segundo motivo para antecipar o Dia das Mães é para dar tempo de o consumidor receber a compra pela internet. Isso precisa ser reforçado para o público, uma vez que os prazos de entrega serão diferentes neste ano. Quem quiser receber a tempo deve comprar o quanto antes.

A logística será um desafio extra neste Dia das Mães. (Foto via Freepik)

Serviço de entrega especial

Para compensar a distância das mães nos casos em que se impõe o distanciamento social, uma dica é caprichar no serviço de entrega para levar mais que presentes. É preciso levar, também, emoções.

Crie opções de entrega diretamente nas casas das mães, com algum toque de personalização para representar o afeto da data. Ofereça sugestões para filhos e filhas demonstrarem carinho de um jeito especial, com embalagens e mensagens diferenciadas. O objetivo é estabelecer sua marca como uma ponte conectando as famílias.

Leia também: Desmistificando: vale mostrar preços nos anúncios?

Comprar agora, retirar depois

No entanto, nem todo presente precisa ser necessariamente físico ou sujeito a entrega. Setores que trabalhem com serviços de experiência, como agências de viagem, hotéis, spas, entre outros, também podem marcar presença no Dia das Mães.

O segredo está no planejamento comercial. É possível vender agora, a preços promocionais para gerar fluxo de caixa, para que os clientes retirem depois, quando for mais propício. Pense como um investimento do consumidor em experiências futuras, como um pacote turístico. O importante é flexibilizar as condições de retirada desse benefício.

Garanta seu espaço

Com a redução de mídias disponíveis para divulgação, como a externa, a tendência é que a procura pelas mídias essenciais, como televisão, jornal e digital, seja maior pelos anunciantes. Com a menor capacidade de circulação do consumidor, estas mídias serão a maior vitrine das marcas neste Dia das Mães.

Antecipe também seu espaço nos canais de comunicação que chegam a milhares de catarinenses. Entre em contato com nossos consultores para saber as condições e oportunidades.

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