Ter uma marca forte não é exclusividade de grandes nomes do mercado, como Magazine Luiza, Havaianas ou Natura. Ela pode ser insubstituível para o público-alvo independentemente do porte da empresa, por isso todos os negócios precisam de uma estratégia de branding para se fortalecer.
Conheça a seguir o que é branding e os quatro princípios fundamentais para considerar na gestão da sua marca.
O que é branding?
De um modo geral, no livro “Administração de Marketing”, Philip Kotler e Kevin Lane Keller oferecem a definição de branding como: “Branding é atribuir produtos e serviços com o valor de uma marca”.
Branding vem de “marca”, no inglês. É o processo de dar um significado específico a uma companhia e aos produtos ou serviços que ela oferece. Isso ajuda o consumidor a identificá-los e distingui-los da concorrência.
Tudo começa com o nome da marca em si e com a sua identidade visual. Esses são os elementos mais básicos de identificação para o consumidor. No entanto, ter de fato uma estratégia de branding quer dizer mais do que isso. É planejar ações que influenciem como a marca será sentida pelo público.
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Princípios para uma estratégia de branding
Pensar além da identidade visual
O logo, as fontes utilizadas na comunicação e o esquema de cores são elementos importantes da apresentação da marca, mas o branding também abrange outros aspectos visuais, como a exibição de produtos no PDV e as campanhas de comunicação, e vai muito além do que se vê.
Pense na marca como um ser humano. Cada pessoa não se resume apenas a um nome e uma aparência física: é sua trajetória, seus interesses, como ela se comunica, aquilo em que acredita, pelo que trabalha e quais são seus objetivos.
Da mesma forma, a construção de uma marca diferenciada envolve diversos fatores não materiais que baseiam as ações concretas dela.
Tangibilizar a marca em todos os pontos de contato
A marca é a soma de todas as impressões e contatos que o público tem.
Continuando a analogia entre marcas e pessoas, podemos afirmar que o indivíduo é definido por suas várias relações com outros seres e pelos diferentes ambientes em que circula. A coesão da identidade dele está relacionada à capacidade de se portar de uma forma esperada em casa, na rua, no trabalho, onde for.
Uma estratégia de branding procura, então, estabelecer uma apresentação em comum para a marca em quaisquer de seus pontos de contato com o público. Por isso, é muito mais que um documento para deixar na gaveta ou um apanhado de frases na seção “Sobre” do site da empresa. É, na verdade, o parâmetro sobre como agir em cada ponto de contato com o consumidor.
Por exemplo, não adianta declarar na missão, visão e valores que atender bem é uma prioridade se a qualidade de atendimento nas lojas deixa a desejar. Na somatória dos fatores, a percepção do cliente pesará mais que o discurso da marca.
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Dar personalidade à marca
É preciso entender também que seus produtos e serviços não cumprem apenas um papel objetivo na vida das pessoas. Eles satisfazem anseios, trazem emoções, inspiram.
A marca, portanto, deve humanizar-se para atender a desejos humanos que nem sempre são lógicos. Tome o exemplo da Nike: o mercado de materiais esportivos é bastante competitivo, mas ela, como nenhuma outra empresa do ramo, consegue transmitir uma mensagem de superação ao público. É mais que tênis, roupas e acessórios, é o potencial atlético adormecido de cada um.
Para dar personalidade à marca, primeiro é preciso ter uma persona bem definida, na qual se baseará o tom da comunicação e quais temas a marca abordará. O segundo passo é ter uma estratégia de branding consistente no longo prazo, afinal, a identificação pelo público vem com o passar do tempo e precisa de constância. Por fim, invista em campanhas institucionais que reflitam essa personalidade e reforcem a marca, em vez de só criar campanhas comerciais.
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Construir o branding em conjunto com o consumidor
Quando termina uma estratégia de branding? Nunca.
A marca não existe apenas para si própria, ela deve ser percebida pelo público. Este, por sua vez, está em constante transformação como o mundo à sua volta. Por isso é fundamental trazer o consumidor para a a marca, para a construção do branding.
Você pode fazer isso por meio de pesquisas de opinião, pesquisas de brand lift, análises de comportamento e, principalmente, ouvir seus clientes e criar uma comunicação direta com eles. Desse modo, sua empresa busca estar sempre em sintonia com o consumidor.
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