Pesquisa avalia a presença digital das empresas catarinenses

01/06/2020

Marketing

Pesquisa avalia a presença digital das empresas catarinenses

A capital de Santa Catarina tem um lugar de destaque no mercado brasileiro de tecnologia. Não à toa, Florianópolis é chamada de “Ilha do Silício”, em referência ao polo tecnológico nos Estados Unidos onde estão companhias como Facebook e Google. Mas como esse status se reflete na presença digital das empresas na região?

Para avaliar a maturidade e a efetividade dos negócios locais na internet, a IlhadoSilicio.com fez uma pesquisa com profissionais de 224 organizações da capital. A partir dos resultados, temos não só um panorama do marketing on-line em Florianópolis como também um benchmark, ou referência, para desenvolver a presença digital das empresas catarinenses em mercados não tão maduros.

Confira os números em destaque a seguir.

Principais itens avaliados

Mais de 300 profissionais avaliaram o desempenho das suas próprias empresas nos seguintes canais digitais: website, e-mail marketing e redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp, LinkedIn e Twitter).

De um modo geral, deram uma nota de 0 a 5 a duas questões principais:

A partir disso, podemos dizer que em notas 4 e 5 os entrevistados se consideram muito satisfeitos com o desempenho obtido no canal. Por outro lado, notas 0 e 1 representam a ausência de uma estratégia ou sua ineficiência para a empresa.

Leia também: A maturidade digital das empresas no Brasil

Pesquisa avalia o marketing digital na “Ilha do Silício”. (Foto via Freepik)

Resultado da pesquisa

Como aponta Tiago Otani Rocha, cofundador da IlhadoSilicio.com e um dos responsáveis pela pesquisa, o resultado “dá uma ideia daquilo que outras empresas estão fazendo e como estão se saindo nos diversos canais on-line”. E os números mostram que há diferentes níveis de maturidade conforme o canal trabalhado.

Website

É o canal mais difundido na presença digital das empresas catarinenses. Apenas 4% dos entrevistados afirmam que suas organizações não possuem website.

Tem sido também o segundo mais efetivo para gerar negócios, só atrás do e-mail marketing. No entanto, 30% dos respondentes estão muito insatisfeitos com o funcionamento do site no celular. Isso mostra que a usabilidade em dispositivos móveis ainda é um ponto crítico das estratégias digitais.

E-mail marketing

Os índices mais altos de satisfação encontram-se aqui. Quase metade dos entrevistados (45%) acreditam que sua presença digital neste canal representa adequadamente a empresa, enquanto 51% estão muito satisfeito com a geração de negócios por ele.

Apesar desses bons números, 23% dos profissionais não estão convencidos do potencial do e-mail marketing. Diante do bom rendimento para a maioria, é o caso de procurar adotar boas práticas de planejamento e envio de mensagens nessas outras situações.

Redes sociais

Aqui a insatisfação tem sido maior, como podemos ver pelas notas 0 à pergunta sobre geração de oportunidades de negócio em cada rede. Para Facebook, Instagram e LinkedIn, 18% dos entrevistados disseram que não geram negócios. No WhatsApp e no Twitter, esse número chega a 24%.

Mas também há um brecha de atuação na presença digital das empresas catarinenses. Por exemplo, quase um terço dos entrevistados (32%) afirmou que os negócios sequer tinham perfil no WhatsApp.

Já com relação ao ranking de satisfação — mais notas 5 à pergunta sobre geração de negócios —, a ordem foi a seguinte:

Quando usado corretamente, há uma mudança drástica no desempenho do canal e nos resultados positivos que ele pode trazer à empresa. Ou seja, pode ir do oito ao oitenta, dependendo da aplicação.

Aprenda: Como utilizar o WhatsApp para negócios

Dificuldades na presença digital das empresas catarinenses

Percebe-se que há muitos pontos a melhorar nas estratégias de marketing digital. Mas o que impede as empresas de avançar?

— Para as pequenas empresas, a questão do orçamento sempre aparece como limitante. Existem muitas ferramentas gratuitas ou acessíveis, mas o conhecimento e a gestão exigem profissionais que andam fazendo falta: os bons analistas de marketing digital. Já as grandes costumam se queixar de um problema que as menores também têm, a dificuldade em produzir e publicar conteúdo de qualidade, de forma consistente, em diversos formatos, num ritmo crescente — comenta Tiago Otani Rocha.

Ter esse benchmark da pesquisa é importante para alertar os empreendedores de que é necessário investir em marketing para ter bons resultados. Muitas empresas já estão gerando bons negócios com a presença digital e a luta delas agora é para voar cada vez mais alto nessa área.

— Se precisamos evoluir? Com certeza! É uma área que avança muito rápido, não dá para parar de estudar, de testar. O Brasil tem muito para avançar ainda também, em relação a outros países — complementa Rocha.

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