Gerar caixa tem sido um grande desafio das empresas nos últimos meses, em especial para os pequenos negócios e profissionais autônomos. Para superar isso, tem-se buscado novas formas de vender para aumentar o faturamento e, também, meios de reduzir ou otimizar os gastos para equilibrar as finanças.
Agora, você sabia que as novas tecnologias de cobrança podem ajudar nessas duas estratégias? Entenda a seguir como isso é possível.
3 formas de gerar caixa em meio à crise
Adotar novas tecnologias de cobrança e pagamento
Com as medidas de distanciamento social por causa da pandemia de Covid-19, a jornada de compra do consumidor tornou-se muito mais digital. Mas não só isso, pois os próprios meios de pagamento se virtualizaram.
Uma pesquisa da Opinion Box mostra essa mudança. O público diminuiu o uso de dinheiro em espécie e de cartões tradicionais na hora de comprar nos estabelecimentos físicos. Enquanto isso, pretende utilizar mais carteiras digitais, cartões por aproximação e QR Codes. Ou seja, a preferência agora é por transações que não envolvam contato direto entre clientes e vendedores.
Diante disso, adotar novas tecnologias de cobrança e pagamento cria um diferencial e uma vantagem competitiva para o negócio. Ao oferecer métodos mais seguros e mais práticos, a empresa pode conquistar um público maior. Isso, por sua vez, permite gerar caixa neste momento crítico e no longo prazo.
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Reduzir a inadimplência de forma automatizada
Outra dificuldade para gerar caixa durante a crise são os atrasos nos pagamentos por parte do consumidor.
Com a pandemia, a inadimplência das famílias brasileiras alcançou o maior índice desde 2017, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em meio a isso, alguns segmentos são particularmente afetados, como as mensalidades do ensino particular e aluguéis de imóveis.
Muitas vezes, as empresas precisam tomar uma postura mais ativa para garantir esses recebimentos em atraso. Mas você já deve saber que isso demanda tempo e dedicação de colaboradores — dois recursos reduzidos durante uma crise como a que atravessamos.
Os negócios não só têm de concentrar esforços para se reinventarem no cenário atual, como estão trabalhando com equipes menores em muitos casos.
A solução para esse problema é utilizar um sistema automatizado de cobrança de inadimplentes. Uma ferramenta como a do Asaas, por exemplo, permite notificar os clientes por e-mail e SMS antes e depois do vencimento, efetuar cobranças com o auxílio de robôs de voz e recuperar os pagamentos atrasados.
Essa ferramenta é especialmente útil agora em que há a necessidade urgente de gerar caixa para manter a operação, mas também traz uma perspectiva bastante positiva para o futuro da empresa.
— Uma das razões da inadimplência é o esquecimento por parte dos consumidores, que deixam os boletos arquivados e perdem a data de vencimento. Porém, demandar uma pessoa exclusivamente para fazer as cobranças é um custo que pode sair ainda mais caro. A automatização facilita em muito e é capaz de reduzir em 28% a inadimplência — explica Piero Contezini, CEO do Asaas.
Escolher a ferramenta de cobrança mais completa
Vimos que uma ferramenta digital pode ajudar a recuperar cobranças atrasadas e até mesmo reduzir a inadimplência do consumidor.
Entretanto, além disso, o setor financeiro de uma empresa depende de diversos outros serviços, como geração e envio de boletos, emissão de notas fiscais e comprovantes, máquina de cartão etc. Colocando na ponta do lápis, contratar individualmente cada uma dessas soluções pode não compensar do ponto de vista do custo-benefício.
A melhor forma de a empresa otimizar o investimento em tecnologias é aproveitar as ferramentas mais completas do mercado, que trazem diversas soluções imprescindíveis em um só lugar.
Nesse sentido, mais uma vez o Asaas se destaca até internacionalmente. A empresa catarinense foi escolhida como uma das 50 mais inovadoras da América Latina pelo Fórum Econômico Mundial em 2018 e está entre as 19 fintechs para se ficar de olho pela pesquisa Fintech Mining Report.
Com o Asaas é possível:
- Cobrar clientes por cartão de crédito ou débito com uma maquininha gratuita via aplicativo.
- Pagar boletos da empresa, contas de consumo e até impostos pelo celular.
- Gerar boletos únicos, parcelados ou de mensalidades para seus clientes.
- Enviar as cobranças e links de pagamento diretamente por e-mail e SMS.
- Emitir notas fiscais de serviço e comprovantes da sua empresa.
- Notificar clientes de faturas prestes a vencer ou em atraso.
- Contar com um robô de voz para realizar as cobranças por ligação telefônica.
- Antecipar suas cobranças de boleto bancário e cartão de crédito para completar o fluxo de caixa.
Como se vê, o Asaas é uma solução completa entre as novas tecnologias de cobrança que podem ajudar sua empresa neste momento difícil.
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