O marketing nas redes sociais, especialmente no cenário da pandemia, tem sido importante para conectar pequenos negócios ao público-alvo. Não é à toa, nos últimos meses as empresas têm intensificado a busca por conquistar seguidores no Instagram, Facebook e afins.
Mas é preciso ter alguns cuidados ao elaborar uma estratégia para redes sociais. Ganhar seguidores de qualquer jeito pode trazer mais reflexos negativos que positivos. Há um jeito certo de fazer isso e o mostraremos a seguir. Aproveite!
Como conquistar seguidores nas redes sociais?
1. O que não fazer para ganhar seguidores no Instagram
O primeiro passo é entender que não há atalhos para conquistar seguidores no Instagram, no Facebook, no Tik Tok etc. Isto é, para quem deseja ganhar seguidores verdadeiros e possíveis leads nas redes sociais.
Dito isso, duvide de qualquer solução que envolva comprar seguidores e likes ou usar robôs para seguir e desseguir pessoas. Primeiro, porque essas práticas inflam os números sem de fato contribuir com a marca e, inclusive, podem prejudicar sua imagem junto ao público. Segundo, suas contas podem ser penalizadas se houver alguma atividade inautêntica feita pela empresa.
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2. Trabalhe dentro do melhor possível
Se não há passes de mágica, como conquistar seguidores? Com conteúdo, é claro. Nesse quesito, uma orientação importante é focar nas redes que fazem mais sentido para o momento atual do seu negócio, especialmente se é uma pequena empresa.
A produção de conteúdo de qualidade exige esforço, não tenha dúvida disso, e alguns formatos demandam mais tempo e recursos que outros. Além disso, quanto mais ampla for sua presença na internet, terá mais mais redes para responder, maior demanda de publicações, mais dados para analisar… E tudo isso é difícil tendo uma equipe enxuta ou orçamento limitado.
Caso no começo só consiga produzir fotos e textos e gerir no máximo duas redes sociais, não há problema com isso. Apresente seu melhor dentro da sua realidade e vá trabalhando para dar passos maiores em seguida.
3. Automatize o agendamento e a publicação de postagens
Você precisa ter outros dois cuidados com conteúdo: frequência de postagens e conhecimento dos melhores horários para postar.
Apenas um conteúdo de qualidade não terá um grande efeito para conquistar seguidores, embora possa despertar a curiosidade. Mas quando a marca posta vários deles por semana, toda semana,o público fica conectado com o que ela tem a dizer.
O segundo cuidado é garantir que esses posts apareçam nos horários mais prováveis de serem vistos. Isso é muito mais fácil quando se usa alguma ferramenta digital para agendar postagens. Assim, você não precisa lembrar a todo instante de alimentar suas redes sociais.
4. Converse com seus seguidores
O jeito certo para conquistar seguidores é pensar nas suas redes sociais como uma comunidade em torno da qual se reúnem pessoas afins. Então, converse e proponha conversas.
Comece respondendo os comentários nas suas postagens. Pergunte o que os seguidores gostam mais, ou o que preferem. Faça enquetes. Abra seus Stories para questões. Ou seja, não espere apenas que eles interajam com sua marca, você também precisa interagir com eles.
5. Participe dos assuntos em alta
Uma forma de tornar sua marca mais conhecida e atrair seguidores é participar das conversas que já estão acontecendo nas redes. Você pode criar conteúdos que dialoguem com as hashtags em alta no momento ou comentar nos perfis de influenciadores relacionados ao universo da sua marca. Contudo, evite ser promocional nessas ocasiões, foque em acrescentar algo ao assunto levantado para não parecer que está se aproveitando da situação.
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6. Responda mensagens com rapidez
As redes sociais são uma utilidade para o público, não podemos nos esquecer disso. Quando o consumidor precisa resolver algum problema com a empresa ou comentar sobre ela, é para as redes que ele vai primeiro. Portanto, caso o seu negócio se torne conhecido por prestar um atendimento ágil e eficiente, as chances de conquistar seguidores serão maiores.
7. Marcações ampliam seu alcance
Cada perfil tem uma bolha de alcance nas redes sociais. Para ganhar seguidores, o tempo todo você precisa procurar formas de entrar em outras bolhas.
Uma forma de conseguir isso é aproveitando todas as oportunidades de marcar pessoas nas suas postagens. Quando receber visitas especiais ou realizar eventos no estabelecimento, faça um registro e marque essas pessoas na publicação. Com isso, elas podem se motivar a compartilhar o conteúdo, ampliando o alcance da sua marca.
Além disso, o uso de marcações de localização e hashtags também contribuem para trazer mais visibilidade, embora em menor escala.
8. Seja natural (mas não descuide da produção)
Ao usar fotos e vídeos, deve-se procurar um equilíbrio: nem superproduzir ao ponto de parecerem artificiais nem fazer de qualquer jeito. A regra para isso é valorizar sem distorcer. Tendo uma boa iluminação, uma imagem em foco, uma boa resolução do arquivo e o cuidado de enquadrar apenas aquilo que você deseja mostrar já é meio caminho andado.
Outra dica útil para trazer naturalidade às imagens é evitar o uso de logo ou marca-d’água sobre elas.
9. Proponha uma recompensa
Tendo todos esses cuidados, existe uma forma de acelerar o ganho de seguidores: oferecer uma recompensa tangível. Isso é muito comum no caso de sorteios em que é preciso seguir a marca para concorrer. Entretanto, também é possível oferecer conteúdos exclusivos, brindes, descontos e outras vantagens em troca de seguir.
10. Aproveite a força das mídias essenciais
Nossa última dica para conquistar seguidores no Instagram, Facebook e outras redes sociais é ter uma estratégia que vá além dos seus próprios perfis. Aliás, você sabia que diversas marcas estão ganhando seguidores com a ajuda da NSC?
Podemos citar como exemplo disso o case de sucesso do Imperatriz Gourmet. Tendo um conteúdo de qualidade para encantar o público, a marca decidiu expandir a base de fãs durante a pandemia para aumentar o alcance no meio digital. Para isso, elaborou um sorteio com o objetivo de atrair pessoas.
Mas faltava um aspecto fundamental: tornar a ação conhecida. O Imperatriz Gourmet procurou então a NSC, visando aos milhares de seguidores e milhões de visualizações nos portais da empresa líder em comunicação em Santa Catarina.
— Fizemos uma pesquisa dos veículos que tinham mais seguidores em suas redes sociais e que teriam a adesão com a ação proposta — comenta George Neis, gerente de marketing do Imperatriz.
Por meio de dark posts nos perfis de Instagram do DC e da NSC TV, além de anúncios em mídia display no G1 SC, o Imperatriz Gourmet alcançou a audiência da NSC com grande