O futebol é o esporte favorito de quase metade dos brasileiros. Segundo uma consulta nacional feita pela Paraná Pesquisas, ele tem a preferência de 49,6% das pessoas. Em Santa Catarina, isso representaria um público potencial de mais de 3,5 milhões de aficionados.
Mesmo em 2020, quando os campeonatos foram paralisados por causa da pandemia de Covid-19, o futebol esteve entre os assuntos mais buscados no Google durante o ano.
Essa paixão pelo esporte pode ser vista também na audiência da NSC TV. A programação das quartas à noite e domingos à tarde atrai um público interessado. Surpreendentemente, é um torcedor também diversificado.
Veja o que isso oferece de oportunidade para as marcas anunciarem no futebol da NSC TV.
Futebol da NSC TV às quartas-feiras
A programação de futebol na NSC TV é variada e as noites de quarta-feira são um exemplo disso. Ao longo do ano, são exibidos desde o campeonato estadual até as competições nacionais. Isso tem um ligeiro impacto no perfil do público.
Campeonatos nacionais
No âmbito nacional, temos competições como o Brasileirão e a Copa do Brasil.
A audiência surpreende: um em cada quatro telespectadores ligados na TV nesse horário estão acompanhando as transmissões da Globo pela NSC TV.
Outra surpresa é como o público feminino também acompanha o futebol das quartas. São 51% de homens e 49% de mulheres* na torcida pela televisão.
Mais uma característica marcante dessa audiência é o poder aquisitivo. São 89% de telespectadores pertencentes às classes A, B e C — sendo 35% apenas de A e B.
O perfil de idade é variado. Temos 25% da audiência com até 34 anos, 26% entre 35 e 49 anos, e 49% de 50 anos ou mais. Com isso, há oportunidades para anunciar na TV a marcas com diferentes tipos de público-alvo.
Campeonato Catarinense
O Estadual de 2021 chega com a promessa de atrair novamente um grande público ao futebol da NSC TV no meio de semana. Só na Grande Florianópolis, a média é de quase 80 mil telespectadores nas noites de quarta.
Há pequenas diferenças no perfil da audiência quando se trata do Campeonato Catarinense. Em termos de gênero dos fãs de futebol ligados nesse horário, continua havendo um equilíbrio (54% de homens e 46% de mulheres*). O aspecto econômico e as faixas etárias é que se diferenciam mais.
No regional, a classe C ganha predominância, abrangendo 66% do público. Há outros 27% das classes A e B, e 7% das classes D e E.
Já com relação à idade, a distribuição fica em 17% da audiência com até 34 anos, 27% entre 35 e 49 anos, e 56% de 50 anos ou mais. Portanto, trata-se de um consumidor mais maduro.
Leia também: Por que anunciar na programação de jornalismo da NSC TV?
Futebol de domingo na NSC TV
Aos domingos à tarde, os fãs de futebol catarinense também encontram muita emoção entre os programas de entretenimento transmitidos pela NSC TV. Assim como nas quartas, as competições variam ao longo do ano.
Campeonatos nacionais
Há uma clara distinção aos domingos com relação ao gênero da audiência. No final de semana, o público é majoritariamente masculino (61% de homens e 39% de mulheres*). Para as empresas que têm foco nesse perfil de consumidor, o horário oferece ótimas oportunidades para fortalecer a marca, lançar novos produtos ou serviços e vender mais em Santa Catarina.
Outros fatores, como a classe social e a faixa etária, não se distanciam muito dos parâmetros de quarta à noite.
Economicamente falando, são 83% de telespectadores das classes A, B e C. Mas a distribuição é mais uniforme entre elas: 39% das classes A e B, 44% da C, além de 17% das classes D e E.
A faixa de idade aos domingos, inclusive, é idêntica à das quartas-feiras. São 25% da audiência com até 34 anos, 26% entre 35 e 49 anos, e 49% de 50 anos ou mais.
Campeonato Catarinense
Para completar, a transmissão do Campeonato Catarinense aos domingos também conquista uma grande audiência. Nesse horário, o futebol da NSC TV tem 25% do share, ou seja, um em cada quatro telespectadores estão acompanhando a emissora líder em Santa Catarina.
Como é característico do futebol aos domingos, o perfil do público é composto por 58% de homens e 42% de mulheres, usando de base os dados da Kantar sobre a Grande Florianópolis.
Outro dado marcante dessa audiência é o elevado poder aquisitivo, com 91% dos telespectadores distribuídos entre as classes A, B e C. Além disso, assim como às quartas, o Campeonato Catarinense atrai um público mais maduro: 27% da audiência com até 34 anos, 19% entre 35 e 49 anos, e 54% de 50 anos ou mais.
Para conhecer melhor as oportunidades de anunciar no futebol da NSC TV, baixe nossa tabela de mídia na televisão ou fale diretamente com nossos consultores pelo (48) 9 9174-3847.
* Kantar IBOPE Instar Analytics, Grande Florianópolis, janeiro de 2021.