O setor automotivo no Brasil vem sendo um dos mais afetados pelas consequências do prolongamento da pandemia no País. Mesmo com um movimento de recuperação no segundo semestre de 2020, a Fenabrave aponta uma queda de 21,63% na venda de veículos, porém melhor do que a expectativa de um recuo de 35,8% feita ainda em julho pela entidade.
Além disso, o setor de automóveis vem enfrentando dificuldades com a alta do dólar em relação ao real e com a falta de insumos para produção, paralisando a montagem de alguns modelos.
Por outro lado, o próprio cenário de pandemia aumenta o interesse do público pela compra de veículos individuais, a modo de evitar a aglomeração do transporte público. De acordo com pesquisa Raio-X do Catarinense, realizada pelo Instituto Mapa e apoiada por NSC e Negócios SC, 31% dos consumidores no Estado pretendem adquirir um veículo em 2021.
Então, é importante entender como está se transformando a jornada de compra no setor automotivo e aproveitar as oportunidades para as marcas neste momento. Acompanhe.
A nova jornada de compra de carros
Uma das grandes tendências apontadas no South by Southwest 2021 foi o novo modelo de atendimento das concessionárias. Agora a compra de veículos pode ser feita por meio de showrooms virtuais, com atendimento on-line e até começando o contato pelo WhatsApp.
Como tantas outras tendências atuais, esta já estava presente no comportamento do consumidor, mas foi intensificada pela pandemia. Da mesma forma que vem acontecendo em outros setores, os serviços digitais foram impulsionados nesse último ano e agora o desafio é proporcionar experiências virtuais mais imersivas e diferenciadas para o público.
Mas essa não é a única transformação no setor automotivo. A jornada de compra não envolve apenas a aquisição definitiva, mas também o aluguel.
Até então, o aluguel de veículos era uma opção de curto prazo. Agora as assinaturas de carros estão se popularizando, com opções de alugar um automóvel zero quilômetro por um ou dois anos, pagando mensalidades pelo serviço. Ou seja, é como um Globoplay para carros.
Esse pode ser um caminho interessante para conquistar um público mais jovem, que costuma ser mais adepto da economia circular. Além disso, há a vantagem econômica de o serviço incluir as taxas de IPVA, licenciamento e seguro.
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A importância da presença digital no setor automotivo
No próprio ambiente digital estão ocorrendo algumas mudanças interessantes para o setor automotivo, como o crescimento da navegação móvel ante os acessos via desktop.
De acordo com uma pesquisa da Comscore, que resultou no estudo Automotive Report, 30% dos brasileiros on-line navegam por conteúdos relacionados a automóveis. Em outras palavras, praticamente um em cada três internautas no País estão consumindo informações do setor. São 38,2 milhões de usuários únicos.
Desse total, 28 milhões têm interesse de comprar um carro num período de até 12 meses, segundo os dados da Comscore divulgados em fevereiro de 2021.
No entanto, o estudo Automotive Report aponta que houve uma ligeira redução de 6% na audiência interessada pelo setor automotivo, em relação ao ano anterior. Considerando o impacto da pandemia, essa queda poderia ser bem maior.
Esse brasileiro conectado e amante de automóveis está migrando sua navegação do computador para celulares e tablets. Nos últimos 12 meses pesquisados, o tempo gasto no consumo de conteúdos automotivos cresceu em 162% no ambiente mobile, enquanto no desktop esse tempo caiu 76%.
Isso ressalta não só a importância de as marcas automotivas investirem na presença digital, como também numa presença digital otimizada para a navegação móvel.
Ainda vale destacar que esse grande número de brasileiros consumindo conteúdos on-line do setor automotivo abre uma ótima oportunidade de conexão por meio do conteúdo patrocinado. As plataformas digitais tornaram-se base para pesquisa desse consumidor que está muito mais cauteloso com relação ao investimento em um automóvel. Então, ao oferecer conteúdos que o ajudem na decisão de compra, a marca pode conquistá-lo no processo.
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