Realizar uma campanha promocional com distribuição de prêmios, como um sorteio, pode ser uma boa iniciativa para ganhar seguidores nas redes sociais, aumentar o engajamento com a marca, torná-la mais conhecida, fidelizar clientes e, claro, vender mais.
O brasileiro, por sua vez, é bastante receptivo a esse tipo de ação. De acordo com uma pesquisa da MKT House, em parceria com o Portal Promo, 97% dos consumidores gostam de participar. Inclusive, 35% dos mais de mil brasileiros entrevistados afirmam que participaram de alguma promoção com sorteio no início de 2021.
Mas sorteios promocionais não devem ser vistos apenas como eventos pontuais. Para atingirem o retorno esperado, precisam estar perfeitamente adequados à estratégia do negócio. Diante disso, é fundamental saber como o consumidor se relaciona com tais promoções.
O perfil do brasileiro que participa de promoções com sorteios
Claudia Rocha, CEO da MKT House, destaca que está ocorrendo uma mudança no perfil do consumidor que participa de sorteios promocionais no Brasil.
Muito antes das redes sociais, dos hotsites de promoções e até do SMS, a participação do público ocorria principalmente por cartas e nos pontos de venda. Esse contexto fazia com que o principal foco dessas ações fosse as donas de casa acima dos 30 anos. Isso também favorecia a inclusão de alguns produtos específicos que ficavam mais no radar desse público-alvo, como itens de alimentação, higiene e limpeza doméstica.
Hoje muito mudou a esse respeito, não só com relação ao papel da mulher na sociedade, como também a internet permitiu que o leque de promoções com sorteios fosse maior. Atualmente é possível sortear uma grande variedade de bens, para os mais diferentes públicos, desde que dentro das regras da Subsecretaria de Prêmios e Sorteios, pertencente à Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap).
Uma mudança importante é que os consumidores mais jovens, da geração Z, estão cada vez mais ativos nas compras e na participação em ações promocionais. Na pesquisa da MKT House, 52% afirmaram que fazem compras em loja física com frequência e 24% participaram de alguma promoção entre janeiro e maio de 2021.
Esse também é um perfil de consumidor bastante disposto a engajar com mecânicas que envolvem convidar um amigo para poder participar do sorteio. Entre os jovens de 18 a 24 anos, 40% mostram-se favoráveis a esse tipo de ação.
Já a faixa etária com maior envolvimento em promoções e sorteios é a das pessoas acima de 65 anos. Nesse perfil, 86% fazem compras com frequência no varejo físico e 57% participaram de algum sorteio nos cinco primeiros meses deste ano.
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O tipo de prêmio que gera mais engajamento em ações promocionais
A pesquisa ainda identificou os tipos de prêmios que mais atraem o consumidor na hora de participar de um sorteio ou ação promocional premiada.
Em primeiro lugar aparecem as promoções com prêmios instantâneos, despontando nas preferências de 60% dos entrevistados. Neste modelo de ação, o consumidor pode descobrir se ganhou logo em seguida à sua inscrição.
Outra opção que gera bastante engajamento é a promoção de sorteio com um grande prêmio final, apontada na preferência de 59% das pessoas. Curiosamente, este modelo é mais popular entre as duas faixas etárias opostas: acima de 65 anos (71%) e dos 18 aos 24 anos (65%).
Vale destacar que é mais interessante o sorteio de um grande prêmio no final (59%) do que vários prêmios de menor valor (30%).
Talvez uma surpresa seja o fato de as promoções que envolvam cashback aparecerem na terceira posição, entre as preferências de 31% dos consumidores brasileiros analisados.
Já o tipo de ação promocional que gera menos engajamento é a de juntar selos para troca de prêmios, escolhida por apenas 14% dos entrevistados.
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A importância das redes sociais na divulgação de sorteios promocionais
Outro dado interessante da pesquisa diz respeito ao papel das redes sociais na divulgação de ações desse tipo, especialmente entre os consumidores mais jovens. Dos 18 aos 24 anos, 41% deles afirmam que as redes são o meio que mais chama atenção para as promoções.
Entre os millennials, dos 25 aos 34 anos, esse percentual é de 38%.
Para se conectar com esse importante grupo econômico, é preciso que a marca tenha uma boa estratégia de comunicação nas redes sociais. Isso inclui trabalhar em conjunto com influenciadores digitais e publishers para amplificar a mensagem.
Nesse sentido, o Imperatriz Gourmet é um exemplo de sucesso na divulgação de sorteio em parceria com a NSC. Além de mídias digitais nos portais da NSC, a estratégia da marca baseou-se em postagens nos perfis de DC e da NSC TV no Instagram voltados diretamente ao público da ação. Um dos resultados diretos disso foi o crescimento de 86% no número de seguidores na conta do Imperatriz Gourmet em um período de 20 dias.
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