Nesse período de pandemia, a inovação ganhou ainda mais importância em nossas vidas. Afinal, é ela que nos conecta quando distantes, que facilita inúmeras tarefas do dia a dia e torna os negócios mais eficientes.
Mas, há dois anos, um programa pioneiro entre as afiliadas da Globo já apresentava esse tema para os mais diversos públicos. É o Tech SC, destaque nos domingos de manhã da NSC TV.
O programa completa agora seu segundo aniversário no ar, contando com muitos cases de sucesso das empresas inovadoras que passaram pela atração. Então, nesses dois anos de Tech SC, é o próprio ecossistema de inovação em Santa Catarina que tem a comemorar.
A seguir, conheça mais sobre o sucesso do programa e de quem foi notícia nele.
Dois anos de Tech SC na NSC TV
Em dois anos de Tech SC, já passaram pela tela da NSC TV mais de 300 empresas inovadoras de Santa Catarina, desde startups recém-fundadas até negócios bem consolidados. Além disso, os episódios trazem especialistas de todo o Brasil para falar de inovação de um modo acessível.
Rúbia Laidens, que comanda a atração, destaca o papel da acessibilidade do conteúdo:
— Eu vim para simplificar a tecnologia. O que ouço e que me chama mais atenção é quando os empreendedores comentam: “Rúbia, depois da reportagem no Tech SC, minha mãe, minha tia, minha avó passaram a entender o que faço” — conta a apresentadora
Para ela, a experiência de apresentar o Tech SC está cada vez melhor, enquanto o reconhecimento do programa também cresceu.
— Vou para todos os lugares no Estado e, por onde ando, vejo esse carinho das pessoas comigo e a vontade de apresentar seus produtos. Elas sabem do resultado. Como no ecossistema de inovação todo mundo se conversa, os empreendedores acabam falando uns para os outros sobre o resultado da exposição no programa — explica.
Essa aceitação, segundo ela, é geral. Os próprios telespectadores enviam mensagens pedindo mais do programa, que conta com a abrangência da NSC TV em Santa Catarina para levar os cases de inovação para milhares de pessoas.
Leia também: Tech SC é vitrine para a inovação tecnológica no Estado
Tech SC ajuda na comunicação de empresas inovadoras
Além da acessibilidade, Rúbia atribui a boa recepção do público à qualidade do material apresentado no Tech SC. Muitos dos negócios retratados têm no programa sua primeira apresentação formal ao público.
— Se formos analisar, 95% desses empreendedores sequer têm um vídeo da empresa. Então, eles acabam recebendo praticamente um vídeo institucional, porque a forma como a gente apresenta a reportagem para todos os públicos, além de trazer o depoimento dos clientes, agrega bastante valor — comenta Laidens.
Esse vídeo e as reportagens no canal do G1 são utilizadas especialmente na comunicação de startups. Para essas empresas que ainda estão desenvolvendo seu marketing, essa é uma oportunidade única de divulgação. É uma apresentação rápida e fácil do produto para usar nas redes sociais ou enviar para os prospects.
— O que os empreendedores me passam é que o retorno é sempre muito positivo em tornar o produto conhecido, em ter um vídeo de qualidade para poder divulgar a empresa, em fechar negócios e até em receber investimentos — salienta a apresentadora.
Esse é o caso da Auten Energy, que teve um crescimento de 300% das redes e de leads interessados na solução em gestão de usinas renováveis.
— Hoje usamos o link para validar nossa solução entre os clientes ressabiados. Com ele, carimbamos que é possível economizar em energia sem nenhum custo adicional — declara Alex Lacativa, sócio-diretor da Auten Energy.
Leia também: Tech SC ajuda na comunicação B2B de startups catarinenses
Cases de sucesso em inovação
A AHOY! Serviços Expressos começou a comunicação do negócio entre amigos. No entanto, logo ficou claro que era preciso expandir para atrair um público cada vez maior. E quando se trata de soluções inovadoras, o Tech SC é a grande vitrine delas em Santa Catarina.
— O Tech SC sempre foi uma opção para nós, tanto por gostarmos do programa quanto pelo nicho de mercado que ele atende — afirma Lucas Almeida Zequinão, cofundador da AHOY!
Os resultados dessa parceria foram além do esperado. No aplicativo da empresa, as solicitações aumentaram em quase 800% no dia do programa. Mais importante ainda, o Tech SC validou para os próprios empreendedores que a solução atendia aos interesses do público.
— O Tech SC foi a validação definitiva para responder nossas principais questões, ou seja, que nossa ideia era inovadora e funcionava, e que a televisão ainda continua sendo o principal veículo de informação para o público quando se trata de credibilidade — revela Zequinão.
Enquanto isso, empresas consolidadas como a Senior Sistemas também tiveram um excelente retorno com a presença no Tech SC. Nesse sentido, a estratégia de comunicação envolvendo um patrocínio no programa ajudou o negócio a atingir 200 mil cadastros em uma solução recém-lançada no mercado.
Agora, com dois anos no ar, o Tech SC fica ainda mais interessante para quem deseja anunciar. Com a opção de patrocínio de quadro, por exemplo, a marca pode exibir um QR Code em tela com link para o site ou redes sociais, estimulando a conversão direta do público.
Para saber como escrever o próximo case de sucesso em inovação com o nome da sua marca, fale com nossos consultores pelo (48) 99157-1346 ou anuncie@nsc.com.br.