Os pequenos negócios são pequenos apenas em porte, porque a importância deles é gigantesca para a economia brasileira. De acordo com o Sebrae, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 27% do produto interno bruto nacional, além de 54% dos empregos criados no Brasil.
Impulsionar os pequenos negócios, portanto, é desenvolver o País. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas sabe muito bem disso e trabalha pelo desenvolvimento por meio de cursos de capacitação, acesso a serviços financeiros, cooperação entre as empresas, feiras e rodadas de negócios, além de consultorias e outros projetos de incentivo.
Entre esses projetos, o mais recente é a parceria com a NSC para a criação do Pergunte ao Especialista, que permite o contato direto do público com os consultores do Sebrae/SC. Saiba a seguir como participar e desenvolver seu negócio.
Os números das micro e pequenas empresas no Brasil
O Sebrae, a partir de dados da Receita Federal de 2020, revela a existência de 19,2 milhões de empresas no Brasil. Desse montante, 17,3 milhões, ou mais de 90% do total, são empresas de pequeno porte, microempresas e microempreendedores individuais (MEIs).
- Empresas de pequeno porte: 896 mil.
- Microempresas: 6,59 milhões.
- Microempresas individuais: 9,81 milhões
A maior parte desses negócios está no comércio, setor no qual as micro e pequenas empresas têm maior participação no PIB, de 53,4%. Elas também geram 36,3% da riqueza nacional em serviços e 22,5% na indústria.
Um desempenho ainda mais impressionante está na geração de empregos, em que os pequenos negócios representam mais da metade dos postos criados no País. Durante a pandemia, o percentual tem sido até maior, acima dos 70%.
Como destaca o Sebrae, com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre julho de 2020 e julho de 2021 as micro e pequenas empresas tiveram um saldo positivo de mais de 2 milhões de empregos com carteira assinada no País. Nesse mesmo período, as médias e grandes empresas apresentaram um saldo de 717 mil postos, ou 28% do total de oportunidades preenchidas.
Nesse sentido, os pequenos negócios são fundamentais para uma economia forte, com geração de riqueza e empregos. Então, a atuação do Sebrae desde 1972 no fortalecimento das micro e pequenas empresas tem impacto direto na vida de milhões e milhões de brasileiros.
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A importância do Sebrae para os pequenos negócios
O impacto do Sebrae é percebido pelos próprios micro e pequenos empreendedores. Entre eles, 96% consideram o trabalho da entidade como importante para o Brasil, enquanto 88% recomendam seus produtos e serviços.
Nos 1.869 pontos do Sebrae pelo País, realizam-se 11 milhões de atendimentos e 8,3 milhões de horas de consultorias por ano. Já em Santa Catarina, o Sebrae/SC está presente em 116 municípios, mas os conteúdos, eventos e atendimentos on-line levam as soluções para os pequenos negócios de todo o Estado.
No podcast Negócios SC (disponível no Spotify, Deezer e SoundCloud), o gestor de negócios do Sebrae/SC, Spyros Diamantaras, falou em mais detalhes sobre a atuação e o impacto da entidade entre as empresas catarinenses.
Para se aproximar ainda mais dos micro e pequenos empreendedores de Santa Catarina, o Sebrae/SC oferece um atendimento virtual. Ao acessar o link, o público interessado pode tirar suas dúvidas sobre o desenvolvimento de negócios diretamente com consultores capacitados.
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O que é o projeto Pergunte ao Especialista?
O Pergunte ao Especialista é um trabalho conjunto do Sebrae/SC e NSC para levar informações de interesse aos micro e pequenos empreendedores catarinenses pela TV, rádio e internet.
A estreia do projeto ocorreu em 14 de novembro de 2021 e conta com uma série de conteúdos e reportagens especiais sobre temas em alta no meio corporativo. Nas emissoras Atlântida e CBN, além do portal G1 e no Instagram, estão sendo abordados temas como inovação, recursos humanos, custos e finanças, com dicas para auxiliar para acelerar o desenvolvimento de pequenas empresas. Tais conhecimentos são focados em quem deseja alavancar seu negócio por meio de estratégias alinhadas às necessidades do mercado.
Um grande destaque da programação do Pergunte ao Especialista foi a presença no Bom Dia Santa Catarina. Especialistas do Sebrae/SC participaram ao vivo no programa matinal da NSC TV, compartilhando dicas de marketing e vendas ao público. Os telespectadores ainda puderam interagir em tempo real com os consultores, escrevendo perguntas por meio do chatbot criado especialmente para o projeto.
Além das dicas no BDSC, especialistas do Sebrae/SC seguem compartilhando informações relevantes para o mercado no canal Sebrae Acelera Negócios do G1. Confira!