A temporada de verão 2021/2022 chegou com tudo e não se trata apenas do calor. A estação marca também o retorno de muitas atividades que foram adiadas durante a pandemia, entre elas as viagens de férias.
Até o final da temporada, 68% dos brasileiros deverão ter retomado totalmente suas atividades, considerando que 66% da população já completou o esquema vacinal contra a Covid-19. Além disso, 76% do público quer viajar, de acordo com uma pesquisa do Instituto Behup para o setor de Inteligência de Mercado da Globo.
Com essa movimentação, espera-se também um novo fôlego na economia. Saiba, então, quais são os planos dos brasileiros para esta temporada de verão e o que eles pretendem consumir.
Descaso é a prioridade para a temporada de verão 2021/2022
No final de novembro de 2021, o Instituto Behup ouviu 1.502 pessoas de todas as regiões do Brasil, acima de 18 anos e das variadas classes sociais.
Um dos principais resultados da pesquisa é o fato de que o brasileiro deseja, acima de tudo, descansar na alta temporada. Por conta do ano difícil, 66% dos entrevistados querem aproveitar a estação de alguma maneira, sendo que 48% esperam fazer agora tudo que não puderam fazer no verão passado.
Para isso, 47% dos brasileiros querem tirar férias. Mas nada de grandes aventuras — o objetivo é recarregar as energias e matar as saudades.
Objetivo das férias de verão:
- Descansar: 71%
- Rever familiares e amigos: 40%
- Turismo: 35%
Mas o tempo livre também deve ser usado para resolver pendências, estudar e fazer tratamento de saúde. Esse clima de colocar a vida em dia aparece, de outro modo, nas atividades específicas programadas para a temporada de verão:
- Organizar a casa: 42%
- Cuidar da saúde/alimentação: 40%
- Cuidar da aparência: 34%
Em meio a isso, o brasileiro procura encaixar momentos de lazer e descontração, como ao fazer atividades ao ar livre (38%), encontrar-se com amigos (36%), ir à praia (35%) ou frequentar restaurantes, bares e cafés (26%).
Agora, seja para descansar, seja para organizar a rotina, inevitavelmente a estação também será usada para muitas compras. Nesse período, a preferência é pelas lojas físicas. Em Santa Catarina, por exemplo, 74% dos consumidores no Estado declaram que as lojas físicas serão seu principal canal de compra em 2022, como revela a pesquisa Raio X do Catarinense.
Leia também: Veja os destaques da pesquisa Raio X do Catarinense 2022
Principal destino das férias é o próprio Brasil
Entre os brasileiros que desejam viajar na temporada de verão 2021/2022, a maioria absoluta pretende circular pelo próprio País. Enquanto 93% dos turistas terão destinos nacionais, apenas 7% irão para o exterior.
O resultado, inclusive, é muito próximo dos números encontrados pela Fecomércio SC em relação aos planos de viajar dos catarinenses. No Estado, 92% devem viajar dentro do Brasil.
Voltando aos números do Instituto Behup, ainda chama a atenção que 46% das pessoas que pretendem viajar ficarão no mesmo estado em que residem. Não à toa, o principal meio de locomoção dos turistas deve ser o carro (61%), seguido por ônibus (62%), já que se tratam de viagens mais curtas.
Isso mostra que o turismo local não se resume apenas a uma necessidade da pandemia, mas é uma tendência de médio prazo, fortalecida pelo cenário econômico. Seis em cada dez brasileiros (63%) têm planos de economizar dinheiro em 2022. Portanto, é entendível que busquem destinos mais próximos de casa.
Leia também: Turismo aquecido movimenta economia do litoral catarinense
Consumir conteúdo é um dos lazeres de verão
Não podemos falar de lazer sem mencionar entretenimento — e a TV tem um lugar reservado nos planos da estação. Afinal, para 73% dos entrevistados, assistir a conteúdo em vídeo sempre faz parte das atividades de verão.
Além disso, a televisão também é uma forma de conexão social, de evento conjunto. Durante o verão, 58% dos brasileiros afirmam que gostam de ver programas que amigos e familiares também viram para conversar e trocar opinião. Essa audiência, por sua vez, pode ser convertida em engajamento para as marcas anunciantes.
Para completar, 72% dos brasileiros buscam pelos canais Globo na hora de consumir conteúdo em vídeo. E vale lembrar que a NSC TV é a afiliada Globo em Santa Catarina, trazendo o melhor da programação nacional para milhões de catarinenses.
Quer saber o que mais está nos planos de férias e de compras dos consumidores? Baixe o estudo completo Verão 2021/2021 e fique por dentro de todos os detalhes.