Os principais destinos de Santa Catarina tiveram quase sua lotação máxima hoteleira no Réveillon 2022, como informa o Ministério do Turismo. Mas esse fato é o suficiente para confirmar a retomada do turismo no Brasil? Além disso, olhando mais para a frente, quais são as perspectivas para o setor ao longo do ano?
Neste conteúdo, reunimos pesquisas e indicadores sobre turismo brasileiro para responder a essas questões. Acompanhe a explicação!
A situação do turismo no Brasil
O ano de 2022 começou com boas e más notícias para o turismo brasileiro. Pelo lado positivo, uma pesquisa do Conselho de Turismo da Fecomercio-SP, com base nos dados do IBGE, indica que o setor teve um faturamento 19,3% maior em novembro de 2021, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Nesse mês, o Brasil ainda registrou o maior número de contratações na área em 2021, durante a preparação para a temporada de verão. Foram cerca de 39 mil profissionais contratados.
No entanto, o crescimento de quase 20% no faturamento de novembro do último ano não foi suficiente para alcançar os níveis pré-pandemia. O turismo no Brasil permanece em um patamar 15,5% abaixo do verificado em novembro de 2019.
Ao todo, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) calcula que o impacto econômico da pandemia chega a R$ 463,8 bilhões para o setor no País.
Então, com a disseminação da variante Ômicron em território brasileiro, a plena recuperação do turismo no Brasil deve demorar um pouco mais. A temporada de cruzeiros, por exemplo, foi suspensa provisoriamente até 4 de fevereiro, o Carnaval de rua foi cancelado em diversas cidades, enquanto os embarques aéreos vêm sendo prejudicados pela falta de profissionais
Santa Catarina, entretanto, encontra-se em uma posição mais favorável que a média nacional. Segundo Renê Meneses, presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), é esperado que o setor volte a operar no nível pré-pandemia em fevereiro, possivelmente em ritmo até maior.
O caminho é continuar acompanhando as tendências do público e aproveitar as oportunidades que se apresentam no curto e médio prazos.
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Os planos de viajar em 2022
A despeito dos desafios relacionados ao turismo, o brasileiro tem a intenção de viajar ainda no primeiro semestre de 2022. Como revela uma pesquisa publicada pelo setor de Inteligência de Mercado da Globo, realizada em dezembro de 2021, 43% dos entrevistados estavam guardando dinheiro para viajar nos próximos seis meses.
O principal motivo para realizar essa viagem é o lazer, apontado por 83% dos que pretendem visitar algum destino turístico em breve. E Santa Catarina está entre os roteiros mais procurados no Brasil. Não à toa o Estado tem uma retomada do setor mais rápida: como lembra o presidente da Santur, os destaques catarinenses são mais voltados para a diversão e o descanso ao ar livre, junto à natureza.
Contudo, o turista brasileiro ainda não está 100% fechado com os destinos pretendidos. Mais de um terço deles (37%) mudariam de escolha por causa de uma viagem em promoção e 34% fariam o mesmo por uma hospedagem com desconto. O bolso, mais até que a crise sanitária, influenciará o turismo no Brasil em 2022.
Nessas viagens dentro do País, 59% dos que pretendem turistar terão uma estadia de 4 a 10 dias. O tempo médio ficará entre 5 e 7 dias. Já para os destinos internacionais, sendo Portugal, Caribe, Argentina, Estados Unidos e França os roteiros mais buscados pelos brasileiros, segundo a CVC, a estadia deve ir de 6 a 15 dias para metade dos turistas.
O bleisure é uma tendência do turismo que fortalece essa procura por estadias mais longas. Bleisure refere-se à junção de negócios e lazer (business and leisure), possibilitada pelo trabalho remoto. O trabalhador então tem a opção de atuar de onde quiser, aproveitando o tempo livre para conhecer novos lugares.
Olhando agora para um cenário de médio prazo, a pesquisa também revela que 59% dos que pretendem viajar estão poupando para uma viagem em até 12 meses. Além disso, 68% mantiveram ou aumentaram o valor que desejam investir na próxima viagem.
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Outras tendências do turismo em 2022
Outra pesquisa, desta vez do portal Booking.com, destaca mais duas tendências para o turismo neste ano.
Em consulta a mais de 24 mil viajantes de 31 países, com o Brasil incluso, 83% dos entrevistados consideram as viagens algo necessário à manutenção do bem-estar. Viajar, portanto, é visto como um aliado da saúde mental, tão afetada durante a pandemia. Tanto que 90% das pessoas dizem que apenas ter férias planejadas já traz um impacto psicológico positivo e 57% ficam felizes pelo simples fato de estarem longe de casa.
A segunda tendência é de ordem mais prática. Com o cenário de pandemia ainda tendo novos desdobramentos, o turista precisa se precaver diante da possibilidade de mudanças bruscas nos planos de viagem. Nesse sentido, a maior prioridade do viajante brasileiro ao planejar sua viagem, mencionada por 42% dos respondentes, é ter a garantia de que não perderá dinheiro, podendo cancelar ou reagendar suas reservas.
Saiba muito mais com o estudo Turismo pós-pandemia, com diversos insights e oportunidades sobre o setor. Nele você descobrirá também quanto pretende gastar o turista brasileiro, como ele pretende viajar e quais são as marcas mais lembradas nessa hora. Aproveite!