Organizações usam tecnologia para garantir desempenho 10 vezes maior

04/10/2018

Entrevista

Organizações usam tecnologia para garantir desempenho 10 vezes maior

Conheça o conceito que se baseia no crescimento inteligente para alcançar resultados muito superiores do que os das organizações lineares

Waze, Uber, Facebook, Duolingo. A naturalidade com a qual esses aplicativos entraram no smartphone de milhões de pessoas reflete o segredo das empresas mais rentáveis da atualidade. Conhecidas como organizações exponenciais, termo cunhado pela Singularity University, essa nova geração de negócios se apropria da tecnologia para crescer e costuma desenvolver soluções mais eficientes com rapidez e menor custo do que as companhias tradicionais.

Como isso é possível? Agilidade é a palavra de ordem. Saem os escritórios enormes com centenas de colaboradores para a entrada de novos modelos em rede, onde empregados e empregadores se comunicam remotamente. O próprio movimento abre espaço para novas oportunidades de negócios – o Slack, ferramenta de comunicação entre equipes e clientes, é também uma das organizações exponenciais para ficar de olho.

– Esse exemplo, em que uma organização exponencial é criada para ajudar outras, resume a magia do modelo – afirma a consultora de inovação Gica Trierweiler Yabu.

Mentalidade para a inovação

É fato que muitas organizações exponenciais começam como startups.

– A razão de uma startup existir é para romper um padrão de mercado. É analisar o que existe hoje e entregar o que a sociedade precisa para viver melhor amanhã – explica Yabu.

O Airbnb percebeu o crescimento da cultura de compartilhamento em paralelo a uma grande parcela da população cujo desejo de viajar era dificultado pelo alto custo de hospedagem. Em questão de uma década, a empresa construiu um império ativo em mais de 34 mil cidades e 190 países, com valor estimado de US$ 29,3 bilhões, segundo a CB Insights. Independentemente das consequências que isso trouxe ao mercado hoteleiro, é indiscutível que a disrupção abriu um caminho sem volta.

– Ao mesmo tempo em que existe uma vontade muito grande nas startups de quebrar paradigmas, nem sempre existe um know-how, uma estrutura, uma maturidade de mercado – reflete a consultora.

É por isso que o campo das exponenciais também deve ser ocupado por companhias estabelecidas. Corporações com modelo linear já perceberam a necessidade de atualização e hoje adotam metodologias contemporâneas de inovação. É o caso da General Electric, que implementou o sistema FastWorks com a consultoria de Eric Ries, autor do bestseller The Lean Startup.

No entanto, essa ainda não é a realidade da maioria das empresas com mais de 15 anos de história.

– A verdade é que ninguém quer errar. Tudo que é novo assusta. Mas já existem metodologias documentadas que milhares de empresas usam no mundo inteiro para testar produtos, para lançar soluções de forma efetiva. Não há desculpa, há apenas desconhecimento – aponta Yabu.

A maneira como o consumidor moderno absorveu a inovação apresentada pelas organizações exponenciais reflete no comportamento do mercado de trabalho. As novas gerações esperam atuar em empresas que oferecem a autonomia para a experimentação e o ambiente para avaliar os resultados, por meio de métodos comprovados.

– Corporações com culturas desatualizadas estão fadadas a desaparecer, porque elas não conseguem nem atrair o talento, nem ser atraentes para o cliente externo – reforça o especialista em branding Guilherme Sebastiany.

Mais do que uma estrada para o lucro, absorver essa nova atitude e aprender com as organizações exponenciais é a chave para a sobrevivência das empresas. A evolução pode assustar, mas é necessária.

As características externas que determinam uma Organização Exponencial

IDEIAS

Alguns mecanismos de controle interno que certificam a eficácia das Organizações Exponenciais

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui
Iniciar conversa!
Olá! Quer uma mãozinha pra colocar seu planejamento em prática? Podemos te ajudar a vender mais!