Inspire-se com as ativações das marcas no Lollapalooza

29/03/2022

Inovação

Inspire-se com as ativações das marcas no Lollapalooza

O Lollapalooza Brasil deu muito o que falar dentro e fora do Autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo. Entre os dias 25 e 27 de março, passaram mais de 70 artistas pelos quatro palcos do festival de música, que atraiu mais de 300 mil pessoas.

No entanto, além das estrelas e das polêmicas, o evento é uma conhecida vitrine para as marcas se conectarem com um público jovem, antenado e de alto poder aquisitivo. Tanto que as ativações no Lollapalooza são uma atração à parte.

Agora em 2022, na volta aos eventos presenciais, o festival bateu recorde de patrocínios. Entre patrocinadores, apoiadores e parceiros, foram mais de vinte grandes nomes do mercado nacional, com destaque para Budweiser, Chevrolet Onix, Adidas e Doritos como patrocinadores master e Coca-Cola e McDonald’s como patrocinadores. Além disso, muitas outras marcas montaram espaços interativos e ofereceram experiências ao vivo para o público.

Conheça algumas dessas ações de ativação para inspirar sua marca!

Exemplos de ativações no Lollapalooza 2022

Experiências exclusivas

Ações de live marketing são uma ótima oportunidade de fortalecer a marca e envolver o consumidor. Quanto mais exclusiva for a essa experiência, maior é o vínculo que se estabelece.

Entre as experiências focadas na exclusividade, o maior exemplo é o da Chevrolet Onix, que oferece o Onix Day, um dia a mais de Lollapalooza com artistas confirmados no line-up do festival. No dia 24 de março, proprietários do modelo Onix tiveram acesso gratuito a shows de artistas como Doja Cat e Pabllo Vittar.

Chevrolet também ofereceu karaokê dentro de automóveis no evento. (Divulgação)

Parcerias com artistas

É claro, os artistas continuam sendo a maior atração do festival. Então, por que não associar a marca diretamente aos atos musicais que atraem o público?

Esse foi o caso da Coca-Cola, que montou uma arena com capacidade para 800 pessoas com line-up de música eletrônica. No espaço, os participantes receberam um copo exclusivo, personalizado com uma foto tirada na própria Arena Coca-Cola, e ainda aproveitaram a distribuição de Coca-Cola Zero.

Enquanto isso, a Sadia fez uma parceria com Kevin o Chris no lançamento de uma música especial para fazer o público dançar e viralizar no TikTok. Já a Vivo convocou o rapper Djonga para estrelar a campanha “Presença Preta” como parte das ações afirmativas que realizou no Lollapalooza 2022.

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Djonga em comercial da Vivo. (Reprodução YouTube)

Ações sociais e ambientais

O público do festival, mais jovem, é bastante ligado em causas sociais e ambientais. Então, se as marcas desejam engajar esse perfil, elas também precisam se envolver.

É o caso da Vivo com sua “Presença Preta”, por exemplo. O espaço da marca no Lolla Lounge, espaço de descanso, trouxe uma temática afrofuturista e elementos da cultura afro. Um time de influenciadores negros ainda foi convocado para criar conteúdo no evento. Para completar, artistas negros customizavam bolsas para o público.

Já a Braskem apostou em uma dinâmica de troca de resíduos plásticos por pontos que poderiam, por sua vez, ser trocados por brindes nos quatro pontos Rock & Recycle. A ação estimulou a reciclagem e o descarte correto no evento por onde passaram mais de 300 mil pessoas.

Ponto de troca de resíduos plásticos da Braskem. (Divulgação)

Brindes no Lollapalooza 2022

Praticamente todas as marcas presentes no Lollapalooza 2022 fizeram alguma distribuição de brindes ao público. Afinal, levar uma lembrança física é uma boa forma de fortalecer a relação com os patrocinadores e apoiadores de um evento.

Mas a mecânica de brindes não precisa ser sempre a mesma. A Vivo, por exemplo, apostou em uma “garra machine” para dar um quê de gamificação à iniciativa. A Melissa seguiu a linha de engajar os participantes com vídeos para a retirada dos mimos. A Chevrolet fez o público cantar em um karaokê dentro dos seus veículos, além de oferecer tatuagens gratuitas durante o festival. Doritos, Sadia, Coca-Cola e McDonald’s foram mais imediatos e ajudaram a matar a fome e a sede da galera.

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Sadia foi uma das marcas presentes no Lollapalooza 2022. (Divulgação)

Imersão tecnológica

A Adidas entrou na onda do metaverso e levou para o festival diversas ativações interativas baseadas na tecnologia. Cadastrando-se pelo adiverse.world ou pelos totens digitais no autódromo, os amantes da música podiam criar seus avatares personalizados com roupas da grife.

Já a Samsung aproveitou a ocasião para destacar a fotografia noturna dos novos aparelhos da linha Galaxy. Do alto de uma roda-gigante da marca, ainda era possível ter uma vista diferente da multidão.

Enquanto isso, o Instagram disponibilizou 12 filtros diferentes de realidade aumentada para as pessoas compartilharem conteúdos do evento.

O adiverse da Adidas levou o metaverso para a música. (Divulgação)

Ative sua marca nos eventos da NSC

Se o seu público está em Santa Catarina, a NSC pode ajudar na ativação da marca para milhares de pessoas em grandes eventos no Estado.

Em ocasiões como o Floripa Tem, Conexão Verão e tantos outros, a NSC atua em parceria com as marcas patrocinadoras para levar experiências únicas aos catarinenses. Bar suspenso para degustação de produtos, subida em balão cativo, entrega de brindes com drones, atividades de praia, esportes radicais e shows nacionais são algumas das atrações dos eventos recentes realizados pela empresa líder em comunicação em Santa Catarina.

Então, se você procura engajar o público, fique de olho no calendário de projetos especiais da NSC ou consulte as oportunidades pelo (48) 99157-1346 ou anuncie@nsc.com.br.

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