10 lições de marketing para ter sucesso em 2020

08/01/2020

Marketing

10 lições de marketing para ter sucesso em 2020

O ano passado trouxe muitos aprendizados e neste novo ano continuaremos aprendendo muito mais. Porém, ninguém vive só de teoria, é preciso colocar em prática.

Confira, então, as 10 maiores lições de marketing para tirar do papel em 2020 e levar sua empresa ao sucesso.

1. Pense sempre em como escalar a operação

Muitas vezes, as empresas não conseguem desenvolver o negócio porque têm processos que as engessam ou tomam tempo demais. Depois, fica muito mais difícil ajustar isso, portanto quanto antes simplificar suas atividades, mais cedo poderá crescer.

“Pequenas empresas e freelancers acostumam-se a fazer coisas de certo jeito e podem ser bastante ineficientes. Isso pode ser processos de manufatura e distribuição, relação com consumidores ou apenas tarefas de escritório. Veja suas tarefas mais demoradas e pergunte-se se seria possível fazer o mesmo se tivesse dez vezes mais consumidores. Encontre maneiras de tornar as coisas mais eficientes para que possa escalar seu negócio mais facilmente.”

— Steven Ma, consultor e contribuidor em The Startup.

2. Use dados para contar narrativas fora do padrão

Ter uma operação realmente orientada por dados é abrir mão de certos conceitos antiquados e até mesmo pouco representativos. Na comunicação, significa entender que o público vai muito além de um padrão e é formado pelos mais variados interesses, como o feminino, responsável pelas decisões de compra em 61% dos lares.

“Usar dados é uma maneira de quebrar estereótipos. Quais são os assuntos mais buscados pelas mulheres no YouTube? Engana-se quem pensa em clichês como maquiagem, dicas de decoração ou culinária. Igualdade de gênero, direitos da mulher e atividades saudáveis surgem com força, assim como privacidade na internet, religião, novos formatos de família, empreendedorismo e economia criativa.”

— Marcella Campos para o Think with Google Brasil.

3. Diversifique as mídias na comunicação

A diversidade do público está presente também na forma de consumir conteúdo. Apostar em um único canal para sua comunicação é perder uma grande parcela da audiência. Ou seja, diversifique suas ações para ter melhores resultados.

“Campanhas multicanal tendem a ter melhor desempenho que campanhas em um único canal, então procure encontrar o mix certo de canais para reverberar com a audiência. Você pode descobrir o melhor mix ao testar e usar dados para determinar os canais que têm melhor resultado. Foque em qualidade em vez de quantidade para se comunicar mais efetivamente.”

— Small Business Marketing Trends, MailChimp.

4. Dados não podem esperar apenas os resultados

Diferentes campanhas têm diferentes objetivos. E, para cada um, são necessárias métricas próprias. Ao trazer essa definição ainda para a fase de criação, sua empresa maximiza as chances de sucesso.

“Não espere o fim da campanha para avaliar a eficiência dos anúncios. Geralmente esse tipo de avaliação acontece tarde demais. As marcas precisam entender e comunicar as metas de negócio especialmente na hora do briefing. Junto a isso, adicione métricas e criatividade que vêm da própria plataforma e do público. Esses três passos são fundamentais.”

– Cecilia Steenberg Forsberg, Global Head of Agency na H&M.

5. Dê um basta a conteúdos medíocres

Outra lição de marketing para colocar em prática em 2020: crie conteúdos incríveis, porque todo mundo está criando e as expectativas do público estão cada vez mais altas. Para isso, será necessário investir em profissionais realmente capazes de produzir esse tipo de conteúdo.

“Encontre criadores de conteúdo que entendem o que há de exclusivo em sua empresa, que saibam como ir além da mesmice e encantar a audiência com escrita, pesquisa e habilidades de vídeo ou áudio.”

— Stephanie Stahl, gerente geral do Content Marketing Institute.

Invista em conteúdos “uau!” para engajar o público. (Foto via Freepik)

6. Use vídeos para apoiar as decisões de compra

Em diversas oportunidades, mostramos como é importante ter uma estratégia de vídeo na sua comunicação. Se faltava ainda algum incentivo, saiba que usar esse tipo de conteúdo no fundo do funil ajuda a alavancar suas vendas.

“Conteúdo em vídeo e vídeo marketing podem ajudar a alavancar as conversões da sua marcas. Por exemplo, você pode criar vídeos de “como fazer”, comparações entre produtos e demonstrações. Também pode conectar-se com influenciadores e youtubers para ajudar a mostrar seus produtos.”

— Syed Balkhi, fundador do WPBeginner.

7. Aprenda a tomar riscos calculados

Em 2020 continuaremos falando muito de novas tecnologias e mídias e como elas têm ajudado o desenvolvimento de negócios. Mas isso só é possível com um pensamento arrojado e uma metodologia de testes e análise rápida de resultados para ver o que realmente funciona para seu caso.

“Correr riscos usando novas tecnologias pode ser assustador, especialmente com um orçamento apertado. Mas reservar uma pequena quantia para investir em uma abordagem mais arriscada pode impulsionar um grande salto de diferenças (…). Não há nada errado com métodos testados e comprovados. Mas você nunca vai saber quais abordagens são mais eficazes ou eficientes se não reservar tempo — e dinheiro — para procurar por elas.”

— Larry Luk, CMO da L’Oréal Hong Kong.

8. Páginas demoradas são inimigas do seu negócio

Por outro lado, não adianta trabalhar com tecnologias complexas e não oferecer o básico para o consumidor: uma boa experiência on-line. Nesse sentido, você já testou o tempo de carregamento de suas páginas? Quanto maior o tempo, mais fácil o internauta desistir de acessar seus conteúdos.

“Melhorar o tempo de carregamento continua sendo uma forma esquecida de aprimorar a experiência do usuário. Em nossas pesquisas, poucos profissionais de marketing fizeram disso uma prioridade no último ano, embora aqueles que focaram nisso viram os benefícios.”

— Colin Loughran, editor-chefe no blog Unbounce.

9. Simplifique

Para acelerar a navegação, foque no essencial bem-feito. Ofereça as soluções necessárias no seu site ou blog e deixe as animações pesadas de lado. O mesmo pensamento pode ser levado para toda sua comunicação: mensagens diretas são mais poderosas que outras que tentam dizer tudo ao mesmo tempo.

“Há uma tentação de adicionar coisas vistosas porque pensamos que isso é mais efetivo. Então adicionamos mais palavras, mais gráficos, mais recursos. Mas isso somente cria mais opções e confusão para o público. Em websites, e-mails ou impressos, seja claro e conciso. Pergunte-se se um elemento precisa estar ali e como pode ajudar o consumidor a tomar uma decisão.”

— Steven Ma, consultor e contribuidor em The Startup.

10. Não é a quantidade de trabalho que conta, mas a qualidade

Uma das maiores lições de 2020, trazida pela experiência da Microsoft, é que uma jornada de trabalho menor é possível. Ao reduzi-la para quatro dias semanais em um de seus escritórios, a empresa verificou um aumento na produtividade em 39,9%.

“Empresas precisam ajudar seus colaboradores a eliminar distrações, ineficiências e funções administrativas para ajudá-los a trabalhar com capacidade total enquanto criam mais tempo para inovar, colaborar, desenvolver habilidades e relações, e atender consumidores. Devem fazer tudo isso com abertura para opções mais criativas de horários de serviço, incluindo a cobiçada jornada de trabalho de quatro dias.”

— Dan Schawbel, autor e diretor de pesquisas em Future Workplace.

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