A Páscoa em 2020 será no dia 12 de abril, considerada a segunda data mais importante do calendário comercial brasileiro, só atrás do Natal. Ela representa uma enorme oportunidade para aumentar as vendas e tem um faturamento projetado de R$ 2,4 bilhões para as marcas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Descubra, então, quais são os dados para sua empresa ficar atenta e como interpretá-los para aumentar as vendas na Páscoa.
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Otimismo para a Páscoa 2020
Dados de 2019 da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, estimam que a Páscoa leve mais de 113 milhões de brasileiros às compras nessa época.
Neste ano, a expectativa do mercado é de um crescimento de 5% a 10%, mesmo com a alta de 2% no preço dos ovos de chocolate, acompanhando a alta do dólar que influencia alguns insumos da indústria.
Marcas como Cacau Show, Lacta e Nestlé têm apostado na diversificação de produtos para atingir diferentes públicos e também estão otimistas para a Páscoa 2020. Ao mesmo tempo, cresce o espaço para produtos artesanais, novas opções, como os ovos para comer de colher, e chocolates veganos e sem lactose.
Um dos fatores que contribuem para esse otimismo é o fato de que essa data especial cai na primeira quinzena do mês, o que favorece o consumo, diferentemente do que foi no ano anterior. Então, saiba como aproveitar essa oportunidade para aumentar as vendas na Páscoa 2020.
Ideias para aumentar as vendas na Páscoa
1. Antecipe a busca por informações
Já em 2019, conforme os dados de CNDL e SPC Brasil, 86% dos consumidores pretendiam fazer pesquisa de preços antes de comprar presentes de Páscoa. Isso lhes possibilitava uma economia de até 95% em um mesmo produto.
No entanto, é preciso considerar aí duas questões importantes.
Primeiro, preço pode ser justificado entre produtos diferentes. A mesma fonte acima ainda revela que os fatores que mais pesam na escolha dos presentes são:
- Preço: 51,2%
- Qualidade dos produtos: 48,2%
- Promoções e descontos: 41,6%
- Diversidade de itens: 29%
- Marca: 19,9%
Perceba como a qualidade do produto tem um peso muito parecido ao do preço na hora da compra. Quase uma em cada três pessoas também considera a capacidade da marca de ir além dos produtos-padrão da data e atender a interesses específicos.
O segundo ponto, totalmente inesperado pelo mercado, será o impacto do coronavírus nessa busca pelo melhor custo-benefício. Embora o consumidor prefira fazer as compras de Páscoa no PDV, é natural esperar um comportamento um pouco diferente na pesquisa prévia: menos “bater perna” e mais consultas on-line, indo à loja diretamente para comprar.
Essa é uma oportunidade de sua marca se antecipar, entregar as informações para o consumidor onde ele está e aumentar as vendas na Páscoa.
Para isso, as mídias essenciais, como a televisão, a rádio e o jornal, são fundamentais para divulgar os diferenciais dos seus produtos ao maior número possível de pessoas. Quanto mais clara for essa comunicação da marca e quanto mais impressões ela causar, maiores as chances de o público pensar nela na hora da compra.
Graças a campanhas nessas mídias, empresas anunciantes na NSC conseguiram, inclusive, aumentar as buscas on-line por palavras-chave relacionadas a elas, desde “basquete” até “carne suína”. Imagine o que sua marca pode conseguir anunciando na empresa líder de comunicação em Santa Catarina!
Investir em conteúdos patrocinados nos grandes jornais do Estado, informando sobre seus diferenciais, é outra excelente forma de atrair o interesse dos consumidores para sua marca.
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2. Foco no público feminino e na autoindulgência
Uma informação importante sobre o público consumidor na Páscoa diz respeito ao gênero dessas pessoas: entre os brasileiros interessados em fazer compra nessa data especial, 76,4% são mulheres. Esse percentual é ainda maior do que o papel delas como responsáveis pelas decisões de compra em 61% dos lares, de acordo com uma pesquisa da agência J. Walter Thompson.
É interessante, portanto, ter uma mensagem de Páscoa que ressoe com esse público e segmentar a comunicação nesse sentido. A escolha dos veículos ideias para sua campanha de Páscoa pode fazer uma enorme diferença nos seus resultados de vendas.
Outro fato a notar sobre o público feminino é que quase um terço das mulheres (31,8%) pretendem comprar presentes para si próprias. Isso permite abrir o leque de produtos e serviços a oferecer na Páscoa, pensando em quais outros mimos elas podem se dar nessa época.
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3. Venda seu peixe (seja ele qual for)
Entramos aí na terceira dica para aumentar as vendas na Páscoa: é possível faturar com a data mesmo não vendendo chocolate.
Dados do Google indicam que 85% dos brasileiros celebram a Páscoa. É preciso lembrar, então, tudo que gira em torno dessa celebração.
Primeiro, há a quaresma que muda a alimentação no País e impulsiona o consumo de peixes. Para o setor de vinhos, o período da Páscoa é a terceira melhor época do ano, representando 20% das vendas. A venda de azeite também cresce, só para citar alguns casos.
Entrando no clima, outros setores têm procurado abordagens próprias para aumentar as vendas. Como é um momento de reunir a família e os amigos, a oferta de produtos para casa com a temática de Páscoa tem sido cada vez mais difundida, por exemplo.
Restaurantes e hotéis também procuram oferecer experiências diferenciadas para quem deseja aproveitar esse momento especial.
A lista de exemplos é longa, mas a lição é a mesma: seja qual for o seu negócio, com uma boa estratégia de comunicação é possível atrair o público e vender mais. Saiba tudo sobre como aproveitar as datas comerciais com nosso e-book Calendário de Vendas 2020. Confira as dicas especiais nele e aproveite todas as oportunidades!
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