5 redes sociais para sua estratégia além de Facebook e Instagram

05/04/2019

Marketing

5 redes sociais para sua estratégia além de Facebook e Instagram

As redes sociais são uma poderosa ferramenta para divulgar seu negócio com sucesso. Independentemente do porte da sua empresa, há muitas vantagens em ter uma estratégia de marketing digital que as incluam.

Para pequenas e médias empresas, as redes sociais aumentam a possibilidade de descoberta do negócio e permitem cultivar não só uma base de clientes e potenciais consumidores, mas de verdadeiros fãs da marca. Além disso, para as grandes também há a criação de um relacionamento direto com o público, humanizando-as de certa forma.

Como falamos em outras dicas de marketing para internet, estar nas redes sociais ainda é uma excelente forma de conhecer melhor seu público-alvo.

Sabendo disso, sua empresa já deve estar presente em uma rede social ou outra, muito provavelmente nas duas mais lembradas em estratégias de marketing: Facebook e Instagram. Mas sabia que há outras tão populares quanto essas e que talvez não tenha reparado no potencial delas?

Neste artigo mostraremos como sua estratégia de comunicação digital pode ir muito além de Facebook e Instagram. Confira!

As redes sociais mais ativas no Brasil:

O relatório Digital 2019: Brazil, realizado em uma parceria de Hootsuite e We Are Social, revela dados interessantes sobre o uso pelos brasileiros. Entre as informações que se destacam, estão as redes sociais mais ativas pelo total de usuários de internet. Do total de internautas entrevistados, estes declararam quais redes usam mais.

O top 10 ficou assim:

  1. YouTube: 95%
  2. Facebook: 90%
  3. WhatsApp: 89%
  4. Instagram: 71%
  5. Facebook Messenger: 67%
  6. Twitter: 43%
  7. LinkedIn: 36%
  8. Pinterest: 35%
  9. Skype: 31%
  10. Snapchat: 23%

Já temos aí algumas surpresas, tanto em termos de definição de rede social quanto de possibilidades pouco exploradas por equipes de marketing.

Para começar, WhatsApp e Facebook Messenger entram lista, mesmo sendo considerados apenas serviços de mensagem por muita gente. Para explicar isso, vamos lembrar dois conceitos importantes.

Redes sociais: no universo digital, as redes sociais são plataformas de compartilhamento de conteúdo e de mensagens que priorizam a interação entre usuários.

Mídias sociais: mídias sociais também podem ser redes sociais, mas essas expressões têm dois significados distintos. Enquanto a rede social é focada na comunicação, com troca de informações direta entre os usuários, como o Facebook e o LinkedIn, a mídia social foca na transmissão de conteúdo, com interações secundárias, como o YouTube.

É por isso que WhatsApp e Messenger são também redes sociais, já que têm foco na troca direta de informações e conteúdos em variados formatos. E é também o motivo que mais à frente não abordaremos YouTube ou Snapchat, pela interação ser um elemento secundário à troca. Focaremos neste artigo só nas redes sociais.

Há também possibilidades para sua estratégia de comunicação on-line, como o Pinterest. Considerando que o Brasil é o segundo país que mais acessa esta rede via desktop, muitas marcas podem se aproveitar da audiência dela.

5 redes sociais complementar sua estratégia de marketing digital

Uma estratégia de comunicação eficiente deve levar em consideração uma série de fatores. Entre eles, podemos destacar a sintonia com o público-alvo.

Tal sintonia vem de várias formas. A primeira, é claro, trata-se da produção de conteúdo relevante para sua audiência. A segunda é levar esse conteúdo aonde o público realmente está disposto a consumi-lo. E a terceira diz respeito à diversidade de meios usados na comunicação, porque as pessoas não são restritas a esta ou aquela rede, ou às redes sociais como um todo. Quem está no Facebook marca presença também no LinkedIn e no Twitter, quem está no Facebook, LinkedIn e Twitter igualmente acompanha sites de notícias, televisão e assim por diante.

Nossa dica é não atuar isoladamente em determinada rede, e sim por meio de uma estratégia integrada e cross mídia entre elas e os canais off-line da empresa.

WhatsApp

O WhatsApp possui 120 milhões de usuários ativos no Brasil. Só esse número já é suficiente para mostrar a relevância dessa rede como ferramenta de comunicação, em um patamar comparável ao do e-mail.

Mas ainda são poucas empresas que exploram todo o potencial do WhatsApp para alcançar o público. Além de um canal de atendimento direto ao consumidor, ele pode ser usado dentro de uma estratégia de inbound marketing para o fluxo de nutrição de leads e clientes, ou ainda para atrair novos contatos dentro dos grupos.

O aplicativo WhatsApp Business é outra facilidade para o pequeno e médio empreendedor, que pode ter um perfil com informações úteis, automatizar mensagens e enviar notificações aos clientes.

Facebook Messenger

O Facebook Messenger, assim como o WhatsApp, é um serviço de mensagens que funciona como rede social. Seu aplicativo móvel é o terceiro com maior número de usuários ativos no Brasil, atrás de WhatsApp e Facebook.

Para quem tem uma presença estabelecida no Facebook, a natural integração com esta rede oferece muitas possibilidades para empresas. Especialmente no caso de pequenos e médios negócios, é possível transformar o Messenger em um canal de relacionamento com o cliente, inclusive com vendas e SAC automáticos.

Entre as muitas configurações e personalizações da sua página no Facebook, vale habilitar a mensagem automática de boas-vindas a visitantes para dar início a um contato mais próximo. Se quiser ir muito mais além, existe a possibilidade de criar chatbots que realizam tarefas comerciais e de atendimento pelo Messenger.

Pinterest

O Pinterest é uma fonte de referência para os mais variados públicos. Ele funciona como desde catálogo de inspirações para profissionais até lista de desejos para consumidores.

É nesta última vertente que marcas com produtos ou serviços de apelo visual podem se sobressair, quando relacionadas a estilo de vida, viagens, moda, alimentação, inteligência de dados e tantas outras áreas. Para se ter uma ideia de sua importância, 59% dos millennials descobriram produtos no Pinterest e 90% dos usuários semanais veem na rede uma forma de ajuda ao tomar decisões de compra.

Ter um perfil no Pinterest e murais atrativos com imagens que envolvam seus produtos, serviços e o posicionamento da marca pode contribuir também para melhorar o SEO de seu blog ou site, já que as imagens postadas lá fazem linkbuilding com outras páginas.

LinkedIn

O LinkedIn possui 35 milhões de usuários registrados no Brasil, com certo equilíbrio de gênero (47% feminino e 53% masculino), o que representa 23% da população adulta no país. É o que revela o relatório Digital 2019: Brazil.

Para negócios B2B, esta é uma rede essencial para incluir em sua estratégia de marketing digital. Isso porque o foco dela está conteúdos e contatos profissionais. Portanto, ela requer uma abordagem de comunicação diferente.

Em vez mensagens estritamente comerciais, foque aqui em construir autoridade no seu ramo de atuação e em criar relacionamentos com profissionais que sejam seu público-alvo. Além disso, é uma rede social rica em informações para estudar seus prospects antes de um contato de prospecção ativa ou reunião.

Twitter

Apesar do crescimento desacelerado nos últimos anos, o Twitter ainda é forte no Brasil. A rede tem 8,57 milhões de brasileiros cadastrados e nosso país é o sexto em número de usuários.

Mais que quantidade, a relevância permanece como uma das características da rede. Grandes personalidades do entretenimento, do jornalismo, dos esportes e da política estão lá, fomentando conversas e interagindo diretamente com o público. Do mesmo modo, pessoas até então anônimas podem ser lançadas ao holofote com um único tuíte.

O Twitter conta também com muitos cases de sucesso de marcas que entenderam a dinâmica própria da rede: muito mais ágil, menos hierárquica e com o seguidor capaz de construir e reconstruir conteúdos. Por essas razões é a rede que demanda atenção mais frequente da equipe de marketing.

Diversificação é a chave do sucesso

As redes sociais são parte essencial de uma estratégia de marketing digital. Mas assim como é importante diversificar suas ações entre as redes que mais se adequem ao seu negócio, outros meios on-line atuam para o sucesso da sua comunicação.

O branded content, um dos pilares do marketing de atração, é um desses meios que ampliam o alcance da sua mensagem. Isso é ainda mais efetivo quando feito em portais web com milhares de acessos todos os dias e em cross mídia com a televisão, o jornal e a rádio.

Para facilitar a criação de estratégias diversificadas e integradas de comunicação, a NSC projetou um simulador de campanhas nos veículos de maior audiência em Santa Catarina. Os resultados são entregues de acordo com seus objetivos, seu público-alvo e, claro, seu orçamento. Faça agora uma simulação gratuita.

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