A economia brasileira no 2º semestre e a Black Friday 2023

17/07/2023

Economia

A economia brasileira no 2º semestre e a Black Friday 2023

Os resultados da economia brasileira no primeiro semestre de 2023 têm surpreendido positivamente o mercado financeiro. 

O Produto Interno Bruno (PIB), por exemplo, cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano frente aos três meses anteriores, de acordo com o IBGE. Com isso, a alta acumulada em 12 meses chegou a 3,3%, levando o Banco Central a elevar a previsão do PIB brasileiro para 2023. Inclusive, segundo a Austin Rating, o Brasil teve o quarto maior crescimento do PIB no mundo entre janeiro e março.

No que diz respeito ao consumidor, diversos indicadores também apontam uma melhora da renda e da perspectiva de consumo. A expectativa para o segundo semestre de 2023, portanto, é bastante favorável. Isso deve impulsionar as vendas em datas importantes para o comércio, como a Black Friday.

Veja a seguir mais dados sobre as previsões para a economia brasileira e as vendas no segundo semestre de 2023.

Expectativas para a economia brasileira no 2° semestre de 2023

Podemos perceber a evolução da expectativa para a economia brasileira ao longo de 2023 por meio do Relatório Focus. Toda semana, o Banco Central reúne as projeções do mercado sobre diferentes indicadores, como inflação e PIB, e as divulga nesse documento.

A primeira projeção do ano, de 2 de janeiro, estimava que a inflação no Brasil ficaria em 5,31% ao longo de 2023. Enquanto isso, o Produto Interno Bruto cresceria apenas 0,8% no período.

Diversas revisões depois, o último Relatório Focus, de 14 de julho, é muito mais positivo. Nele, o mercado financeiro projeta uma inflação na casa de 4,95% neste ano, com o PIB crescendo 2,24%.

Essa expectativa é até mais otimista que a do Banco Central. O BC estima o PIB de 2023 com alta de 2%, após a previsão inicial de 1,2%.

Vale lembrar que a meta da inflação fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3,25% para este ano. Entretanto, há uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Atualmente, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de cálculo inflacionário no Brasil, está dentro da meta do CMN. O IPCA acumulado em 12 meses, até junho de 2023, ficou em 3,16%.

— O desempenho da economia brasileira tem surpreendido positivamente nos últimos meses. As expectativas para o crescimento econômico têm sido sistematicamente revistas para cima, em meio a uma inflação declinante desde o início do ano — resumem Julia de Medeiros Braga, Mônica Mora Y Araujo e Claudio Roberto Amitrano, na Carta de Conjuntura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Leia também: Intenção de consumo em Santa Catarina é a maior desde 2020

Desempenho da economia brasileira anima para as vendas na Black Friday. (Imagem via Freepik).

Economia brasileira e a Black Friday

Com a economia brasileira evoluindo, o consumidor vê a própria situação financeira melhorar.

Considerando a inflação reduzida, o Banco Central pode enfim cortar a taxa de juros, o que facilitará o acesso ao crédito e estimulará o consumo e os negócios. No acumulado de 2023 até junho, por exemplo, houve uma queda de 12,5% na demanda do consumidor por crédito ante o mesmo período do ano anterior, segundo dados do Serasa Experian. Isso por causa das altas taxas cobradas.

Em Santa Catarina, a Fecomércio SC já aponta uma melhora substancial na situação financeira dos catarinenses. Na pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias, de junho de 2023, o índice de renda atual já é 5,2% maior que o avaliado no período pré-pandemia e 61,2% maior que o de junho de 2022.

Outro indicador bastante positivo é o nível de consumo atual, 438,9% acima do registrado em junho do ano passado. Já a perspectiva de consumo futuro foi 84,8% maior.

Essa visão favorável ainda pode ser vista na pesquisa Panorama de Consumo 2º Semestre 2023, divulgada pela Globo. Nela, seis em cada dez brasileiros acreditam que a situação financeira deve melhorar no restante do ano. Isso deve contribuir com as vendas nas principais datas comerciais do segundo semestre:

Leia também: Dados importantes para as vendas no Dia dos Pais 2023

A importância de construir uma relação antes da Black Friday

A pesquisa Panorama de Consumo 2º Semestre 2023 traz outros dados interessantes sobre a Black Friday.

Neste ano, 62% dos consumidores nas classes A e B pretendem comprar na ocasião, mas é possível que a compra dos itens desejados ocorra antes de novembro.

Estão entre os itens mais procurados para a Black Friday 2023:

  1. Smartphones: 24%
  2. Calçados: 22%
  3. Roupas e acessórios: 21%
  4. Perfumes e cosméticos: 20%
  5. Eletrônicos: 19%
  6. Eletrodomésticos: 18%
  7. Móveis: 16%
  8. Utilidades domésticas: 15%
  9. Computadores: 14%
  10. Fones de ouvido: 11%

No entanto, 51% dos entrevistados considerariam fazer a compra antes disso, caso surgisse uma ótima oferta. E 31% dos consumidores começam a pesquisar produtos com três meses de antecedência ou mais. Outro dado relevante nesse sentido é que quase metade do público inscreve-se em listas ou baixam aplicativos para ficar por dentro das ofertas.

Então, a melhor estratégia de vendas para a Black Friday é construir uma relação prévia com o consumidor. Largue na frente, atraia os interessados pela Black Friday antes de novembro impulsione suas vendas desde já.

Para isso, ter presença na mídia é fundamental. É por meio da exposição antecipada da marca que se cria interesse, confiança e recordação para o momento da compra. 

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