Quão bem sua empresa entende e emprega o uso de novas tecnologias na rotina dos negócios? Ou, posto de outra forma, qual é o seu nível de maturidade digital?
A resposta para essa questão pode representar um enorme aumento na receita e a diminuição de custos. Então, saiba mais a seguir sobre essa maturidade digital e como alcançá-la para ter melhores resultados.
Estágios da maturidade digital
Assim como a transformação digital é um processo contínuo que vem ocorrendo ao longo de anos, uma empresa não atinge a maturidade digital da noite para o dia. Não há como adequar-se às melhores práticas atuais sem reestruturar a organização e as atividades que ela executa.
Tratando-se da área de marketing, especialmente, o Google e a consultoria Boston Consulting Group (BCG) definiram quatro estágios da maturidade digital com base no uso de dados. São eles:
- Nascentes: são empresas que já utilizam na criação de campanhas alguns dados de clientes, mantidos por terceiros e com pouca ligação a resultados.
- Emergentes: elas são capazes de gerir por conta própria os dados dos consumidores para criar campanhas, mas sem muita integração entre canais, como as vendas feitas na loja física desconectadas das vendas on-line.
- Conectadas: integram dados de diversos canais, com foco em resultado das vendas e ROI. Elas investem em sistemas e ferramentas digitais para fazer essa integração centralizada, unindo marketing e vendas.
- Multimomento: otimizam a execução de marketing por meio da personalização e do resultado individual de cada cliente, em quaisquer canais.
Avaliar o estágio em que sua empresa se encontra é muito importante para saber o que precisa fazer para alcançar uma maior maturidade digital. Se baseia suas campanhas apenas nos relatórios de desempenho fornecidos por redes sociais, por exemplo, ainda está no estágio inicial. Já aquelas que alcançam o multimomento são capazes de atingir melhores resultados para o negócio como um todo.
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Vantagens de atingir a maturidade digital
Um estudo feito pelo Google aponta dois grandes benefícios de tornar-se madura digitalmente. O primeiro, que com certeza brilha mais aos olhos dos gestores, é o aumento de até 20% da receita. O segundo, não menos importante, é a redução em até 30% dos custos de operação de marketing.
Outras vantagens ainda podem ser apontadas ao seguir a direção de um marketing cada vez mais orientado por dados. Podemos citar aí o uso de ferramentas de automação e integração desses dados, para que se possa chegar ao nível desejado de personalização sem sobrecarregar a empresa. Essa necessidade contribuirá para agilizar processos, aumentar a capacidade de execução e dar mais confiança às ações executadas.
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A situação das empresas no Brasil
Apesar das evidentes vantagens, as empresas brasileiras ainda têm um longo caminho a percorrer para atingir a maturidade digital. Segundo o Google, a maioria delas, ou 55%, considera-se emergente. Ou seja, apenas coletam e fazem alguma gestão dos dados do consumidor, mas sem integração entre diferentes canais.
A pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil” corrobora com essa percepção. Embora 40,5% das empresas entrevistadas até gerem demanda por meio do marketing digital, não têm um critério bem definido de qualificação de leads.
Ainda mais, 95% das empresas declaram que precisam melhorar algo em suas estratégias de marketing digital. O principal desafio delas é converter contatos em clientes, o que tem maior chance de ocorrer com a melhor integração de canais e personalização das campanhas.
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Avaliando sua empresa
É possível medir o nível de maturidade digital com base nos quatro estágios estabelecidos pelo Google e BCG, entre iniciante, emergente, conectada ou multimomento.
Também existem ferramentas específicas, como o diagnóstico desenvolvido pelo Sebrae para avaliar o posicionamento da marca na internet. Por meio de uma série de perguntas, os gestores são levados a refletir sobre o quanto entendem da própria operação digital e o que precisam descobrir.
Outras metodologias, como o Índice de Maturidade Digital (IMD), criado pela ESPM, baseiam-se em uma avaliação multissetorial da empresa. Isso é importante porque a evolução nesse sentido envolve um esforço conjunto de várias áreas, e não só do marketing.
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Como chegar à maturidade digital no seu negócio?
Os principais desafios para atingir a maturidade digital podem ser definidos como:
- Organização da empresa: investir em pessoal capaz de lidar com dados e em tecnologias que permitirão gerir e integrar os dados do consumidor.
- Cultura digital: reduzir o tempo entre planejamento e execução de projetos, realizando testes com rapidez para aprender o que funciona melhor nas suas estratégias de marketing e vendas.
- Integração de times e canais: estimular o compartilhamento de informações entre times e centralizá-las para fácil acesso de todos.
- Métricas: definir os indicadores-chave de desempenho da empresa e avaliar o impacto de cada ação sobre o retorno do investimento.
- Automatização: o trabalho braçal demanda recursos excessivos, reduz o desempenho e impede a personalização rápida da comunicação. Mais uma vez, ferramentas são essenciais para ter sucesso no marketing digital.
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