A demanda por negócios que sejam guiados por dados é crescente no mercado. Ao mesmo tempo, a dificuldade de mensurar dados é recorrente. No entanto, trabalhar com informações precisas poupa esforço, dor de cabeça e acima de tudo, investimento – especialmente no mundo do marketing.
Quando o assunto é mídia online, a mensuração é feita com base nas taxas de às visitas, cliques e conversões, e esses números norteiam o investimento que será direcionado a cada anúncio ou ação online. Tudo isso tem um único objetivo: otimizar o ROI.
Mas e como saber quantos clientes estão chegando através de ligações telefônicas? É nessa hora que o call tracking entra em cena.
O que é call tracking
De forma simplificada, os sistemas de call tracking identificam quantas ligações foram realizadas para determinado número. Dessa forma, as empresas podem utilizar o que chamamos de “números máscara” para cada uma de suas campanhas de marketing online ou offline e direcionar esses números para o atendimento central da empresa. Isso permite que o time de marketing acompanhe as ações em atividade, saiba quais trazem mais leads e quantas se convertem em vendas.
Todas as campanhas de marketing geram o que chamamos de leads telefônicos. Para calcular o ROI completo das campanhas, é indispensável considerá-los na conta.
Comprovar que o investimento em mídia de marketing traz resultados é indispensável para as empresas. Por isso, tecnologias como a de call tracking estão cada vez mais adentrando as organizações com o objetivo de otimizar performances e direcionar investimentos de forma mais estratégica.
Por que usar call tracking?
Existe uma percepção equivocada do telefone como um canal ultrapassado. De acordo com a norte-americana Bia/Kelsey, consultoria especializada em pesquisa de mercado, até 2020 169 bilhões de ligações telefônicas serão realizadas para empresas, potencializando a geração de cerca de 1 trilhão de dólares.
A procura de clientes por empresas nos buscadores, como o Google, também faz parte desse cenário. Opções como o click to call permitem que consumidores entrem em contato de forma rápida para saber sobre o produto ou serviço que desejarem. Esse tipo de facilitador tem se revelado um importante conversor no processo de vendas.
Em uma das pesquisas disponibilizadas pelo Google, 70% dos entrevistados informaram que realizam ligações para empresas a partir dos resultados do buscador. Por mês, mais de 40 milhões de chamadas são realizadas diretamente dos anúncios divulgados online. Outro ponto relevante na pesquisa é que só o fato da empresa ter um número de telefone para contato disponível já é motivo de influência positiva na percepção dos clientes sobre a marca.
Também segundo a Bia/Kelsey, os usuários mobile estão mais propensos a fechar negócios. Isso se deve ao fato de que a busca por serviços em determinada região indica alta necessidade de aquisição em tempo reduzido. O call tracking, então, passa a ser uma ferramenta que permite acompanhar com precisão o caminho que esse cliente fez até chegar no seu site ou anúncio.
Tire um momento para refletir: na sua empresa, quantas ligações você recebe que acabam em vendas ou negócios fechados? E por meio de de quais campanhas esses clientes chegam a você? São perguntas simples, mas que nos fazem entender a importância do call tracking como aliado nas tomadas de decisões estratégicas.
3 dias para usar call tracking nas estratégias de marketing
1. Google Ads
Nas estratégias de marketing digital, um dos objetivos é o direcionar visitantes para uma página do site da empresa com informações sobre determinado serviço ou produto. Para utilizar call tracking com os anúncios pagos do Google, basta inserir o script oferecido pela plataforma de call tracking na página principal do seu site. Dessa forma, sempre que um visitante chegar através de um anúncio com o número máscara, o número de contato disponível automaticamente é alterado para o informado no anúncio.
Dessa forma o software de call tracking reconhece as ligações originadas pelos diferentes anúncios no Ads e te ajuda a entender quais palavras-chave geram mais ligações que convertem em vendas.
2. Facebook Ads
O funcionamento técnico do call tracking para o Facebook Ads é bastante semelhante com o do Google Ads. Também é necessário utilizar um script para alterar automaticamente o número do telefone da sua empresa na página principal do site e também é possível inserir parâmetros nos anúncios.
O Facebook Ads é um canal frequente nas estratégias de marketing digital de empresas que trabalham com mídia paga. Dessa forma, a utilização do call tracking nesses anúncios pode ser entendida como um complemento da etapa analítica desses ads.
3. Mídia offline
Os formatos offline são diversos: comerciais de TV, folders, outdoors ou qualquer outro formato que você possa imaginar para o seu negócio. As mídias offline possuem alta relevância e são adaptáveis para diversos formatos de ações de marketing.
Assim, o call tracking possibilita a mensuração de todas as ligações que chegaram através das campanhas offline. Para fazer a mensuração por campanha, é só colocar um número máscara diferente em cada material. Dessa forma, assim como no formato online, o sistema de call tracking identifica por qual número cada lead telefônico chegou.
Conhecer os leads telefônicos é essencial para quem quer ter diferencial competitivo e comprovar que os esforços de marketing trazem resultados efetivos, além de informações ricas para aumento da conversão. E na sua empresa, como o call tracking pode ajudar sua estratégia de marketing?