Você sabia que 91% dos consumidores declaram que ficaram mais inclinados a comprar de uma marca depois de participar de uma ativação ou experiência com ela? Ou que 40% do público seria mais leal a essa marca?
Esses dados da EventTrack mostram como o marketing de experiência é essencial para a estratégia de negócios. Não à toa, a Hubspot apontou essa como uma das cinco tendências de marketing mais utilizadas na atualidade pelos profissionais da área.
O marketing de experiência também está diretamente relacionado com o de eventos, pois ambos costumam andar juntos. Ao organizar ou participar de eventos, as marcas podem proporcionar experiências imersivas aos participantes, criando assim uma relação mais próxima com os consumidores.
Saiba então como seu negócio pode entrar nessa tendência com a ajuda da NSC!
Como fazer uma boa ação de marketing de experiência?
De acordo com uma matéria da Forbes, o objetivo do marketing de experiência é criar nos consumidores impressões duradouras que eles queiram compartilhar com outros e, consequentemente, isso levar a uma maior lealdade à marca.
Essa prática usa métodos não tradicionais de marketing para levar o público a experimentar e viver o universo dos produtos e serviços da empresa. Mas ela pode ser amplificada com o uso das mídias tradicionais. Nesse sentido, a Kantar IBOPE Media revela que mais de 800 marcas promoveram eventos patrocinados através da televisão só no primeiro semestre de 2022.
Então, como é possível destacar-se com o marketing de experiência? Podemos apontar três aspectos fundamentais para considerar na sua estratégia:
- O elemento surpresa: para criar aquela impressão duradoura é preciso ir além do habitual. Aposte em novos modelos, novas tecnologias e ações que chamem a atenção. Um quê de exclusividade também é ótimo para despertar o desejo do consumidor.
- Imersão no universo da marca: é importante realizar ações que estejam alinhadas com o universo dos produtos e serviços, não apenas pela visibilidade. É essa sensação que os participantes buscarão nas futuras compras com a marca.
- Sintonia com o contexto: para gerar uma experiência positiva, em primeiro lugar é preciso que o consumidor esteja disposto a envolver-se. Portanto, o entorno da ação e a forma de abordagem devem ser convidativos.
A partir desse terceiro ponto, entende-se por que o marketing de eventos é tão próximo das experiências. Os eventos criam um espaço atraente para o público, que se sente mais à vontade para interagir com a proposta da marca.
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Evento presencial, híbrido ou virtual?
A vacinação contra a Covid-19 foi essencial para a retomada do mercado de eventos. Mas muitos gestores podem ter a dúvida: é melhor fazer um evento presencial, híbrido ou apenas virtual?
Nesse sentido, uma pesquisa recente da Opinion Box, em parceria com o Transformação Digital, mostra quais tipos de eventos os brasileiros têm preferido. Ela mostra que, dos mais de 2 mil entrevistados, 35% já voltaram a ir a eventos artístico-culturais e musicais, enquanto 26% foram a eventos corporativos e 24% aos educacionais.
Dessas pessoas que participaram de algum tipo de evento, os presenciais são maioria:
- 49% foram a eventos presenciais;
- 34% foram a eventos híbridos;
- 17% foram a eventos virtuais.
A Opinion Box ainda destaca que eventos de educação e trabalho são os que melhor funcionam on-line, recebendo a preferência de 28% e 22% dos entrevistados, respectivamente. Nessa mesma ordem, outros 37% e 33% dão preferência às experiências híbridas.
Por outro lado, 86% das pessoas preferem que os eventos gastronômicos ocorram presencialmente. No caso dos eventos sociais, esse número chega a 90%.
Ou seja, a preferência geral é pelos eventos presenciais, mas com bastante demanda por experiências híbridas em muitos segmentos. Para completar, quando o foco estiver no paladar ou na interação social, a presença física é imprescindível.
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Como a NSC pode ajudar no marketing de experiência e eventos da sua empresa?
Organizar um evento ou experiência é algo que muitas empresas não têm o costume de fazer. Ainda mais diante da necessidade de propor algo diferenciado. Mas quem deseja aproveitar essa tendência em Santa Catarina pode contar com a NSC.
Com projetos especiais que incluem eventos tradicionais entre os catarinenses, como o Conexão Verão e o Floripa Tem, sua marca pode se inserir em grandes atrações e impactar milhares de pessoas.
Além disso, é possível desenvolver ações exclusivas para sua marca. Para um lançamento imobiliário da Investcorp, por exemplo, a NSC realizou uma ação inesquecível com bar nas alturas. A proposta foi transmitir a um público selecionado a experiência de morar no futuro edifício mais alto de Joinville, em uma noite mágica.
No caso dos eventos, a NSC também pode contribuir com ações voltadas ao público interno das marcas, como na convenção de vendas da Lenora. A NSC participa de todas as etapas, desde a elaboração da estratégia, produção até a execução do projeto. Isso facilita a entrada no marketing de eventos para as marcas com pouca prática em realizações do tipo.
A expertise da maior empresa de comunicação em Santa Catarina ainda ajuda a levar a experiência com a marca para outros meios, como a televisão, a rádio e as redes sociais.
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