Em uma economia altamente competitiva, é preciso investir em ações de marketing que coloquem a marca em evidência.
Afinal, a empresa precisa ser vista e lembrada pelo seu público-alvo.
Apesar desta ser uma premissa básica do universo empresarial, produzir campanhas de sucesso não é uma tarefa simples e depende de uma boa análise de dados, conhecimento do público-alvo e a segmentação de mercado. Neste post, falaremos um pouco mais sobre a efetividade de suas estratégias de marketing. Continue a leitura para saber mais!
ANÁLISE DE PERFIL DE PÚBLICO DENTRO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Cada conteúdo, campanha e ação deve ter como alvo um público definido. Ao construir um perfil bem detalhado do cliente ideal, a empresa passa a conhecer seu público-alvo e seu estilo de vida.
Com esses dados em mãos, é possível desenvolver um trabalho muito mais focado e eficiente. Além disso, os dados, em especial as métricas de desempenho, são imprescindíveis para o monitoramento dos resultados e correção de possíveis falhas.
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Como fazer essa análise?
Para que a sua campanha seja efetiva, é importante baseá-la em dados concretos e atualizados sobre seus clientes em potencial. Há uma série de informações relevantes, entre as quais podemos destacar:
- Idade e sexo do público-alvo;
- Localização geográfica do público;
- Nível de escolaridade e renda mensal;
- Padrões de consumo;
- Desejos e necessidades;
- Características do produto;
- Orçamento disponível para a ação.
Pode-se observar que esses dados servem como orientadores de todo o planejamento de marketing. Não há como fazer marketing sem análise de dados. Caso contrário, corre-se o risco de investir tempo e dinheiro em campanhas que não atingem o público e que, portanto, não possuem um retorno satisfatório.
A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO E A EFETIVIDADE DO MARKETING
Outro aspecto que merece destaque dentro das estratégias de marketing é a segmentação de mercado. Todo gestor deve compreender bem esse fator e aprender a direcionar seus esforços a um grupo de pessoas específico.
O que é segmentação de mercado?
A técnica consiste em dividir o mercado em grupos. Cada grupo reúne pessoas com características e necessidades semelhantes, como idade, sexo, renda mensal, profissão e preferências.
Observe que a intenção é reunir o máximo de informações sobre esse nicho e, assim, planejar ações de marketing cada vez mais personalizadas e efetivas.
Por que a segmentação é tão importante?
A segmentação é uma técnica eficiente, pois permite que a equipe de marketing visualize com mais facilidade as questões que influenciam o comportamento de compra desses indivíduos. Assim, a empresa se aproxima dos seus clientes e aprofunda essa relação – ao conhecer suas características, desejos e necessidades, a elaboração da abordagem se torna mais rápida e personalizada.
Como consequência, o consumidor se sente acolhido pela marca. Ele passa a enxergar o produto ou o serviço ofertado como a solução de seus problemas e, por isso, tende a efetivar a compra.
Quais os principais tipos de segmentação?
Existem alguns tipos de segmentação de mercado que merecem ser destacados. Eles são, na verdade, critérios para se dividir o mercado e planejar um mix de marketing mais direcionado e eficiente:
Segmentação demográfica: consiste em organizar o mercado em grupos, levando-se em consideração aspectos demográficos, como idade, renda, sexo, estado civil, religião e nacionalidade.
Esse modelo é amplamente aplicado no mercado. Via de regra, é possível perceber que o comportamento de compra de um consumidor é influenciado por questões demográficas. Com isso, é sempre interessante avaliar esses dados durante o planejamento de marketing.
Segmentação psicográfica: leva em consideração a personalidade e o estilo de vida do consumidor. Para isso, parte-se da premissa de que o seu comportamento de compra pode ser influenciado por esses fatores. Por exemplo: um indivíduo com um estilo de vida saudável e que valoriza práticas sustentáveis pode considerar o consumo de produtos orgânicos como essencial. Porém, um indivíduo que gosta de culinária urbana e que possui o hábito de frequentar bares durante a semana pode não se preocupar tanto com essa questão.
Segmentação geográfica: observa questões relacionadas à geografia. É importante entender que cada região do país e, até mesmo de uma cidade, possui costumes e necessidades diferentes. Esse é um dado fundamental para o marketing e ajuda a definir,, onde a mídia deve ser utilizada.
Em determinadas regiões do país, por exemplo, o rádio é um dos principais meios de comunicação. Se o seu público estiver localizado em algumas dessas regiões, é interessante utilizar o meio de comunicação como estratégia de marketing e produzir campanhas para serem veiculadas em horários de maior audiência.
Como usar a segmentação em diferentes estratégias?
A segmentação deve fazer parte das estratégias de marketing e pode ser muito útil para definir o modo como a marca se apresentará para o consumidor. Confira!
Segmentação para mídia display: a mídia display é utilizada nos meios digitais para impactar potenciais consumidores e proporcionar uma maior aproximação entre a marca e seu público-alvo. É possível segmentar por geolocalização e outros filtros, além da possibilidade de definir diferentes formatos de acordo com o objetivo e estratégia de impacto como o uso de banners, superbanners, entre outros.
Segmentação para campanhas de mídias sociais: com um público cada vez mais adaptado às redes sociais, a segmentação por meio desses canais é outra opção interessante para as empresas. Os anúncios no Facebook, por exemplo, podem ser segmentados por meio do cruzamento de dados sobre hábitos de consumo e comportamento nas redes sociais. Ou seja, o uso de informações offline no mundo online aprimora a segmentação e ajuda a produzir a campanha certa para o público certo.
Conclui-se, portanto, que a segmentação ajuda a tornar suas campanhas mais assertivas. Trata-se de uma análise importante, capaz de direcionar os esforços e o capital disponível para o marketing para as ações e meios que trarão os melhores resultados para o negócio.
Juntas, essas duas estratégias transformam a maneira com que a marca se relaciona com seus clientes. A abordagem passa a ser mais focada e efetiva, fazendo com que os reflexos positivos logo sejam percebidos.