O ROI é uma das métricas mais importantes de qualquer negócio. No marketing, o retorno sobre investimento (return over investment, em inglês), costuma estar relacionado ao impacto nas vendas. Mas nem sempre essa relação é direta.
Ainda assim, é imperativo manter o olhar nesse indicador do sucesso das ações realizadas pela empresa. O objetivo é ter uma comunicação cada vez mais eficiente, melhorando então o retorno.
Pensando nisso, você sabe como aumentar o ROI do marketing? Separamos aqui oito dicas para conseguir esse feito. Acompanhe!
Dicas para aumentar o ROI do marketing
1. Tenha uma empresa orientada por dados
O cálculo do ROI em si é simples. A fórmula é:
ROI = [(receita – custo)/custo]×100
Nesse caso, você só precisa saber a receita e o custo. Porém, diversos outros fatores pesam indiretamente ao calcular o retorno sobre o investimento.
O que se chama “custo”, por exemplo, tem relação com a segmentação das campanhas de marketing, o mix de mídia escolhido para veiculação, a frequência dos anúncios e até a própria criatividade da propaganda. Então, é preciso abastecer-se com diversas informações para tomar as melhores decisões que otimizem o retorno.
Ser uma empresa orientada por dados é fundamental para potencializar a eficiência do marketing. Sem esse embasamento analítico, qualquer tentativa de aumentar o ROI reduz-se a um palpite em vez de um método construtivo. E vale ressaltar: eficiência ainda diz respeito à capacidade de reproduzir bons resultados.
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2. Faça testes A/B
Uma vez que você já tenha um pensamento orientado por dados, é hora de testar melhorias. Para isso, os testes A/B devem fazer parte da rotina do marketing.
Tudo começa com uma hipótese. Por exemplo: e se eu mudar a chamada para ação no meu anúncio?
A partir disso, testam-se duas possibilidades ao mesmo tempo e com públicos semelhantes: o CTA original e a versão que pode gerar um maior retorno. Os resultados dirão qual é a forma mais eficiente.
3. Aumente o investimento em marketing
Pode parecer contraintuitivo, mas aumentar o investimento em marketing é capaz de otimizar o retorno.
Quem mostra isso é a Nilsen. Em um relatório de 2022, ela informa que 62% dos planos de mídia na América Latina não recebem o investimento adequado para ter um bom desempenho. Se o valor fosse ajustado, seria possível aumentar o ROI em 42%, na média.
4. Considere o ROI no longo prazo
A Ebiquity e Gain Theory têm outro dado interessante sobre essa métrica. Em um estudo sobre o ROI na publicidade, elas afirmam que 58% do retorno é ignorado quando se avalia apenas o curto prazo.
Por exemplo, no caso dos anúncios na televisão, o ROI médio foi de £1,73 para cada £1 investido após três meses. Entretanto, em um período de três anos, o valor sobe até £4,20 para cada £1 investido.
Isso acontece porque nem toda ação tem impacto nas vendas imediatas. Afinal, nem sempre o consumidor está pronto para comprar naquele exato instante. Na verdade, como informa o Instituto Ehrenberg-Bass, somente 5% a 10% dos consumidores estão atualmente dentro do mercado em determinada categoria.
A publicidade, quando bem feita, fica gravada na lembrança. Então, assim que o público estiver pronto para comprar, ele vai recordar da sua mensagem. São cenários como esse que o ROI de curto prazo não consegue captar.
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5. Melhore o direcionamento das campanhas
Segundo a Nielsen Digital Ad Ratings, cerca de 40% do investimento em publicidade digital é perdido ao anunciar para os públicos errados.
Quanto melhor a segmentação de audiência, maior o ROI. A própria Nielsen demonstra isso em um estudo que revelou o seguinte: entre os anunciantes que tiveram uma segmentação menos precisa, o ROI médio foi de US$ 0,25 por dólar investido. Já as empresas que foram mais eficientes ao segmentar alcançaram um ROI médio de US$ 2,60 por dólar investido.
6. Diversifique os objetivos para aumentar o ROI
Como falamos anteriormente, o retorno de curto prazo pinta somente uma parte do quadro do ROI. Métricas relacionadas ao brand lift, como reconhecimento da marca, interesse e fidelidade do consumidor, também contribuem para os resultados da empresa.
O mais recomendado é distribuir o investimento em marketing entre 60% na construção da marca e 40% em campanhas pontuais, mais comerciais. Isso fortalece a lembrança da marca e otimiza o ROI no longo prazo.
7. Use a criatividade
Uma boa comunicação é uma ciência, mas sem perder o lado artístico. A Nielsen comenta a esse respeito que campanhas com criatividade de alta qualidade obtiveram uma eficácia 35% maior ao longo de três anos de uma análise para a Meta.
8. Integre os canais on e off
O consumidor é omnichannel, então sua marca também precisa ser ao investir em marketing.
Diversas pesquisas mostram que diversificar os canais de comunicação é importante para aumentar o ROI. Entre elas, a Analytic Partners aponta que ampliar o mix de mídia para cinco canais incrementa o ROI em 35%.
Outro exemplo vem da curiosa união da rádio com a estratégia digital. Segundo a Nielsen, em parceria com a Cumulus Media, ao acrescentar a rádio à campanha na internet o alcance da marca aumenta entre 27% e 94%.
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