Por sonho, oportunidade ou necessidade, você deu um passo importante nos negócios: abriu uma empresa. Agora, o caminho para mantê-la de pé está na resposta para a questão: como conquistar seus primeiros clientes?
Nesse primeiro momento, sua intenção talvez seja vender para aquelas pessoas que já conhece. Entram aí familiares, amigos, conhecidos próximos e até aquele contato no WhatsApp que você tem certeza de que vai comprar do seu negócio. Mas essa estratégia nem sempre funciona ou, no máximo, é bastante limitada.
Afinal, depois de conquistar os 10 primeiros clientes, como conseguir 100 clientes, ou 1.000? Pensando nisso, veja a seguir como usar a comunicação para atrair vendas.
Identificando o público-alvo da empresa
Antes de tudo, é preciso esclarecer que falamos aqui principalmente de negócios escaláveis. Isto é, aqueles negócios que conseguem aumentar a venda do produto ou serviço sem precisar elevar os custos da operação na mesma proporção. Se você atende como autônomo, por exemplo, a estratégia para conseguir clientes é um tanto diferente.
Então, se você ainda não definiu o público-alvo do negócio, é hora de encontrar as pessoas que se identificam melhor com seu produto ou serviço.
A partir dessa definição fica claro por que nem sempre é possível conquistar seus primeiros clientes entre conhecidos. Esse grupo restrito pode, simplesmente, não ter o perfil de consumidor que você procura.
No entanto, ter um público-alvo definido ajudará você a direcionar melhor seus esforços. Isso evitará, por exemplo, que você invista em redes sociais que não têm a ver com seu consumidor.
É claro, ainda é importante divulgar seu negócio entre conhecidos. Mesmo que eles não se tornem consumidores diretos, podem ajudar na divulgação boca a boca inicial e contribuir com engajamento nas redes sociais.
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Criando expectativa para seu produto ou serviço
Idealmente, a divulgação começa antes mesmo de você ter o produto ou serviço à venda. Mas a estratégia de criar expectativa serve também para outros lançamentos que não o do próprio negócio.
Tudo começa, na verdade, com seu marketing pessoal. Comece a produzir conteúdos falando da sua relação com esse ramo de negócio e das novidades em que está trabalhando. Isso despertará a atenção das pessoas ao redor e poderá atrair outras que sejam interessadas pelos mesmos assuntos.
Não é preciso ir muito longe para fazer isso. Comece pelas redes sociais. Então, quando estiver mais perto de anunciar algo concreto, como o início das vendas ou um novo produto ou serviço, pode expandir essa comunicação para outros meios.
Criar expectativa ainda é útil para captar dados de potenciais clientes, como telefone ou e-mail. Desse modo, poderá divulgar as novidades diretamente aos interessados, aumentando as chances de conversão.
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Construindo a presença digital do negócio
Sua estratégia de comunicação deve investir em duas linhas de ação: uma é atrair espontaneamente as pessoas até seu negócio, enquanto a outra é ir atrás do público. Ou seja, estamos falando de marketing inbound e outbound.
Na parte da atração será fundamental ter uma boa presença digital. Isso vai muito além dos perfis nas redes sociais, incluindo também marketing de conteúdo, otimização de palavras-chave para as buscas, inclusão de produtos em comparadores de preço e do negócio como um todo no Google Maps.
Uma dica de onde começar é cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio. Esse pequeno passo já contribui para melhorar sua visibilidade nas buscas locais.
Aqui é muito importante não poupar esforços em boas fotos e boas descrições para a internet. Você pode se surpreender como uma boa apresentação, baseada em uma estratégia de SEO eficiente, é capaz de atrair clientes para sua empresa.
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O passo essencial para conquistar seus primeiros clientes
Todo negócio começa com um grande desafio: a falta de visibilidade. Aí entra a importância de a empresa ir até o público e, quando se trata de ampliar o alcance, as mídias essenciais são incomparáveis.
Já falamos no Negócios SC, por exemplo, como a televisão ajuda a vender mais. Isso porque ela não é apenas o meio de comunicação mais popular no Brasil, mas também aumenta a lembrança e a confiança da marca, fomenta o engajamento on e off, e ainda permite segmentar a publicidade para seu público-alvo específico.
Ainda sobre a TV, vale a pena descobrir como foi o resultado dessa estratégia na inauguração da loja Mil e Uma Sapatilhas e no crescimento surpreendente da AHOY! Serviços Expressos.
Outros meios que podem ser usados para conquistar clientes são a rádio, o jornal e os grandes portais da internet. Todos eles oferecem a visibilidade que um novo negócio tanto precisa.
Mas você não precisa se preocupar em fazer um investimento completamente fora da sua capacidade. A NSC prova que é possível colocar sua marca nos grandes meios de comunicação de uma forma acessível mesmo para os pequenos negócios.
Melhor ainda, você pode usar a incrível ferramenta Simulador de Campanha e comprovar por si. Com ela, descobre sugestões inteligentes e segmentadas de mídias para divulgar seus produtos ou serviços, tudo dentro do seu orçamento.
Se tiver alguma dúvida, veja o passo a passo de como usar o Simulador de Campanha.