Em algum momento, todo mundo que trabalha com marketing já se deparou com aquela frase: “conteúdo é rei”. Para muitos, no entanto, ainda é um rei isolado em seu castelo, sem levar sua mensagem às massas.
Criar conteúdo de marca não precisa nem deve ser algo isolado. Inclusive, existem muitos benefícios de criar e distribuir a comunicação em parceria com publishers. Confira, então, quais são essas vantagens e como fazer isso.
O que é publisher?
“Publisher” é uma palavra da língua inglesa que significa “aquele que publica”. Quando falamos de mídia e comunicação, é uma pessoa ou empresa que atua como veículo para a publicação do conteúdo.
A NSC, por exemplo, é publisher em Santa Catarina. Por meio das mídias essenciais, leva tanto o conteúdo jornalístico quanto o conteúdo patrocinado das marcas aos catarinenses.
Mais do que isso, publisher é um contexto para a mensagem. Mesmo a NSC tem diferentes veículos, com características próprias. As publicações na Versar seguem uma linha editorial própria, distinta do que se lê no blog da CBN Diário, só para ilustrar um desses casos.
Cada um desses veículos tem um público com perfil específico. A audiência deles já sabe quais assuntos pode encontrar por lá e com qual linguagem se dará essa comunicação. É por meio dessa identificação e familiaridade que se forma uma relação próxima entre publisher e público.
Ao criar conteúdo de marca com um publisher, a empresa não deve apenas reproduzir os materiais que publica no próprio blog, por exemplo. É preciso recontextualizar a mensagem para que a parceria seja proveitosa para ambas as partes e não distancie o público das expectativas já definidas.
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Como criar conteúdo de marca?
Agora que temos mais claro o que é publisher podemos abordar o lado do branded content — o conteúdo patrocinado, ou ainda conteúdo de marca. Mais especificamente, vamos falar sobre como criar esse conteúdo de marca em parceria.
1) Encontre o publisher ideal
Quando dizemos que se deve recontextualizar sua comunicação, isso não quer dizer para ir em uma direção oposta. O que se deve fazer, na verdade, é procurar um publisher cujo alinhamento do conteúdo seja o mais fácil.
O ponto de partida para alinhar isso é o público-alvo da sua empresa. Se o perfil de consumidor ideal do seu negócio acessa ou acessaria determinado veículo, se compartilha dos mesmos assuntos de interesse, então essa é uma boa escolha.
2) A história vem primeiro
Antes de pensar no formato — se conteúdo em vídeo, em artigo, interativo etc. —, a pergunta essencial a se fazer é: qual história geraria mais impacto no público?
Podemos citar como exemplo positivo o canal Sabor Catarina, criado pelo Estúdio NSC Branded Content para o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa). O desafio nesse caso era despertar o interesse dos catarinenses para a produção de carne suína e de frango no Estado. Para isso, o foco do canal foi em como o consumidor pode usar esses produtos, revelando receitas que estimularam o consumo.
A partir dessa proposta que se baseou no interesse do público é que foram criadas as peças de comunicação, com uma websérie de 17 vídeos com receitas, matérias on-line e impressas e ações especiais.
3) Alinhe a linguagem
Lembre-se de que, embora o perfil do público seja similar entre sua marca e o veículo de mídia, a audiência do publisher tem certa expectativa com relação à linguagem que encontrará por lá. Portanto, o conteúdo de marca deve alinhar também o tom da comunicação.
Isso deve ser conversado com o publisher o quanto antes, para evitar atritos depois. Explique como sua marca costuma se expressar, com que tipo de humor e até de linguajar, e confira se a linha editorial do veículo permite isso ou o que precisará ser adaptado na sua mensagem.
4) Esteja aberto a sugestões
Ao fazer o conteúdo de marca em parceria com publishers, você estará entrando em um novo mundo. Um publisher como a NSC conhece muito bem a audiência de cada veículo e tem um longo histórico de ações bem-sucedidas com outros anunciantes, portanto poderá oferecer soluções que sua equipe sequer imagina.
Converse com os especialistas, deixe claro seus objetivos e avalie as possibilidades que surgirão. Muitas vezes, a resposta para o seu desafio pode ser encontrada de uma forma que sua empresa ainda não testou, mas o publisher já.
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Vantagens do conteúdo patrocinado
Ao seguir esses passos, a parceria da marca com o publisher tem tudo para dar certo. Isso trará os seguintes benefícios:
- Cria marcas memoráveis: conteúdo patrocinado gera, em média, 86% de lembrança da marca segundo um estudo da Nielsen, número acima da publicidade tradicional.
- Maior alcance de público: o conteúdo de marca chega a um público muito maior que o da própria empresa, mas ainda segmentado, graças à audiência já conquistada pelo publisher.
- Entrega do jeito certo: a contextualização da mensagem, tanto do conteúdo em si quanto pelo veículo de publicação, otimiza o investimento para melhor recepção pelo público.
- Conteúdo premium: publishers como a NSC contam com equipes especializadas na criação de conteúdo patrocinado para garantir uma produção de alta qualidade para os anunciantes. Nós criamos por você.
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