Como definir e analisar métricas durante o coronavírus

26/08/2020

Marketing

Como definir e analisar métricas durante o coronavírus

A Covid-19 mudou a forma como as empresas, indústrias e prestadores de serviços de diversos segmentos estão se relacionando com o público, pois do dia para noite precisaram se reinventar para se conectarem com os consumidores que estão mais online do que nunca. 

Com isso, o marketing digital tornou-se um elemento indispensável para a sobrevivência de qualquer negócio. Porém muitas empresas que até o momento não estavam se preocupando com a presença digital, hoje podem estar pagando um preço alto por isso. Mas calma! Saiba que é possível planejar uma saída.

Nunca é tarde para tomar ações benéficas para o seu negócio, ainda mais diante de uma situação sem precedentes. Por isso, especialistas em marketing digital seguem engajados para entender como a Covid-19 está afetando alguns mercados e como ajudá-los. A análise de métricas é especialmente útil nessa hora.

Isso porque ajuda a definir os pontos fortes e fracos das estratégias digitais para mapear as próximas decisões. Então, para potencializar aquilo que está dando certo e abrir mão daquilo que traz poucos ou nenhum resultado para seu negócio, preparamos 4 dicas valiosas!

Confira a seguir como definir e analisar métricas durante o coronavírus sob o olhar de Diego Martins, especialista em marketing digital. 

1- Autoridade de domínio

Essa métrica serve para avaliar a performance orgânica de um site, blog ou página de vendas no Google. Quanto mais próxima ela estiver de 100, melhor posicionado seu domínio estará. Isso significa mais tráfego e, consequentemente, mais chances de vendas.

Para tanto, é essencial investir em estratégias de SEO, em especial link building. Principalmente durante esse período em que houve um aumento nas buscas no Google. Sem contar que em tempos de crises as empresas precisam diminuir seus investimentos com publicidade.

Com isso, passaram a investir mais nas estratégias de otimização para resultados orgânicos. Para descobrir a autoridade do seu domínio, recomendamos a ferramenta Ubersuggest. Ela aponta o que precisa ser melhorado na sua página da internet para aumentar sua autoridade de domínio.

2- Taxa de conversão

Toda estratégia digital tem um objetivo, como estimular o consumidor a clicar em um link para comprar um produto, ou no link que está na sua bio do Instagram para entrar  em contato. Para saber o quanto da sua audiência realmente fez determinada ação ou conversão, é preciso medir. 

É justamente para isso que serve a taxa de conversão. A partir do seu acompanhamento é possível identificar problemas e ajustá-los, sem precisar aumentar o investimento em marketing. Por exemplo, incluir uma empresa no Google Meu Negócio se tornou essencial durante a pandemia. 

Por meio dele é possível colocar um negócio local no mapa para garantir sua presença digital. Assim, pode ser encontrado por quem está geograficamente próximo. Se uma pizzaria, por exemplo, cria um perfil no Google Meu Negócio e recebe 1000 visitas em um mês, mas, se apenas 100 clicaram no botão “ligar”, isso significa que a taxa de conversão é baixa (10%). 

O que pode estar afetando isso? Pode ser a falta de imagens mais atraentes dos produtos, a falta de informações mais precisas sobre o horário de funcionamento ou, até mesmo, um cardápio incompleto.

3- Fontes de tráfego

Entender como os usuários estão chegando até o seu site é uma métrica superimportante para o seu negócio, pois ajuda a avaliar qual canal de marketing está valendo a pena. Com isso, saberá investir melhor seus recursos. Uma das origens de tráfego que já vimos é o orgânico.

Para conseguir atrair mais visitas orgânicas, você precisa investir nas estratégias de SEO. Outra fonte de tráfego são as redes sociais para atrair mais pessoas ao seu perfil, e a partir de lá elas serem direcionadas para o seu site. Para isso, invista em marketing de conteúdo.

E outra origem dos acessos no seu site é o tráfego pago. Quero chamar a atenção para ele! Nesse período de pandemia, muitas empresas diminuíram seu orçamento com anúncios pagos e, com isso, o leilão diminuiu seu preço, ou seja, ficou mais barato fazer publicidade paga.

Como as pessoas estão usando mais o Google, e o CPL (Custo por Lead) está menor, talvez vale a pena repensar seu investimento nessa área. Mas não se esqueça de acompanhar sempre as métricas para fazer melhorias e, assim, obter bons resultados com tráfego pago.

4- Compartilhamento e salvamento nas redes sociais

Não dá para ignorar o crescimento rápido aos acessos nas redes sociais, não é? Por isso, precisamos destacar duas métricas importantes ligadas a elas: compartilhamento e salvamento de conteúdos nas redes sociais. Elas mostram o quanto o seu conteúdo é realmente valioso, já que não são métricas de vaidade.

E o que garante esse engajamento é a qualidade do conteúdo que pode ser atingida por meio do marketing de conteúdo. Pesquisas mostram que a forma de comprar está mudando, e novos comportamentos na quarentena em relação ao consumo de informações surgiram.

Os consumidores buscam por informações antes de comprar algo. E compartilhar conteúdos que podem ajudá-los em suas dores e dúvidas é uma boa maneira de atrair o interesse para uma venda. Você pode saber como seu conteúdo está performando para atingir esse resultado por meio dessas métricas.

Projetar ações eficientes de marketing para enfrentar a crise causada pela Covid-19 é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, não é? Como vimos, uma das melhores maneiras para isso é olhar as métricas que comprovam os resultados das suas estratégias digitais. 

Por onde começar?

O primeiro passo é fazer uma análise das atuais estratégias da sua empresa. Em seguida, siga as dicas para mensurar os resultados e avaliar o que tem trazido retorno e descarte estratégias que não estão sendo eficientes.

Na hora de avaliar o seu empreendimento é sempre bom contar com a ajuda de um olhar externo, como uma agência de Marketing Digital, por exemplo. Por ter uma visão experiente e ampla, uma agência é capaz de identificar erros e traçar novas estratégias para a sua empresa.

E para finalizar com mais uma boa dica, a agência de marketing digital Inside Digital tem oferecido gratuitamente, durante a pandemia, uma avaliação de SEO e o site empresarial. O objetivo é continuar ajudando empresas a crescerem. Para mais informações, entre em contato.

Texto escrito por Diego Martins, especialista em marketing digital pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e CEO da Inside Digital.

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